Mensagens Recentes

Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10
1
Assunto: O preparo do Kombucha / Re:Segunda fermentação
« Última Mensagem: por brener Online 16 de Junho de 2018, 02:09:32 »
Olá gente!

Com relação à segunda fermentação, já aconteceu comigo algumas vezes de não criar gás na garrafa, mas as colônias não estavam inativas creio, pq na primeira fermentação ela procriou.. procurei no site os possíveis motivos e não encontrei muita coisa neste sentido, se alguém puder ou me esclarecer os possíveis motivos ou indicar onde posso encontrar no site ou no fórum fico muito grato.

Ps: na segunda fermentação devo colocar açucar na bebida que acrescentarei ao chá fermentado?  (sim, não ou não necessariamente?)

Desde já, grato!
2
« Última Mensagem: por Marcus Online 11 de Junho de 2018, 22:30:49 »
Bom dia, Marcus. Depois de quanto tempo a garrafa estufou como vemos na foto? Aqui no Acre, são dois dias pra que ela fique assim. Pergunto porque me parece que devo reduzir o tempo da 2ª fermentação. Depois de 5 dias a PET está absurdamente deformada (me desculpe não ter tirado a foto), e mesmo gelando por algumas horas antes de servir, não foi fácil conter a grande quantidade enorme de gás. A textura e sabor da kombuchá lembraram uma cerveja, até mesmo a espuma dela parecia a de um chopp. Usei polpa de abacaxi nessa segunda fermentação, 20% de polpa e o resto de kombuchá. 
Olá Luz da Natureza, no calor demora uns 3 a 4 dias, no frio até 10 dias. Em média e dependendo do que você colocou para dar sabor. Por exemplo, o melão gera bastante gás. Daí é mais rápido.
3
Assunto: O preparo do Kombucha / Fermentação primária com frutas
« Última Mensagem: por kombuchateste Online 4 de Junho de 2018, 13:54:13 »
Alguém já fez a fermentação primária já com suco de frutas?

Pergunto pois é muito difícil adicionar o suco de frutas na segunda fermentação com segurança, de modo que o produto ganhe sabor sem produzir muito gás, visto que para o produto ganhar sabor precisaria de uma quantidade de suco grande, acima de 5% e essa quantidade já fornece muito açúcar para o produto, fazendo com que na fermentação na garrafa a pressão fique acima de 3 bar, além de perigoso o manuseio de uma embalagem assim o produto fica supercarbonatado.

Penso que a melhor maneira seja fermentar a kombucha já com o suco e depois só realizar o primming com açúcar na quantidade segura.
4
« Última Mensagem: por kombuchateste Online 4 de Junho de 2018, 13:50:08 »
Possuo uma dúvida quanto a segunda fermentação, estou engarrafando em garrafas de cerveja, essas longneck, percebo que nessa segunda fermentação está formando uma nova camada superior de scoby, o que pode estar acontecendo, gostaria que na segunda fermentação não formasse o scoby, apenas gaseificasse.
5
Assunto: A colônia de Kombucha / Manchas na colônia
« Última Mensagem: por darah.arruda Online 2 de Maio de 2018, 13:22:19 »
Bom dia.

Estou fazendo minha primeira fermentação e fui olhar a Kombucha ontem e a "filha" está com umas manchas escuras em cima dela, no entanto a "mãe" não possui as mesmas. Gostaria de saber se isso é normal ou se ela está contaminada e precisarei jogar tudo fora e reiniciar o processo novamente.
OBS: Fiz com chá mate.

6
Assunto: A bebida Kombucha / Kombucha pode causar gases intestinais?
« Última Mensagem: por Pauloofreire Online 26 de Abril de 2018, 14:47:38 »
Olá comunidade, Utilizo a Kombucha a aproximadamente dez meses. Sempre tive problemas de produção de gases intestinais, um dos motivos que me levou a tomar a Kombucha foi a promeça de melhora da microbiota intestinal e consequente melhora no processo digestivo, com benefícios na absorção dos alimentos , redução de gases  etc etc...  Pra ser bastante sincero não percebi mudanças significativas com a utilização regular da Kombucha,  recentemente tive que parar por um perídio de 20  e a minha percepção é que neste período os gases intestinais diminuíram e quando retomei o uso da Kombucha aumentaram significativamente.
Fiquei com uma dúvida porque os sintomas , que eu julgava, deveriam diminuir na realidade aumentaram. Então pergunto alguém mais passou por algo parecido ou tem conhecimento dos efeitos da Kombucha na produção de gases intestinais?
7
Assunto: O preparo do Kombucha / Quando o iscob para de reproduzir filhotes ele morreu?
« Última Mensagem: por Rachel Zacarias Online 15 de Abril de 2018, 01:24:30 »
Prezados

Já faço kombuchá mais de um ano e tem mais de um mês que as minhas colônias ( tenho em vários vidros) não estão dando filhotes! O iscob morreu? O chá está ficando fermentado e a segunda fermentação tb tem dado certo.

Estou receosa, pois doei e a pessoa disse que o dela tb não reproduziu.

Abs
Rachel
8
Ajuda e Suporte / Re:Urgente - Ajuda
« Última Mensagem: por Erika Oliveira Online 2 de Abril de 2018, 18:01:21 »
Olá,
Se eu fosse você, trocava por chá preto ou verde, com açucar branco. Tira da geladeira, a Kombucha é fermentada em ambiente escuro e ventilado.O meu cultivo dentro do armário, e só coloca na geladeira depois de pronto.

Espero ter ajudado. Beijo
9
Assunto: O preparo do Kombucha / Re:Colônias estao ficando fininhas.
« Última Mensagem: por Luz da Natureza Online 24 de Março de 2018, 18:01:02 »
Quando coloco a colonia para descansar depois de cinco dias eu vou olhar e ela ta la fininha.Nem sei mais o que fazer.
Segui a receita igual fala la no site. Fiz tudo que ta escrito e a colonia ainda ta ficando muito fininha,

Alguem pode me ajuda? ja é a terceira vez que acontece e to com medo de morrer a colonia mae.

Também tive problemas semelhantes usando açúcar em excesso. Parece que o excesso de açúcar funciona como conservante, a colônia filha fica fina, irregular, cheia de furos, as vezes até morre e se desmancha. Usando menos açúcar o desenvolvimento é bem melhor.
10
Assunto: O preparo do Kombucha / Re: Segunda fermentação
« Última Mensagem: por Luz da Natureza Online 24 de Março de 2018, 17:58:03 »
Bom dia, Marcus. Depois de quanto tempo a garrafa estufou como vemos na foto? Aqui no Acre, são dois dias pra que ela fique assim. Pergunto porque me parece que devo reduzir o tempo da 2ª fermentação. Depois de 5 dias a PET está absurdamente deformada (me desculpe não ter tirado a foto), e mesmo gelando por algumas horas antes de servir, não foi fácil conter a grande quantidade enorme de gás. A textura e sabor da kombuchá lembraram uma cerveja, até mesmo a espuma dela parecia a de um chopp. Usei polpa de abacaxi nessa segunda fermentação, 20% de polpa e o resto de kombuchá. 

Bem, nesse caso eu realmente me referia a garrafas PET de 2 litros ou mais. Nessas menores, de refrigerante principalmente, você não deve mesmo notar significativa alteração no formato. Mas se reparar e/ou comparar com outra garrafa que você colocou recentemente, notará a diferença.

De fato eu já deixei uma garrafa com PET por uns 2 meses (esquecida) fora da geladeira e a bebida ficou muito ácida, quase virou vinagre. Se não estivesse lacrada, acredito que teria se transformado em vinagre ou até mesmo se estragado. Não sei se o paladar frisante se sustentaria depois de um tempo, afinal essa garrafa ficou com um sabor muito acentuado de vinagre. Para meu gosto, o sabor frisante adquirido até o 10º dia de fermentação é que produziu os melhores resultados. Não experimentei deixar mais tempo.

Anexo estão fotos do fenômeno. A garrafa com o líquido mais claro é chá verde, a outra chá preto. A de chá verde (esquerda) estava com 10 dias e pode-se notar que está inchada e já tem espaço entre a tampa e o líquido mesmo eu tendo enchido até o limite, e a outra com 4 dias. Em ambas se nota a formação de colônias, inclusive com muitas partes já mortas ou quase (pequenos fragmentos em marrom, presentes também durante a primeira fermentação). Repare que eu não me preocupo se a garrafa está totalmente cheia. O resultado: não notei diferença significativa, só que quanto mais ar dentro da garrafa o tempo da segunda fermentação deve ser menor, porque aparentemente se torna ácida mais rapidamente - quanto à gaseificação não notei diferença significativa. Repare como a tampa da garrafa está estufada e a própria garrafa fica lisa de tão inchada.

(tenho um texto pronto para colocar no Blog sobre a segunda fermentação, criei esse texto a mais de 4 meses, mas falta resolver um problema: tem um vídeo demostrando a abertura dessa garrafa de 2 litros e meio, é muito interessante, mas é grande, tenho que tentar conseguir um formato adequado. Assim que estiver no ar vou atualizar esse fórum com o link)
(ATUALIZAÇÃO - 28 Março de 2009 - artigo publicado no blog sob o título Segunda fermentação)
Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10