Arquivos da categoria: Onde armazenar a bebida pronta?

Melhor local para armazenar o Kombucha depois de pronto

Onde devo armazenar a bebida pronta?

A bebida pronta deve ser armazenada em um recipiente de vidro ou plástico.

Armazenando na geladeira para uso diário:

Se você tiver o objetivo de armazenar a bebida somente para uso diário, não há qualquer problema em se deixar na geladeira, em um recipiente não metálico e de preferência que possa ser fechado – evitando assim que o gosto da bebida se altere por influência de outros alimentos. Recomenda-se esse procedimento para uma quantidade que pode ser consumida em até 1 mês depois de pronto – o chá continua a se fermentar, mesmo na geladeira, e após esse período pode apresentar um leve sabor de vinagre, o que não agrada a todos.

Armazenando por um tempo maior:

Quando temos a intenção de armazenar a bebida para uso posterior ou mesmo para o comércio, devemos tomar certos cuidados. A bebida pronta pode ser guardada por vários meses, se forem observados os procedimentos adequados para o estoque.

Os cuidados básicos para armazenar sua bebida pronta são:

  • o recipiente deve estar totalmente limpo, se possível, esterilizado;
  • não deve ser utilizada tampa de metal;
  • deverá ficar guardado em local que não receba luz direta do sol;
  • é importante que o recipiente esteja bem fechado, principalmente se a bebida for armazenada por mais de um mês – recomenda-se lacrar o recipiente nesse caso;
  • encher completamente o recipiente com a bebida, no intuito de retirar a maior quantidade de ar possível do recipiente;
  • após fechado, o recipiente não deve permitir a saída do gás para evitar que o processo de fermentação continue;

Acondicionada da forma certa, já li que a bebida pode ser guardada por até um ano. Locais mais escuros, sem exposição a luz, principalmente a luz direta do sol, são mais adequados. Acredito que a conservação da bebida por períodos de tempo muito longos necessite de uma técnica mais sofisticada, e que pode ser herdada das técnicas de conservação dos vinhos.

Dica:

  • deixar a bebida maturar em garrafa lacrada por pelo menos 5 dias em temperatura ambiente, aumenta a concentração de gás e a bebida tem o seu sabor acentuado. Após esse período pode-se abrir e voltar a lacrar a garrafa para ser armazenada em local refrigerado.