Interessante observação sobre o deslocamento da colônia. Não sei o que significa
Dito.
Já havia percebido que ela por vezes desce e se instala no fundo do recipiente no início da fermentação. Também jé percebi isso ocorrer depois de um ou dois dias. Não há uma regra, mas na maioria das vezes a colônia sobe. Isso a meu ver indica que a fermentação está ok. Não sei se a associação esta correta, mas já ocorreu de eu esquecer de colocar açúcar no chá e ela quase não se desenvolveu e ficou no fundo. Ja vi a colônia subir na vertical, mais de uma vez, e "entra" dentro da outra colônia em formação, ficando parecida com um T.
Existem fermentações que eu utilizo 2 colônias ou mais, dependendo do tamanho das mesmas. Nesses casos, geralmente uma só colônia afunda no início da fermentação. Ocorre o mesmo de uma forma diferente: geralmente uma delas empurra a outra para cima, formando um filhote mais homogêneo - não sei se é esse o seu objetivo.
Se for o seu objetivo a formação de uma colônia bastante lisa e homogênea, isso é possível com uma receita muito simples: faça uma porção de
chá-verde (o chá-preto produz colônias mais
coradas) com 50% a mais de açúcar (algo em torno de 150g de açúcar para um litro de chá verde). Você pode fazer um litro ou mais, mas utilize somente 1/2 litro. O restante utilize como comida para as colônias que estão armazenadas na geladeira. Coloque uns 200mls de Kombucha pronto. Coloque numa vasilha no formato que você desejar que fique a colônia.Você pode fermentar essa cultura num recipiente retangular como um aquário, ou redondo como uma bacia de plástico, ou outro. Depois é só deixar em repouso, lugar tranquilo, bem tampada, por uns 20 dias. Fica muito bonita, bem clara e com uma aparência muito saudável.
Mesmo gostando muito de ver uma colônia tão bonita eu não poderia afirmar se é de fato importante, melhor ou pior essa colônia para a fermentação. Já li que o uso dos
resíduos, aquela formação muito grossa que se faz presente no fundo do recipiente principalmente aquele reutilizado sem lavar durante algumas fermentações, acentua a formação das colônias (também é comum essa prática e não há nada de errado, você pode utilizar o mesmo recipiente sem lavar com água fervendo durante algumas vezes, talvez umas 5 ou 10). É um tema para se pesquisar no futuro.
Sobre a grande produção de colônias, deveríamos procurar um laboratório de cosméticos.

Aparentemente os produtos cosméticos com Kombucha em sua fórmula estão bastante populares e tem obtido bons resultados. Será que dá pra fazer um bom dinheiro?

Já fiz foi picar e dar para o meu cachorro comer - deu certo por um bom tempo, mas depois ele enjoou de comer colônias. Eu já joguei fora no lixo dentro de sacos plásticos. Já deixei secar - mas ficou preta e muito feia, não sei se fiz certo. Creme para a pele, depois é jogado fora. Para alívio de queimaduras, depois é jogado fora. Muitas outras...
A solução:Doações!!! Doe as suas colônias!!