Mensagens Recentes

Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10
1
Assunto: A bebida Kombucha / Re:Gastrite
« Última Mensagem: por kauancavalcante Online Ontem às 14:31:33 »
Olá Nadja!

O kombucha pode ser utilizado por quem possui gastrite, inclusive é até recomendado no tratamento por possuir probióticos que agem regulando nosso organismo nesse sentido. De qualquer forma é preciso se atentar e se informar sobre o consumo consciente e adequado.



2
Assunto: A bebida Kombucha / Gastrite
« Última Mensagem: por Nadja Moreira Online 7 de Dezembro de 2018, 01:33:41 »
O Kombucha é ruim para quem tem gastrite?
3
Ajuda e Suporte / Re:Como adiconar sabor de/ou suco de abacaxi no Kombucha
« Última Mensagem: por JCF- Online 12 de Novembro de 2018, 19:42:33 »
Costumo fazer um chá com o abacaxi. Nem mesmo coloco açúcar, pois eu compro o de polpa amarela que é dulcíssimo. Para cada 200 ml do chá da kombucha, complemento 800 ml de chá do abacaxi. Faço o mesmo com  quase todas as frutas que são difíceis de lavar, como, exemplificando, o morango. Uso também morango amassado com hortelã,macero um pouco, coloco um pouco do chá da kombucha (faço produção contínua), deixo na geladeira e, no dia seguinte, misturo com o restante do chá, faço a coagem e depois envaso. Outros sabores deliciosos são de hibisco com cramberry, abacaxi com menta, melancia, goiaba....
4
Assunto: O preparo do Kombucha / Re:ENGARRAFAMENTO
« Última Mensagem: por MariaGS Online 6 de Novembro de 2018, 14:43:35 »
Pelo o que li em outro post, aparentemente a formação de uma colônia dentro da garrafa ocorre se houver entrada de ar. Mas não sei se seria o caso. Talvez valesse a pena conferir se as garrafas de vidro estão ficando totalmente vedadas. Eu comprei uma vez em uma loja Kombucha em garrafa e não havia formação de uma colônia dentro, então provavelmente é possível engarrafar sem ter a nova colônia. Esta garrafa que comprei ficava armazenada em uma geladeira, então deve ser o caso de depois de engarrafar também refrigarar (provável que ajudasse a retardar o aparecimento da colônia).
5
Assunto: O preparo do Kombucha / Re:Aroma da bebida pronta
« Última Mensagem: por MariaGS Online 6 de Novembro de 2018, 14:34:11 »
Olá, a receita que mais costumo fazer é com suco integral de uva, no entanto deixo 2 dias somente fermentando com o suco de uva fora da geladeira, provavelmente deve ser esta a causa do seu estar ficando com um gosto ruim, pois você está fermentado com 5 dias não é?
Uma das vezes que deixei o kombucha muito muito tempo na geladeira sem tomar, fui experimentar e estava com este gosto de ovo que você falou, mas estava bem suave. Então realmente acho que a causa deste gosto deve ser o tempo prolongado na F2. Aqui eu utilizo garrafas de vidro que não vedam 100%, praticamente não forma gás, mas fica uma delícia e não há perigo de estourar.
6
Assunto: O preparo do Kombucha / Re:Fermentação primária com frutas
« Última Mensagem: por MariaGS Online 6 de Novembro de 2018, 14:19:50 »
Olá, a receita que mais gosto de fazer é com Suco de uva , mas na F2 mesmo. Minhas garrafas de vidro não vedam totalmente, então ocorre de ter entrada de ar. Assim não forma tanto gás, mas fica uma delícia. Como gosto do gosto mais forte, costumo colocar de 15 a 20% de suco.
7
Pesquisas e Enquetes / Re:Pesquisa: Que chá produz o Kombucha mais saboroso?
« Última Mensagem: por adrienne Online 4 de Outubro de 2018, 19:20:28 »
Sou iniciante, e após a leitura de alguns post fiquei ainda mais encantada com o mundo Kombucha. Comecei minha primeira fermentação agora no último dia 30 de setembro, sou tão nova no assunto quanto ao scoby que está se formando. Como não tinha nenhum conhecimento na área, fiz com chá de erva mate. Vejo que terei que mudar para o preto, a vida é assim, é fazendo que se aprende... Ab
8
Assunto: O preparo do Kombucha / Re:Segunda fermentação
« Última Mensagem: por marques Online 21 de Setembro de 2018, 22:48:25 »
Boa noite!! Alguém pode me ajudar: quem já fez segunda fermentação com suco de uva costuma formar um resíduo esbranquiçado sobrenadante (acabou que deixei um espaço vazio grande talvez seja pela fermentação aeróbia)?
 Como saber se é fungo e estraguei a bebida?
9
Assunto: O preparo do Kombucha / O preparo do Kombucha
« Última Mensagem: por Rossana Garofalo Online 14 de Setembro de 2018, 20:35:57 »
Preparei o kombucha com uma chaleira de teflon. E agora?
10
Ajuda e Suporte / Re:Segunda fermentação
« Última Mensagem: por EduKombucha Online 31 de Agosto de 2018, 15:03:41 »
Bom dia Lais

Sou novo nesse mundo do kombucha, mas como sou engenheiro e muito curioso, gosto de pesquisar bastante antes de fazer a pratica. Antes de começar a minha produção fui ver as quantidades certas dos ingredientes, a forma de fazer, os melhores resultados para cada tipo de cha, e assisti muitos videos no youtube (que acredito ter me ajudado muito, após passarei alguns canais que sigo e me ajudaram muito).

Pois bem, meu primeiro grande desafio foi adquirir uma colonia, ia comprar no mercadolivre (mas fiquei imaginando a forma como foi manuseado ou a higiene utilizada para produção, etc) ai comecei a pesquisar como surgiram essas colonias de bactérias.

Fui a fundo e depois de algumas reflexões decidi fazer o meu proprio scoby, comprei um kombucha pronto e com o máximo de materia organica no fundo da garrafa, fiz 2 litros de chá preto (pois é o que contem maior teor de cafeína) e coloquei açúcar demerara (que era o que eu tinha em casa, mas sei que o açúcar cristal é o melhor). Após o cha pronto, adoçado e frio, coloquei em um recipiente de vidro (usei pote de biscoito de 2,5 litros, lavado, esterilizado e sem a tampa) juntei o kombucha comprado e em temperatura ambiente e juntei 2 colheres de vinagre de alcool, cobri a boca do vidro com um papel toalha e prendi com um elastico. Deixei no armario mais isolado que eu tenho e após 30 dias meu scoby estava la grosso e bem saudavel.

Como estava muito empolgado, fui fazer logo um lote. Fiz o chá preto e açucar demerara (ainda tinha quase 1 kilo em casa) e comprei um pote de 3,5 litros com torneira, mas devido a pressa e falta de alguns cuidados acabei cometendo alguns erros. O primeiro foi colocar muito do cha fermentado (cha de arranque ou starter) na primeira fermentação junto com o cha novo e o scoby, o segundo foi esterilizar o pote e após esfriar, limpar o vidro novo com vinagre (o que acabou por acidificar muito antes de iniciar a primeira fermentação) e o terceiro (que acredito ter sido o pior) foi não prestar atenção na quantidade certa de açucar. Pois bem, após os 7 dias de fermentação, provei a bebida durante esse periodo e continuava muito doce, apesar de ter se formado outro scoby bem desenvolvido nesse periodo. Continuei como planejado e fui para a segunda fermentação, e mais erros cometidos. Fiz algumas garrafas com suco concentrado de maçã e gengibre e outras com mel de abelha. Nenhuma das duas garrafas pegou gas, mesmo ficando 5 dias na segunda fermentação, mas o sabor estava bom porem muito doce. Antes de começar um novo processo fui pesquisar o que pude ter feito de errado e me deparei com os erros acima citados. Fiz a proxima fermentação com 100% cha verde e na segunda fermentação usei mel de abelha e suco de usa na segunda fermentação, mais uma vez percebi meus erros anteriores. As garrafas com suco de usa ficaram muito boas, porem muito forte pois usei muito suco de uva concentrado, e as com mel ficaram muito doces e intragaveis.

Voltei para a pesquisa e decidi não fazer mais o cha preto puro, comecei um blend de cha verde e preto na proporção de 70% cha verde e 30% cha preto. Coloquei açucar demerara e cristal na proporção correta (1/2 xicara de açucar para cada 1 litro de cha), hoje se completam 8 dias de fermentação e desde o terceiro dia noto no sabor que o doce ja começa a diminuir e a gaseificação começa a aparecer. Hoje provei e fez uma espuma no topo do copo. Colocarei hoje na segunda fermentação com suco de uva concentrado na proporção de 10% do volume da garrafa. E farei uns com gengibre e outros com cravo e canela. Após colocarei o meu resultado.

Espero que o meu relato possa te ajudar, qualquer duvida me fale, que o que eu puder ajudar estou as ordens.




Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10