Arquivos da categoria: Usos do vinagre

Diversos usos para o vinagre de Kombucha

Lavando o seu cão com Kombucha

Uma das coisas interessantes que eu aprendi sobre o Kombucha é a capacidade do mesmo de tirar aquele “cheiro de cachorro molhado” dos cães. Isso eu confirmei no meu próprio cão.

Beagle comedor de kombucha

Funciona assim:

  1. Banho normal, com shampo neutro se possível, enxaguar bastante.
  2. Com o pelo ainda molhado, aplicar uma quantidade generosa da bebida pronta em todo o animal, cuidando para que a bebida entranhe bem no pelo. Tente evitar que o mesmo se sacuda lançando fora todo Kombucha (sei que é difícil).
  3. Deixe agir por uns 5 a 10 minutos.
  4. Não dê outro banho. Enxague com água somente.

Uma dica é utilizar aquelas fermentações da bebida que ficaram mais ácidas e difíceis de beber. Eu já utilizei o vinagre de Kombucha com resultados excelentes, melhores do que a bebida no nível de acidez normal. Realmente o odor mais forte desapareceu.

Pode-se usar na própria pele ou no cabelo. [Creme para a pele]

Sobre o vinagre de Kombucha

Algumas vezes deixamos a colônia descansar durante um período de tempo superior ao necessário para o preparo da bebida resultando num vinagre. Se isso ocorrer não há nenhum problema porque o vinagre é de excelente qualidade e pode ser utilizado no dia a dia da cozinha. Serve para lavar alimentos, inclusive as próprias colônias, e pode ser utilizado normalmente no preparo de qualquer prato.

Vinagre

O vinagre conserva as excelentes propriedades que o chá possui, e em alguns casos de forma acentuada. Ele pode ser produzido da mesma forma que o chá, somente aumentando o tempo de fermentação para uns 20 ou 30 dias, conforme a temperatura.

Uma das formas de se produzir uma colônia muito grande é deixando um tempo maior, e isso fará com que se produza o vinagre. Esse procedimento pode ser útil – produzir uma colônia bem forte para ser a matriz ou para doação.