Fórum Kombucha Blog do Brasil

O Fórum => Ajuda e Suporte => Tópico iniciado por: AngelicaS em 1 de Março de 2017, 05:13:18

Título: Kombucha SEM gas.
Enviado por: AngelicaS em 1 de Março de 2017, 05:13:18
Preparei as 2 fermentacoes exatamente como es indica, esperei 21 dias na primeira fermentacao e 5 dias na segunda e nao produziu gas e ficou com sabor avinagrado. O que deu errado??
Título: Re:Kombucha SEM gas.
Enviado por: Marcus em 1 de Março de 2017, 12:14:16
Olá AngelicaS,

O mais provável é que a colônia tenha se enfraquecido. Se é o primeiro preparo e você recebeu a colônia por correio, você pode ter recebido uma colônia que não se reproduz mais. Aparentemente é muito comum que algumas pessoas que vendem Kombucha no Brasil te enviar colônias muito fracas já para reprodução. Se for o caso, sugiro que peça para alguém uma doação. Porque as chances dessa pessoa ser mais cuidadosa, higiênica e te enviar uma colônia saudável é muito maior.

De qualquer forma, a receita que você segue não é a que sugerimos. Essa receita seria para produzir vinagre. Nem mesmo na neve se utilizam 21 dias na fermentação. Tenho escutado e visto vídeos de pessoas (médicas inclusive) que dizem para manter a colônia fechada por 30 dias e que assim terá Kombucha. Essas pessoas estão consumindo vinagre de Kombucha, que é ótimo para saúde mas é exatamente isso: beber vinagre. A fermentação dessa bebida necessita de ar. É aeróbica. Leia a nossa Receita (http://www.kombucha.blog.br/artigos/preparo/pre_classico/), siga as orientações e tente novamente. Se der certo nos conte. Se a colônia estiver fraca não vai produzir. Tente por último recurso produzir um chá muito doce, mais açúcar do que a receita clássica, rasgue a colônia em pequenos pedaços e deixe descansar por uns 10 dias. Se produzir uma nova colônia a chance de estar boa é grande.

Sorte!

Marcus Vinicius