Arquivos da categoria: Como armazenar a bebida?

____________________________________________________

Por quanto tempo posso armazenar o chá?

Devidamente embalada e refrigerada, a bebida mantém as suas características por muito tempo. Já li que pessoas guardam por mais de um ano a bebida, conservando todos os seus benefícios. Eu mesmo já estoquei a bebida por três meses na geladeira sem que qualquer alteração fosse percebida no seu sabor. No entanto, é muito importante salientar alguns procedimentos fundamentais para a conservação da bebida independente do período de tempo planejado.

Algumas condições adequadas para a conservação:

  1. Utensílios: Garrafas ou outros vasilhames com tampa bem lacrada ou com rolha. A garrafa pode ser de vidro, cristal ou plástico¹.
  2. Refrigeração: Não é recomendado guardar a bebida em lugares quentes ou com temperatura muito variável, o ideal é mantê-la refrigerada.
  3. Ausência de ar: Por se tratar de um processo de fermentação aeróbica, isso é, que depende do ar, a bebida deve ser mantida o mais lacrada possível e com a menor quantidade possível de ar no interior da garrafa.

Dicas interessantes:

  • Garrafas: pode ser utilizadas garrafas de suco ou de refrigerante, de vidro ou plástico, mas nesse caso é recomendável tentar alguma técnica para retirar o gosto de refrigerante ou suco; as garrafas de água que compramos todos os dias, preferencialmente aquelas de água com gás cuja tampa é normalmente mais firme; garrafas de bebidas diversas com tampa ou rolha.
  • Quantidade de ar: quando você for acondicionar a bebida para que seja estocada, procure colocar o máximo possível de bebida no recipiente, evitando a presença de ar no seu interior, o que vai contribuir para a manutenção do sabor da bebida mesmo depois de alguns meses.
  • Qualidade na limpeza: pense em qualidade na limpeza, isso é, limpe com cuidado as garrafas, deixe secar adequadamente, utilize álcool para limpar o recipiente e a sua tampa se necessário. O importante é ter certeza de que a bebida estará acondicionada num recipiente limpo e sem qualquer perigo de contaminação. Lembre-se, o Kombuchá é uma bebida probiótica, que tem seus mais importantes componentes vivos e que pode sofrer a ação de bactérias e fungos externos, alterando o seu sabor e até mesmo contaminando a bebida o que poderia ser prejudicial a sua saúde. Observação importante: a bebida quando mofada, isso é, quando não está em condições de ser ingerida apresenta características de sabor e cor muito diferentes do normal, portanto uma observação mesmo superficial dessas características é suficiente para determinar se a bebida está fresca ou não. Não use Kombucha se você tem qualquer desconfiança acerca do seu sabor ou aspecto visual.
  • Observe entretanto que: formações de cor marrom escura, transparente ou como pequenas “algas” podem surgir na bebida depois de pronta e estocada ou quando na geladeira em recipiente destampado. Isso é perfeitamente normal e pode ser ingerido ou jogado fora segundo o seu gosto pessoal.

Ao final de um período de repouso muito grande, a bebida mesmo quando bem tampada e acondicionada, pode apresentar leve fermentação e/ou a formação de uma pequena colônia no interior do recipiente no qual se está estocando. Isso é normal e geralmente se deve a entrada de ar no recipiente, o que possibilita que a bebida continue a fermentação.

Abaixo uma foto de uma garrafa do tipo PET contendo a bebida pronta. Não sei como foi engarrafada esse exemplo de bebida mas demonstra um espaço com ar no interior. Também não sei se existe alguma técnica que mantenha a bebida sem fermentação mesmo com ar.

Garrafa

Essa imagem mostra a garrafa PET de conhecida marca de refrigerante (re?)utilizada para o comércio online do Kombucha na África: http://www.cure.co.za/Kombucha.htm

* – ¹ Existem diversos relatos questionando a segurança no uso de garrafas de plástico do tipo PET para conservação de bebidas, mas segundo outros tantos relatos o uso desse tipo de material é bastante seguro. Aos interessados no tema: pesquise por Dioxinas nas garrafas PET.

Temperatura adequada para guardar a bebida

Acredito que a temperatura adequada para manter a bebida saudável não deve ser superior a 30 graus centígrados. Penso que quanto mais frio estiver seja melhor para a bebida, no entanto, não leve isso a extremo: relatos diversos na Internet previnem que congelar a bebida pode eliminar alguns de seus componentes e conseqüentemente alterar o sabor do Kombucha assim como sua composição e o efeito final desejado.

Algumas pessoas costumam guardar suas garrafas lacradas na geladeira, outras guardam em suas adegas, outras ainda guardam no armário da cozinha, a temperatura ambiente. Já guardei na geladeira por mais de 3 meses em uma garrafa fechada e não percebi nenhuma alteração significativa no sabor ou aparência. A bebida naturalmente irá perder o açúcar até um determinado limite e depois se manterá por longo tempo com o mesmo sabor.

É comum uma colônia continuar se formando na bebida já pronta, mesmo depois de retirada a colônia mãe, e mesmo quando mantemos a bebida dentro da geladeira num recipiente destampado ou fechado de forma não hermética. Começa a se formar uma camada fina e incolor, na superfície do chá: isso é perfeitamente comum e você nem precisa retirá-la, podendo inclusive bebê-la junto com o chá. Manter o recipiente no qual se guarda a bebida bem fechado vai minimizar senão impedir tal formação.

Utensílios necessários para armazenar a bebida

O formato e o tamanho dos utensílios utilizados para armazenar a bebida de fato tem pouca importância. Devemos ter em mente que o mais importante realmente é o material do qual é feito o recipiente.

Alguns cuidados básicos:

  • Não utilizar nenhum utensílio de ferro, alumínio, ou outro metal semelhante;
  • Devem ser utilizados, preferencialmente, utensílios de vidro, cristal ou plástico (cerâmica ou barro são utilizados também, mas deve-se ter o cuidado de selecionar um material não-reativo, isso é que não possibilite reações principalmente com os ácidos presentes no Kombucha);
  • Pode parecer óbvio, mas não custa lembrar que os recipientes, os utensílios e as mãos devem estar bem limpos.

Podem ser utilizados diversos tipos de recipientes, por exemplo:

  • Potes de vidro, cristal ou plástico diversos, com tampa não metálica;
  • Garrafas de vidro, cristal ou plástico, com tampa não metálica;
  • Garrafas com rolha, como os vinhos;
  • Na verdade, qualquer recipiente que seja feito desses materiais.

Onde devo armazenar a bebida pronta?

A bebida pronta deve ser armazenada em um recipiente de vidro ou plástico.

Armazenando na geladeira para uso diário:

Se você tiver o objetivo de armazenar a bebida somente para uso diário, não há qualquer problema em se deixar na geladeira, em um recipiente não metálico e de preferência que possa ser fechado – evitando assim que o gosto da bebida se altere por influência de outros alimentos. Recomenda-se esse procedimento para uma quantidade que pode ser consumida em até 1 mês depois de pronto – o chá continua a se fermentar, mesmo na geladeira, e após esse período pode apresentar um leve sabor de vinagre, o que não agrada a todos.

Armazenando por um tempo maior:

Quando temos a intenção de armazenar a bebida para uso posterior ou mesmo para o comércio, devemos tomar certos cuidados. A bebida pronta pode ser guardada por vários meses, se forem observados os procedimentos adequados para o estoque.

Os cuidados básicos para armazenar sua bebida pronta são:

  • o recipiente deve estar totalmente limpo, se possível, esterilizado;
  • não deve ser utilizada tampa de metal;
  • deverá ficar guardado em local que não receba luz direta do sol;
  • é importante que o recipiente esteja bem fechado, principalmente se a bebida for armazenada por mais de um mês – recomenda-se lacrar o recipiente nesse caso;
  • encher completamente o recipiente com a bebida, no intuito de retirar a maior quantidade de ar possível do recipiente;
  • após fechado, o recipiente não deve permitir a saída do gás para evitar que o processo de fermentação continue;

Acondicionada da forma certa, já li que a bebida pode ser guardada por até um ano. Locais mais escuros, sem exposição a luz, principalmente a luz direta do sol, são mais adequados. Acredito que a conservação da bebida por períodos de tempo muito longos necessite de uma técnica mais sofisticada, e que pode ser herdada das técnicas de conservação dos vinhos.

Dica:

  • deixar a bebida maturar em garrafa lacrada por pelo menos 5 dias em temperatura ambiente, aumenta a concentração de gás e a bebida tem o seu sabor acentuado. Após esse período pode-se abrir e voltar a lacrar a garrafa para ser armazenada em local refrigerado.