Autor Tópico: Como adiconar sabor de/ou suco de abacaxi no Kombucha  (Lida 4965 vezes)

Offline ccr88

• Associado
  • *
  • Popularidade: +0/-0
Como adiconar sabor de/ou suco de abacaxi no Kombucha
« Online: 10 de Dezembro de 2014, 17:22:01 »
Boa tarde,
Sou nova aqui e já li as vossas instruções mas continuo em entender algumas coisas:

Comprei uma pamkeca de Kombucha e fiz tal como indicam com o chá e açucar, deixei no escuro por 15 dias agora o que faço? retiro à pamkeca inicial que comprei a uma senhora e as pamkecas que se desenvolveram com a primeira fermentação? o scoby que comprei  tem tempo de vida? por exemplo as futuras fermentações farei com os filhos ou com o que comprei? ou posso fazer com todas? a antiga e as novas, em diferentes frascos de vidro?

Essa é a primeira experiência que faço com Kombucha, agora retiro o liquido para garrafas e posso colocar suco de fruta 100% puro batido no liquidificador e misturar e deixar na geladeira ou em ambiente natura? ou só posso misturar suco depois da segunda fermentação? ou seja depois de deixar o liquido sozinho numa garrafa por 5 dias?

Só posso colocar o suco de abacaxi depois do kombucha estar gasificado?

Obrigado e desculpem mas não estou a entender nada disso e já li imenso.

Carolina
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2014, 17:31:38 por ccr88 »

Offline Marcus

• _________________
  • Administrador
  • Veterano
  • Popularidade: +36/-0
    • Kombucha Blog do Brasil
Re:Como adiconar sabor de/ou suco de abacaxi no Kombucha
« Resposta #1 Online: 30 de Dezembro de 2014, 01:44:55 »
Olá Carolina,

Que bom que você escreveu. Demorei para responder não é? me perdoe.

As colônias se reproduzem em ciclos, considerando um ciclo a execução de uma receita clássica. 15 dias numa época de calor pode ser muito, e provavelmente o seu preparo está com forte sabor de vinagre. Pode-se beber pouco ou utilizar como o vinagre comum.

Assim,  fazer uma bebida bem doce com chá verde ou preto, utilizando açúcar branco, esperar esfriar, inserir a colônia e aguardar a fermentação, pode ser considerado um ciclo. Durante o processo forma-se uma nova colônia na superfície. Ambas estão fortes e podem enfrentar novos ciclos. Quanto mais se utiliza a colônia dessa forma, ela normalmente se torna mais escura e mais fraca para reprodução. O melhor é sempre utilizar o filhote para novas fermentações e deixar os 'pais' guardados como reserva para o caso da colônia se perder num acidente, para doações, para outros fins como arte, por exemplo. Veja os artigos sobre preparo no Blog. Uma busca simples clicando na lupa no alto das páginas te mostrará tudo o que precisa (use uma palavra por vez).

Para saber como armazenar veja os artigos sobre o assunto no Blog > http://www.kombucha.blog.br/artigos/colonia/col_arm/col_arm_onde/

Uma colônia utilizada em várias fermentações pode se enfraquecer e demorar mais para produzir a bebida ou mesmo produzi-la com um sabor ruim.

Lembre-se: Kombucha é um suplemento alimentar probiótico e, portanto, como outros alimentos pode ser misturado com outras bebidas. Fica 100% a seu critério. Faça experiências!

A segunda fermentação é uma forma de aumentar o sabor, de gaseificar mais a bebida, tornando-a mais saborosa e interessante. O uso de frutas durante a segunda fermentação é uma opção. Até o momento só testei o uso moderado, isso é, em pequenas porções para adicionar sabor. Mas pode-se fazer um suco com Kombucha como 'tempero' do mesmo. É um universo muito amplo.
Se você precisa de uma doação de Kombucha, entre na categoria Doações. Leia as mensagens do seu Estado ou País. Caso não encontre nenhuma mensagem ofertando colônias, escreva um novo tópico solicitando uma. Se conseguir, comunique ao fórum em uma nova mensagem.

Fórum Kombucha Blog do Brasil

Re:Como adiconar sabor de/ou suco de abacaxi no Kombucha
« Resposta #1 Online: 30 de Dezembro de 2014, 01:44:55 »