Teoricamente é isso. A cor da colônia feita com o chá verde fica mais clara, com um tom branco, como podemos observar, apesar da qualidade ruim da foto, na imagem anexada. Aquela crescida no chá preto apresentou uma cor num tom ocre, champanhe, marrom, não sei definir com precisão o tom, mas está entre o amarelo e o vermelho.
Já bebi um Kombucha feito com a adição de Hibisco, um outro
tipo de chá, mas não me recordo se a colônia ficou colorida. A bebida ficou com a cor característica do hibisco, o que criou um efeito muito bonito. O sabor é excelente e o grau de gaseificação na
segunda fermentação é surpreendentemente alto.
[ Na verdade o nome chá deveria ser usado somente para o chá verde e o chá preto, mas no Brasil temos chá de alfazema, chá de alecrim, chá de limão, chá de alho com gengibre, e por aí vai. Nos supermercados vendem chá de maça, chá de erva doce, dentre muitos outros. Por isso a confusão, mas somente para lembrar, a única planta que realmente tem o nome de chá é a Camellia sinensis, planta utilizada nas receitas clássicas para o preparo do Kombucha, e conhecida como chá branco, verde e preto. ]O hibisco produz uma bebida com uma coloração magenta, roxo ou vinho, realmente não me recordo muito bem. Aqui estão duas imagens dessa planta bem comum no Brasil (pelo menos aqui em Minas Gerais).
O crescimento das colônias é outro assunto, já existem alguns tópicos sobre o assunto no fórum porque é muito comum a colônia se desenvolver de forma irregular. Somente com o tempo nos acostumamos com os recipientes que são utilizados na fermentação, no preparo do chá, com os ingredientes utilizados. Tem pessoas que somente utilizam um tipo de chá, nunca tentaram outra marca. Usam o mesmo açúcar, a mesma água, enfim, não é um processo exato, e para se tentar alguma regularidade, muitos detalhes são importantes. O que ocorre: a água pode conter cloro ou outra substância prejudicial a colônia. O açúcar pode conter quantidades maiores ou menores de componentes que são desagradáveis a colônia. É muito difícil de fato determinar o motivo das colônias se tornarem finas, não se desenvolverem.
Acho que o mais importante aqui é determinar se o sabor final da fermentação ficou agradável, palatável.
A colônia pode produzir um
filhote fino mas o sabor da bebida ficar excelente. Já ocorreu comigo mais de uma vez. Em alguns casos a colônia fica tão fina que eu nem aproveito numa próxima fermentação, dou para o meu cachorro comer (ele adora, hoje mesmo comeu uma).
A força da colônia, a sua qualidade para produzir novos filhotes depende de um monte de fatores, acho que estaremos sempre debatendo sobre algum fator mas de fato
o todo, a prática toda, desde o início até o final do processo de fermentação, tem influência sobre o resultado final, incluindo aí uma variável que realmente muda muito: as condições climáticas. Um dia nublado seguido de um dia de sol quente, depois outro de chuva, com umidade do ar elevada num dia, baixa no outro. Tudo isso influencia no resultado final. Um resultado homogêneo e previsível talvez somente seja conseguido numa estufa climatizada, onde as condições climáticas pudessem ser reproduzidas e mantidas artificialmente durante todo o processo.