Fórum Kombucha Blog do Brasil

O Fórum => Ajuda e Suporte => Tópico iniciado por: Rich em 20 de Julho de 2016, 22:50:58

Título: Kombucha com mofo / fungo
Enviado por: Rich em 20 de Julho de 2016, 22:50:58
Olá Pessoal!
Gostaria de saber se há algum risco p/ a saúde em caso de ingestão (acidental) de Kombucha c/ fungo/mofo.
Título: Re:Kombucha com mofo / fungo
Enviado por: Marcus em 29 de Julho de 2016, 12:31:34
Olá Rich,

As perguntas que você fez tem as repostas no próprio fórum. Observe se a sua colônia está com alguma característica diferente. Faça uma busca no site por "mofo", entre na área relativa as colônias, tem muita informação sobre o aspecto desejável da mesma. Temos fotos também, no fórum e no blog. Se tem cheiro forte, ruim, tome cuidado redobrado porque pode ser somente nessa fermentação mas pode ser que o produto tenha se perdido.

Ambos as áreas do site tem busca e índice, muito simples de usar.

Boa sorte!

Marcus
Título: Re:Kombucha com mofo / fungo
Enviado por: Rich em 30 de Julho de 2016, 04:24:38
Olá Marcus;

Obrigado pelo retorno. Já havia pesquisado e tornei a pesquisar novamente, porém sem sucesso quanto a saber do(s) risco(s) que uma colônia c/ mofo pode vir a oferecer a saúde.

http://www.kombucha.blog.br/?s=mofo (http://www.kombucha.blog.br/?s=mofo)

Grato / Richard

Título: Re:Kombucha com mofo / fungo
Enviado por: Marcus em 2 de Agosto de 2016, 12:25:10
Ola Rich,

Estes tipos de mofo que podem aparecer são prejudiciais a saúde. Desconheço a existência de algum mofo benéfico ou que seja neutro. As reações e sintomas ao ingerir Kombucha com mofo acredito que seriam as mesmas de se ingerir qualquer outro alimento com mofo.

Se tiver quaisquer outras dúvidas você pode pesquisar especificamente sobre os possíveis prejuízos a sua saúde que o contato com mofo poderia causar.

Sorte!

Marcus
Título: Re:Kombucha com mofo / fungo
Enviado por: Rich em 9 de Agosto de 2016, 04:38:37
Olá Marcus;

Entendo ser de tamanha imprudência notar tais mofos e não seguir as orientações de descarte ou tratamento do preparo quando estes aparecem, porém penso que o risco de consumo do mesmo seria iminente quando estes ainda não nos são perceptíveis.

Conforme consulta a alguns artigos e estudos estrangeiros, notei que infelizmente os fungos detectados em culturas de kombucha não se classificam como comestíveis, à exemplo dos que são adicionados a alguns tipos queijos (blue cheese) e a outros encontrados em certas bebidas alcoólicas.

Grato / Richard
Título: Re:Kombucha com mofo / fungo
Enviado por: Salomaoss em 25 de Agosto de 2016, 00:22:23
Boa noite pessoal,
Estou feliz em participar deste fórum sobre o kombucha. Ainda estou lendo e aprendendo sobre este produto.  Li a dúvida do Rich sobre as contaminações que por ventura possam ocorrer durante o processo de fabricação/fermentação. Os cuidados com a esterilização dos utensílios, higiene de quem está no preparo e um ambiente limpo e sem muita circulação de ar é primordial, mas infelizmente, somente fazendo uma coleta e cultura de material biológico teremos uma ideia de segurança do produto final. Mas desta forma, o Kombucha perderia de forma significativa sua característica artesanal. Ainda assim, acho que se faz necessário uma leitura sobre contaminações alimentícias e bastante cuidado no processo de fabricação.
Salomão Soares