Minha preocupação é não ficar sem colônias para uso próprio.
Com o procedimento que utilizo para garantir minhas reservas, acabo conseguindo também boas colônias de doação, para envio por correio.
Uma possível contaminação perdendo as que estão em uso, chegada do tempo frio onde a reprodução fica mais difícil, são alguns dos motivos da preocupação.
A seguir meu procedimento.
Utilizo um vidro, encontrado em supermercado, que vem com café solúvel.
Dimensões > Altura 18 cm. Diâmetro 9 cm de alto a baixo, incluindo a boca. Volume 750 ml.
Preparo um chá mais doce do que o habitual, e coloco pedaços de colônia, aqueles que não são os melhores para uma cultura normal.
Deixo em fermentação, pelos dias que forem necessários até atingir uma sobre-espessura da colônia filha. No mínimo 25 dias. Já cheguei a ter vidro de doação como eu chamo, por 45 dias.
O preparo do chá mais doce citado acima, é devido a esse tempo maior em fermentação, pois sabemos que a colônia se alimenta principalmente do açúcar.
As colônias reproduzidas são ideais para o envio por correio, espessura avantajada, garantindo uma boa reprodução, e diâmetro pequeno o que possibilita uma embalagem menor.