Mensagens Recentes

Páginas: 1 ... 4 5 6 7 8 [9] 10
81
Assunto: A bebida Kombucha / Re:Quanto que se pode beber por dia?
« Última Mensagem: por Marcus Online 5 de Julho de 2017, 19:18:46 »
Vi uma pessoa preparar e servir o chá como se fosse uma espécie de cerveja ou refrigerante.  Será que diluído, o Kombucha pode ser usado desta forma?  Alguma sugestão de diluição?

Já falamos sobre isso no passado, aqui no fórum. Acho que tem também um artigo sobre o uso de Kombucha por crianças no Blog. Algumas pessoas diluem a bebida para que seja saboreada por crianças e idosos. Na maioria dos casos, podemos usar Kombucha sem diluir. De modo geral, a única coisa que não é muito recomendável fazer é aquecer a bebida porque poderia matar os probióticos da sua composição.
82
Assunto: A bebida Kombucha / Re:Quanto que se pode beber por dia?
« Última Mensagem: por marcelomendesp Online 3 de Julho de 2017, 18:34:35 »
Vi uma pessoa preparar e servir o chá como se fosse uma espécie de cerveja ou refrigerante.  Será que diluído, o Kombucha pode ser usado desta forma?  Alguma sugestão de diluição?
83
Assunto: O preparo do Kombucha / camellia sinensis x Ilex paraguariensis
« Última Mensagem: por Elaine Angelo Online 24 de Junho de 2017, 14:28:23 »
Sou usuária nova do fórum e do kombuchá e o Forum está sendo ótimo para esclarecer minhas dúvidas, mas uma coisa ainda não entendi.
Participo de vários grupos no facebook e no whatsapp e há opiniões contrárias sobre os chás a se utilizar:  alguns dizem que apenas os derivados da camellia sinensis podem ser utilizados, outros falam que utilizam chá mate, de hibisco, entre outros.
Minha pergunta é: existe realmente um chá correto e por que os outros não são indicados (principalmente os que possuem cafeína, como o mate)?
 ::)
84
Assunto: O preparo do Kombucha / Re:Controle da Temperatura no Preparo de Kombucha
« Última Mensagem: por PAULA MOTTA Online 29 de Maio de 2017, 19:34:45 »
Tenho produzido meu kombucha em garrafas de plástico,
porém, já fiz 2 testes com garrafas de vidro e não tenho conseguido o mesmo resultado. Será a temperatura, pressão da tampa? Me ajudem, por favor?!

 
Um cuidado que devemos tomar nas estações frias do ano, é o controle da temperatura, próximo aos vidros onde temos as culturas de Kombucha em desenvolvimento.
Encontramos no Blog, na Receita Clássica do Blog, o texto "O Kombuchá não necessita de luz para fermentar e ocorre bem à temperatura ambiente, entre os 20 e 30 grau centígrados."
Esse valor de referencia, é o encontrado na maioria dos sites que tratam do cultivo do kombucha, e na realidade é uma faixa bem ampla, não apresentando problema para ser seguida, aos moradores das regiões Norte e Nordeste, mas preocupante para os moradores das regiões Central e Sul do Brasil, assim como aos irmãos Portugueses.

Prezado Pedro, sou recém nascido aqui no fórum e ainda não tenho uma muda de Kombuchá. Moro na região centro oeste e me preocupo com a temperatura para o desenvolvimento da colônia, pois aqui onde moro praticamente não tem inverno e a temperatura ambiente na maior parte do ano fica na casa dos 35 graus na sombra. Diante disso, como iniciante neste assunto eu teria que procurar abaixar a temperatura para ficar na casa dos 20 a 30 ou não preciso me preocupar com a temperatura ambiente daqui onde moro? Eu também cultivo o kefir de leite e o iogurte Cáspio e agora estou a procura de uma colônia de Kombuchá pois aqui no Mato Grosso ainda não tem cultivadores de Kombuchá. Desculpe pelo longo texto mas é que me empolguei.
Forte abraço.
85
Assunto: A colônia de Kombucha / Re:colônia prozudindo muita levedura(ou um resíduo cinza escuro)
« Última Mensagem: por Marcus Online 26 de Maio de 2017, 19:56:49 »
Olá alexandrecfb e magamevi,

Nenhum problema! isso é perfeitamente normal. Acredito que você (alexandrefcb) está realizando o que algumas pessoas chamam de cultivo continuado, que de fato é uma forma de cultivo muito comum. Pessoalmente gosto mais de produzir uma cultura com uma ou duas colônias somente.

Seguindo a receita clássica você consegue produzir um Kombucha mais claro e límpido. O sabor final de uma produção contínua é que o grau de acidez tende a se intensificar a cada dia. Depois de um tempo é aconselhável retirar todas as colônias mais antigas deixando somente uma mais nova.

Para publicar imagens no fórum é um pouco chato, você tem que inserir o endereço da imagem já publicada na internet. Clicando com o botão direito sobre a imagem e verificando o endereço. Se a foto for sua, tente publicá-la em algum lugar, talvez uma rede social, e então ela terá um endereço URL.

Sorte!

Marcus Vinicius
86
Assunto: A colônia de Kombucha / Movido: RS / Doação colônia para Porto Alegre
« Última Mensagem: por Marcus Online 26 de Maio de 2017, 19:47:51 »
87
Assunto: A colônia de Kombucha / Re:colônia prozudindo muita levedura(ou um resíduo cinza escuro)
« Última Mensagem: por magamevi Online 24 de Maio de 2017, 13:36:47 »
Olá, a minha está fazendo o mesmo, só que é o meu primeiro preparo. Descobriu o que é? Estou com medo de perdê-la.
88
Assunto: A colônia de Kombucha / Movido: Preciso de uma doação
« Última Mensagem: por Marcus Online 16 de Maio de 2017, 12:35:37 »
89
Assunto: O preparo do Kombucha / Re:Sabores
« Última Mensagem: por nandoasj Online 11 de Maio de 2017, 22:27:44 »
  Bom dia pessoal,

  Sou novo no grupo. E estou na minha primeira fermentação ainda. Já li muita coisa e estou muito empolgado com meu kombucha.
  Eu gostaria de testar algumas receitas de sabores do kombucha. Vocês poderiam descrever quais as suas receitas deram certo e quais  não tiveram bom resultados ?
  Penso em fazer, agora no inicio, 4 sabores: natural, limão com gengibre, uva e maçã.
  Esses dois últimos eu vou usar suco natural sem conservantes. O de limão eu vou seguir a receita quem tem na internet mesmo.
  Já li comentários de pessoas que colocaram o kombucha para fazer a primeira fermentação direto no suco de uva. Como seria isso? Funciona mesmo ?
  Coloque aí sua receita ou comente a respeito dos sabores que eu listei. Muito obrigado !!!

Olá Rafael e amigos do Fórum!
Não tive muita sorte saborizando com limão, não gostei. Adoro gengibre mas também não acertei na Kombucha, além de perceber que ele "tira" o gás (pode isso?).
No início fiz muitas experiências e as que deram mais certo foram as seguintes:
para 1 litro de kombucha:
1) Maçã, Canela e Cravo:  4 colheres de sopa de maçã desidrata para chá; 2 paus de canela de 5cm; 4 cravos da índia.
2) Cúrcuma:  2 colheres de sopa de cúrcuma picada em cubinhos de 1cm. (ps: já misturei gengibre, cenoura e outras coisas mas a cúrcuma pura me agradou mais).
3) Amburana:  3/4 (três quartos) de uma semente de amburana picada em vários pedacinhos.
4) Morango:  2 ou3 morangos médios picados (pode misturar com gengibre e/ou hortelã).
5) Côco e canela:  Esse fiz uma vez só, uma pequena quantidade mas ficou ótimo.

Vamos compartilhar as experiências.
Grande abraço a todos!
90
Assunto: O preparo do Kombucha / Re: Segunda fermentação
« Última Mensagem: por Ednaehbb Online 1 de Maio de 2017, 12:52:53 »
ah e outra coisa: a higienização (de garrafas pet ou qualquer coisa que for utilizar ) pode ser feita com agua sanitaria a 5%,
deve-se limpar a garrafa de residuos, e colocar a solução por alguns minutos e depois enxaguar bem ( a solução pode ser reutilizada para outras garrafas)
Oi sou nova por aqui mas sugiro que a água sanitária seja evitada! Se antes eu a usava para limpar verduras, hoje acho que não é nada saudável! Que tal usar álcool a 70%? Em gastronomia aprendemos que é a melhor forma de higienização de mesas e utensílios. E sempre temos o velho e bom vinagre de álcool que pode ser usado antes do 70%. Saudações!
Páginas: 1 ... 4 5 6 7 8 [9] 10