Através da presente pesquisa queremos saber se os associados acham justo pagar para alguém realizar o envio das colônias por correio.
Estamos em outubro de 2009, momento no qual o fórum não possui nenhum doador disponível. E o número de pessoas registradas e pedidos de colônias está só aumentando, enquanto o número de doadores está cada vez menor.
Se todos que receberam doações se dispusessem a doar também isso não estaria ocorrendo. Mas esse já é um outro problema. De qualquer forma não acho justo que um grande número de pessoas se interessem por Kombucha, mas não possam experimentar porque não tem ninguém disposto a parar sua vida pessoal, disponibilizar tempo e esforço para separar, embalar, ir até o correio e enviar.
Que fique bem claro o trabalho envolvido:
1- Criar colônias para doação, ou mesmo manter separadas em potes todas aquelas que sobram em cada fermentação;
2- Receber e responder aos e-mails e mensagens solicitando colônias e combinar o local, os prazos, a conta para depósito do $ do envio, etc;
3- Separar ou comprar todos os materiais e recipientes para o envio: potes lacrados, plástico, caixa, fita, papel, etiqueta, caneta, etc.;
4- Esterilizar os recipientes, lavar tudo muito bem;
5- Fazer o chá doce para servir de alimento para a colônia durante o transporte;
6- Embalar tudo com cuidado e técnica, escrever endereço destinatário e remetente, etc.;
7- Entrar na internet, ligar ou ir até o banco para saber se o $ da entrega por correio foi depositado;
8- Ir até o correio ou contratar motoboy (ou bikeboy) para levar;
9- Comunicar ao destinatário sobre o envio, com os números dos procedimentos do correio;
10- Confirmar entrega da colônia, etc.;
11- Sempre sobra alguma dúvida que a pessoa por preguiça de ler no fórum ou no blog sobre Kombucha não consegue ou não quer entender sobre o preparo, sobre a colônia, etc. e acaba ainda enviando diversos e-mails para o doador perguntando sobre o que fazer com a colônia.
12- Etc... sempre tem mais trabalho...