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Quanto Kombucha devo beber e quando?

Achei um relato interessante sobre o uso do Kombucha, que apresenta uma resposta simples a essa questão da quantidade. Lembrando que são sugestões e não indicações de uso. Pessoalmente acredito que as medidas aqui apresentadas sejam adequadas para o início.

“Como todos os suplementos, assim como quaisquer medicação ou gêneros alimentícios, a quantidade de Kombucha necessitada por cada pessoa varia.

Se você tiver uma doença crônica então você deve começar com menos do que as seguintes recomendações mas deve terminar bebendo o máximo que você puder. Para uma pessoa saudável ou alguém que não seja doente crônico, siga estas instruções:

Começando: Quando você começar primeiramente a beber o chá de Kombucha você deverá beber meio copo (100ml mais ou menos) por dia. Você deve beber pela manhã, aproximadamente 15 minutos antes do café da manhã.

Após uma semana: Se tudo for bem, isto é você não tiver sentido nenhum efeito colateral, como ter que ir ao banheiro 4 vezes num dia etc., então é hora de aumentar a dose. Comece a administrar um outro meio copo, a noite, imediatamente depois de sua refeição noturna ou antes de dormir, caso não tenha o habito de jantar.

Após duas semanas: Se tudo estiver indo ainda bem então você pode aumentar seu dosagem outra vez. Tente beber um copo cheio (mais ou menos 150ml) em ambas as vezes.

Após três semanas: Você pode agora adicionar um terceiro copo de Kombucha a sua dieta – beba-o na hora do almoço ou a tarde. No geral, como com todo o suplemento, você deve considerar como seu corpo está reagindo ao chá. Se houver efeitos indesejáveis tentar então reduzir nas quantidades, ou parar;

Você pode perceber, como eu , que você necessita menos de três copos por o dia. Eu conheço também pessoas que bebem um litro por dia! Todo mundo é diferente. Assim, ache a quantidade adequada para você. Quando você começar a beber Kombucha, notará provavelmente que os rins e o intestino se tornam mais ativos. Isto é somente a curto prazo e é normal, não se preocupe. É porque as toxinas estão sendo eliminadas de seu corpo. Beba mais água nesses dias, isto ajudará. Beba mais água! É uma boa idéia beber muita água como uma parte diária de sua dieta, especialmente quando você está fazendo uso de uma substância (Kombucha) que elimina toxinas do seu corpo.

Bebendo água

Recomenda-se geralmente que você beba aproximadamente 2 litros de água por dia. Isso soa muito. Mas, se você pensar a respeito, são somente 4 garrafinhas daquelas de 500 ml comuns que encontramos em qualquer lugar, muito populares. Beba quatro destes cheios de água a cada 24 horas. Você verá que não é tão difícil como parece primeiramente. Não entre em pânico – isso é apenas um ‘ajuste de saúde’.

Quando você começa a beber Kombucha, sua saúde pode parecer ‘regredir’ em vez de melhorar. A doença a qual você sofre pode tornar-se mais aguda. Este é provavelmente somente um ‘ajuste’ e é comum para que o corpo reaja adequadamente. Diminua na quantidade de Kombucha que você está bebendo e aumente um pouco mais lentamente.”

traduzido e adaptado de http://www.kombuchatea.co.uk/how-much-should-i-drink.asp

Quantidade de uso diário

Podemos beber quanto Kombucha quisermos por dia?

A princípio parece que sim! Li que em alguns casos pessoas muito acostumadas chegam a tomar mais de 1 litro e meio de chá por dia! Pensou em mais? Nesse caso é melhor consultar um profissional, pois somente ele poderia lhe informar melhor sobre a sua capacidade de resistir aos componentes do Kombucha. Lembrando que quase nenhum médico ou nutricionista já ouviu falar de Kombucha, aconselho pesquisar melhor as substâncias que compõe a bebida, e levar para o profissional em questão para que possa ser feita uma análise mais precisa.

Algumas ressalvas devem ser feitas para se adequar o consumo às necessidades diárias de cada um. Como é de conhecimento comum, o corpo elimina os suplementos e nutrientes de quaisquer fonte que estejam em quantidade acima do adequado no corpo. Não devemos nos esquecer no entanto que alguns elementos, a exemplo das vitaminas, tem a qualidade de se acumular no corpo, e que em grande concentração podem causar distúrbios diversos.

Posso dizer sobre a minha experiência pessoal:

  • Nas primeiras semanas, normalmente iniciamos ingerindo uma quantidade muito pequena de chá – em média é indicado começar com a ingestão diária de 100 a 150 ml de chá, o que representa meio copo desses de bar (copo americano, 200 ml).
  • Qualquer quantidade acima dessa medida no início pode provocar distúrbios intestinais, leve incontinência urinária, e em alguns raros casos ouvi falar de dores de cabeça e erupções cutâneas. Isso ocorreu porque a pessoa tomou muito logo no início.
  • Depois de uns 3 meses bebendo Kombucha diariamente, aumentei sensivelmente o consumo, por ser um período de calor, para mais de meio litro a um litro de chá por dia, sem perceber qualquer alteração, sem qualquer problema.
  • Durante o período do frio costumo reduzir o consumo, bebendo o chá mais freqüentemente depois das refeições, geralmente um pequeno cálice.
  • Normalmente, quando estou ingerindo uma maior quantidade diária do chá, sinto menos fome, não sei direito qual é a associação entre a fome e o consumo do Kombucha, mas já ocorreu comigo essa redução no apetite.
  • Durante o período de um ano de consumo diário do chá, emagreci 8 quilos, acredito que perdi uma boa proporção de gordura, sendo que não sou obeso. Esse peso retornou em parte depois que o corpo se acostumou ao consumo do chá. É um ponto a ser observado, e discutimos isso melhor em Qualidades – Kombucha e a obesidade.

Beber Kombucha

Bebendo o chá - copão

Resumo do que tem sido divulgado na Internet:

  • Devemos começar o uso do chá com as seguintes medidas: primeira semana, 100 mls por dia; segunda e terceira semana, 150 mls por dia; quarta semana a oitava semana, 200 mls por dia; após a oitava semana até 3 meses pode ser dobrada a quantidade, podendo alcançar 400 mls por dia (2 copos pequenos de boteco); após o terceiro mês pode ser ingerido qualquer quantidade do chá.
  • Acho que as quantidades citadas acima estão adequadas a maioria das pessoas, funcionou bem comigo, exceto em alguns momentos no início nos quais eu ingeri quantidade maior e tive um dos relatados efeitos indesejados.
  • Uma das coisas que devemos aprender quanto a ingestão diária de Kombucha, é que os efeitos são como o próprio cultivo, são lentos mas eficazes.

Não deixe de ler também: Quem não deve beber? no próprio Blog.

Melhores horários para beber o chá

Não encontrei informações que relacionassem o horário consumido com o grau de benefício proporcionado pela bebida. Não existem restrições de horário para o uso da bebida. Tanto ao amanhecer, como no meio do dia, assim como no entardecer, anoitecer ou mesmo na madrugada.

No entanto, alguns pontos devem ser considerados dependendo do quantidade e da forma como está sendo ingerido o chá:

  • Observou-se em alguns casos, principalmente para quem utiliza a bebida mais ácida, caso comum naqueles que tem por objetivo a redução do peso, a utilização no período da noite poderia causar desconforto em função de suas propriedades diuréticas.
  • A desintoxicação se dá de forma mais adequada quando ingerido em conjunto com água, não necessariamente na mesma hora, mas durante o dia, o que para a maioria das pessoas representaria que o melhor horário para ingerir o chá esteja dentro desse horário no qual seja possível se ingerir água.
  • O uso do chá combinado com alguns alimentos, e principalmente quando se está iniciando o uso diário do Kombucha, nas primeiras semanas, pode ocasionar distúrbios intestinais.

Observei, no entanto, alguns horários que me pareceram oportunos para o uso:

  • Após as refeições principais, funciona como agente digestivo.
  • Utilizado pela manha, em jejum, ajuda na limpeza da flora intestinal e melhora o funcionamento das funções intestinais.
  • Durante a tarde, nos dias de calor, bem gelado, acompanhado de muita água é calmante e excelente para o sistema nervoso.
  • No início do dia, causa a melhora da pele, também em função da regulagem do sistemas gastro-intestinal.
  • Funciona como calmante, o que pode ser útil durante o dia. Da mesma forma pode ser ingerido na hora de deitar como leve indutor do sono – para aqueles que não tem problemas com os efeitos diuréticos.
  • Kombucha é uma bebida para ser ingerida a qualquer hora enfim.

Se você deseja saber mais detalhes sobre os benefícios do Kombucha leia os artigos: Kombucha e a obesidade e Benefícios para a saúde.

Copo de chá

Quem não deve beber?

Quem não deve beber Kombucha?

É realmente complexa tal resposta e talvez ainda não respondida satisfatoriamente. No entanto, algumas informações simples e importantes podem apontar contra-indicações para aquelas pessoas que precisam cuidados especiais quanto a sua saúde, e portanto possivelmente não se beneficiariam das qualidades do Kombucha.

Quem pode beber Kombucha?

A maior parte das pessoas podem beber Kombucha sem qualquer problema conhecido, e com benefícios maravilhosos. Assim, é mais fácil tentar definir quem não deve beber ou quem deve ter cuidado ao beber.

Você deve evitar beber o Kombucha?

Estão aqui alguns grupos de pessoas que eu acredito devem considerar com sabedoria e consultar previamente um médico antes de ingerir o Kombucha:

Aqueles com um mal funcionamento do fígado – o Kombucha é um dos melhores desintoxicantes para o corpo. Ele eliminará as toxinas de seu corpo através de seu fígado. Se seu fígado não está funcionando corretamente então pode ser aconselhável beber Kombucha com cautela, nesses casos é aconselhável beber também maior quantidade de água por dia.

Menores de 6 anos – Uma criança possui um organismo novo, crescendo, e pode não suportar a mesma concentração de suplementos e de gêneros alimentícios que um adulto. Kombucha é uma bebida refrescante e saborosa, principalmente se estiver mais doce, menos fermentada. Deve se tomar cuidado entretanto com a dosagem que é dada a criança para evitar distúrbios intestinais. Até 1 ano de idade recomenda-se diluir o Kombucha em água entes de dar, e utilizar uma quantidade inferior a 50 ml por dia.

Mães grávidas e amamentando – acredito que possam consumir Kombucha normalmente, mas por via das dúvidas, não devem consumir Kombucha de forma excessiva, apesar de não ter encontrado nenhum relato conclusivo sobre o assunto. Não encontrei fontes de informação que eu considerasse suficientemente coerentes sobre o consumo no período de amamentação. Algumas poucas fontes que falam da restrição ao uso relacionando o consumo excessivo de nutrientes para a criança em formação – o que a meu ver pode não ter sentido. Acredito que qualquer quantidade excessiva de nutrientes que se consuma seja eliminada, no entanto diversas substâncias passam para o leite materno a exemplo de alguns remédios que por isso são contra-indicados durante os períodos de gestação e amamentação. Não encontrei fontes que relatassem que o Kombucha possui alguma substância que pode ser prejudicial à criança em amamentação.

Crianças acima dos 6 anos – você pode considerar diluir o Kombucha antes de dá-lo a uma criança. Pode ser diluído com água, chá congelado ou com um suco de fruta apropriado tal como a uva. Apesar de que o uso da bebida em seu estado natural não tenha nenhuma contra-indicação explícita em nenhuma fonte pesquisada.

Alcoólatras em recuperação – muitos alcoólatras acham útil beber Kombucha durante seu período da recuperação, o que a meu ver é bastante coerente, porque a sensação de bem estar geral e as qualidades desintoxicantes são desejadas. No entanto, deve-se ter sempre em mente que Kombucha contém uma quantidade pequena de álcool, normalmente menos do que 1% por volume. Alguns alcoólicos em recuperação podem estar sensíveis ao ponto de conseguir “sentir” o álcool presente nessa fermentação o que poderia desencadear o uso de outra bebida com o teor de álcool maior. Portanto é pessoal a relação com o Kombucha durante tal tratamento.

Diabéticos – eu tive testemunhos pessoais de diabéticos que tiveram resultados maravilhosos ao beber Kombucha. Eu diria apenas para ter cuidado. A maioria do açúcar é convertido em outros componentes durante o processo de fermentação, no entanto, alguns cristais de açúcar podem estar presentes no chá pronto. Tenha isto em mente ao preparar sua dieta.

Se você não estiver certo sobre o uso do Kombucha consulte seu médico primeiramente.

Mas considere o seguinte: provavelmente seu médico nunca ouviu falar sobre o Kombucha e seria interessante você levar alguns dados para ele como a sua composição e algumas de suas principais características.

Bebendo o chá 2