Colônia com mofo

Quando fazemos o Kombucha devemos estar atentos a todas as etapas do processo. Por se tratar de um processo de fermentação aeróbico, devemos verificar a qualidade do ar no local onde se encontra o recipiente assim como a presença de focos de mofo. Há raras possibilidades para alguns esporos alcançarem a colônia, ultrapassando o pano utilizado para tapar o recipiente, mas acontece as vezes. Se tivemos o cuidado de adicionar pelo menos 10% da bebida pronta ao chá doce antes de iniciar a fermentação, passa a ser cada vez mais remota a possibilidade da presença de fungos na colônia.

De qualquer forma, identificar uma colônia com a presença de mofo é algo bastante fácil porque o seu aspecto é muito diferente de uma colônia saudável.

Colônias estragadas com mofo:

Colônia com mofo

Mofado

Colônias com formação normal durante a fermentação:

Repare que o aspecto pode se parecer em alguns casos com uma colônia mofada, portanto não confunda. Na maioria das vezes é simplesmente um desenvolvimento irregular da colônia, o que é perfeitamente normal.

Fermentando

Fermentando II

O mofo pode ser bastante prejudicial para a saúde e recomendo em caso de dúvida dispensar totalmente o conteúdo do recipiente. É um risco desnecessário. No caso de ser a sua última colônia, e não tiver como conseguir outra, você pode tentar lavar a colônia com vinagre e retirar as partes – mesmo muito pequenas que se apresentam saudáveis – partindo com uma faca de aço inox e colocá-la num recipiente esterilizado (de preferência de vidro) com chá preto ou verde bem doce. Deixe tampado com papel toalha ou um um pedaço de tecido mais arejado (um pano perfex) num local bem arejado por uns 10 dias. Observe se essa nova formação tem mofo, e em caso positivo tente conseguir outra colônia porque provavelmente essa não está forte o suficiente para impedir a formação dele.

Para mais imagens e mais detalhes sobre a fermentação normal leia também Processo de fermentação

8 comentários sobre “Colônia com mofo

  1. Olá. O meu muito obrigado por esta página que nos dá preciosas informações sobre Kombucha. Mandei vir o cogumelo da Alemanha e agora noto que o filhote que se forma à superfície é muito «fininho» e parece incompleto. Será que estou a fazer algo errado? Será que devo pôr mais açúcar? ou mais chá? Não sei ao certo o que fazer.
    Muito obrigado e parabéns (MR)

  2. Olá, há dois meses estou utilizando o Kombucha e estou adorando. A bebida esta me fazendo muito bem. Porém, dessa ultima vez apareceram vários pontos brancos sobre o filho. Sao pontinhos brancos separados uns dos outros. Estou com dor no coração de jogar tudo fora, porque trouxe este exemplar da Alemanha e nao tenho outro.

  3. Olá Sandra,

    Você pode tentar salvar a cultura restante realizando um teste simples. Retire uma parte (não se preocupe com o tamanho) de qualquer cultura. Lave-a bem com água sem cloro, esfregue bem com a mão (pode esfregar mesmo, a colônia é forte). Se fosse você tentaria diversas culturas. Pode tentar lavar uma delas com vinagre e outra somente com água. Coloque num vidro, de acordo com a receita básica, com o mesmo açúcar. Pode tentar com o dobro do açúcar também. Acredito que o mais importante é observar se alguma dessas culturas se desenvolveu de forma saudável. Daí, recomece.

    Outra forma de conseguir uma colônia é deixar alguma quantidade da bebida pronta descansando por cerca de um mês. Adicione uma boa parte de chá doce a bebida pronta e deixe repousar da forma como está descrito nas receitas, com ar mas tampado com um pano.

    Caso não consiga, pode solicitar uma nova através do fórum indicando o seu Estado. Aproveite para ler também o conteúdo do nosso fórum, tem muitas dicas boas.

  4. Recebi a muda , preparei o chá deixei 15 dias E saiu a muda nova , só que bem fininha.Agora no próximo chá coloco a Colônia mãe E a muda nova?

  5. Bom dia, nessa foto da garrafa, a formação da espuma seria uma nova colônia ou mofo? Isso sempre acontece comigo.
    Grata

  6. Nesse artigo, todas as fotos representam culturas que apresentam problemas. Você deve sempre observar: estamos cultivando uma colônia com um aspecto muito específico quando saudável. Caso a espuma seja mais abundante que a esperada colônia, provavelmente algo está errado com a cultura e pode ser influência de mofo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>