Pedro, já ouvi falar de milhares de usos para as colônias que sobram, mas segundo a sua colocação você considera cruel triturá-las no liquidificador. Quase todos os usos envolvem fragmentar a colônia ou deixá-la secar, o que pode parecer mais cruel ainda. Já vi esse questionamento em outros tópicos, em outros grupos de discussão.
De fato é uma forma de ver, de considerar. Realmente são seres vivos, são delicadas, são fortes, são belas, são úteis, nos fazem bem, porque quereríamos machucá-las, triturá-las, matá-las de sede!?
Mas daí entra outro modo de ver, bem realista, já notado a milênios em
Heráclito de Éfesus: vivemos de morte, morremos de vida. O movimento da organização viva impõe a morte por todos os lados. Morrem milhares de bactérias, células, a todo momento para que um humano se mantenha vivo. Matamos milhares de espécimes para comer. Enorme número de espermatozóides morrem para que somente um ou uns poucos cheguem aos óvulos, é um movimento constante, sazonal, seletivo. Aos olhos de alguns pode parecer excesso de desperdício, excesso de morte, mas serve à organização da vida como a conhecemos. Bem, mas esse é outro assunto.
Alguns usos que eu me lembro:
Brinquedo para animais - deve-se deixar secar até se tornar dura (sólida).
Creme para pele - deve-se bater no liquidificador com outros ingredientes.
Máscara facial - colocada diretamente sobre a pele por 15/20 mins.
Receitas quentes - colocadas em sopas, cozidos.
Receitas frias - colocadas em drinks, saladas.
Alimento para animais - pode ser partida e dada aos animais domésticos.
Existem muitos, tantos que realmente seria interessante criar artigos para o blog detalhando alguns.