Mensagens Recentes

Páginas: 1 [2] 3 4 5 6 7 ... 10
11
Assunto: A colônia de Kombucha / Re:Minha colonia estragou? mofo ou ta ressecada?
« Última Mensagem: por Marcus Online 22 de Setembro de 2017, 23:32:35 »
Olá Larissa,

Através da imagem não dá para saber com certeza. Seria interessante tentar produzir outra com a mesma. Tente raspar a superfície dela e tentar refazer o procedimento da Receita Básica.

Sorte!

Marcus
12
Ajuda e Suporte / Re:De açúcar mascavo para o cristal, como fazer a migração?
« Última Mensagem: por katiak Online 11 de Setembro de 2017, 00:26:31 »
Vou contribuir com a minha experiência com vcs... embora eu só tenha adaptado uma das minhas colônias para o mel, acredito que para  mudança de açúcar deve se seguir o mesmo princípio.
A adaptação deve ser gradual... A cada troca vc vai aumentando a dosagem do novo alimento para a Kombucha. A adaptação da minha Kombucha para o "JUN" fiz da seguinte forma: preparei dois chás verdes, um com açúcar cristal (o qual a minha Kombucha já estava acostumada) e outro com 2 colheres bem cheias de mel. Adicionei os dois chás ao vidro, na seguinte proporção:
 1) 90% chá com açúcar 10% chá com mel
 2) 80% chá com açúcar 20% chá com mel
 3) 70% chá com açúcar 30% chá com mel
 4) 60% chá com açúcar 40% chá com mel
 5) 50% chá com açúcar 50% chá com mel
 6) 40% chá com açúcar 60% chá com mel
 7) 30% chá com açúcar 70% chá com mel
 8) 20% chá com açúcar 80% chá com mel
 9) 10% mel com açúcar 90% chá com mel
10) 100% mel
Tempo de fermentação entre cada troca acima descrita: 2 dias - e ao final do processo já pode deixar por 3 dias.
Essa dica de adaptação eu peguei em um site gringo... não me perguntem qual pq já faz tempo e não salvei o link. Dependendo da saúde de sua colônia vc pode pular alguns destes passos, tem que observar... no meu caso eu pulei de 70%-30% para 50%-50% e de 20%-80% para 100% direto. Minha Kombucha se adaptou muito bem.
É normal que uma parte das bactérias morra no processo. A scoby do JUN fica branca e transparente. E o sabor é muito bom sim, mas é mesmo bem diferente! Mas pra ficar bom vc deve deixar fermentar no mel por no máximo 3 dias. E tenha certeza de que está usando mel puro mesmo... tem muito mel de açúcar sendo vendido por aí... eu mesma usei um e a scoby quase morreu. Se fizer com mel natural e seguir os passos acima, isso não acontece! As grandes vantagens do JUN são: sabor diferenciado, uso de uma fonte de açúcar mais saudável, rapidez na fermentação e a alta gaseificação da bebida, já na primeira fermentação! Vc tem um refrigerante em 3 dias, com muito gás! Eu tenho deixado as minhas fermentando por 3 dias e + 1 com a adição do sabor, mas acho que agora no verão vou deixar apenas 2 dias, senão as garrafas vão explodir, hehehe! Para o JUN, minha dica é usar casquinhas de limão siciliano. Fica uma delícia e pega o sabor rapidinho!
Sobre o uso do açúcar mascavo eu acho que o principal problema é a má qualidade de algumas marcas... O açúcar vem com muitas impurezas, e acaba contaminando a Kombucha na adaptação... por isso é importante escolher uma boa marca e fazer a adaptação lentamente. Se vcs visitarem os sites gringos, vão ver que a maioria usa açúcar mascavo ou demerara... e eles fazem bebidas com alto teor de gás... Mas não tem muita técnica aqui, o que tem mesmo é muita experiência e paciência... querer fazer trocas ou adaptações rapidamente pode matar a scoby ou não produzir uma boa fermentação... Outra dica que dou é dar preferência em usar o chá verde em folhas e não o de saquinho... é melhor investir em uma boa marca de chá. Eu posso falar, pois comecei usando o chá verde de saquinho de várias marcas e depois troquei para o chá verde em folhas picadas. A diferença foi gritante! As Kombuchas sorriam para mim quando eu trocava o chá delas, hahaha! ;D Fermentação mais rápida, mais gás e bebida muito mais saborosa! Experimentem fazer esta troca pra ver! Ou usem chá preto importado, com sabores... também é maravilhoso! Infelizmente no Brasil não existe controle de qualidade, a gente toma chá de capim achando que toma chá verde... é real gente! Vale a pena investir num chá de qualidade e os importados normalmente seguem regras mais rigorosas no controle de qualidade no país de origem, por isso eu indico. A gente paga mais caro, é verdade, mas também está mais seguro do que está tomando! E as minhas Kombuchas e JUN aprovaram! Fica a dica aí pra vcs! Se fizerem estas experiências compartilhem aqui os resultados!  ;)
13
Assunto: A colônia de Kombucha / Minha colonia estragou? mofo ou ta ressecada?
« Última Mensagem: por Larissa Online 8 de Setembro de 2017, 07:01:03 »
Passei um mês fora e quando voltei minha colonia estava diferente.



https://ibb.co/gxviKF
14
Assunto: A colônia de Kombucha / Re:Armazenar e levar o Kombucha durante as viagens
« Última Mensagem: por Gilmara Online 4 de Setembro de 2017, 15:39:43 »
Olá, sou nova em criação de colonias de Kombucha! Terminei os 21 dias ontem, mas gostaria de saber se posso congelar a colonia, caso precise viajar?E por quanto tempo? Obrigado e aguardo as respostas.
15
Assunto: A colônia de Kombucha / Colônia de Kombuchá fica só em cima!
« Última Mensagem: por Ribeiro_Diderot Online 2 de Setembro de 2017, 22:01:56 »
Boa tarde a todos,

Gostaria do auxílio de vcs, estou com duas dúvidas...

1- A minha colônia não afunda, fica no topo e não tenho como saber se esta tendo filhos ou não  ::) parece que está engrossando... os "filhos" nasceriam já colados nela?

2- Eu tinha umas garrafinhas de água com gás e ia jogar fora pq não gosto, mas como estava trocando o chá... usei a água de 3 litros usei apenas 1 litro desta água, mas mesmo assim ainda agitei bastante e misturei com o chá quente, mas... no quarto dia começo a experimentar e... estava sem gosto algum do chá verde e azedo d+ esperei mais 2 dias e coletei, coloquei nas garrafinhas com limão e hj faz 24 hs e percebi que as garrafas ainda não estufaram... continuam murchas... posso ter perdido a colônia? ??? :'(

Agora fiz um chá bem forte e caprichei no açúcar pra ver se ela se anima ;D

Na opinião de vcs... o que devo esperar que aconteça?

Obrigado e um abração a todos.

Ribeiro.
16
Assunto: A bebida Kombucha / Re:Teor alcoólicoe direção
« Última Mensagem: por jernestoferraz Online 30 de Agosto de 2017, 09:36:34 »
Blz Marcus , obrigado
17
Ajuda e Suporte / Re:Kombucha com aspecto de clara de ovo é normal?
« Última Mensagem: por Marcus Online 29 de Agosto de 2017, 18:51:12 »
Olá lary.estela,

Existem algumas possibilidades: sua colônia está enfraquecida.

É recomendável fazer novas culturas com colônias novas, mesmo juntas com uma mais antiga e maior.

Colônias ficam mais escuras quando "velhas" e são bem mais claras quando novas. Se está transparente, tente um chá mais doce em pequena quantidade em vasilhame e deixe por uns 15 dias. Se não gerar uma boa e grossa colônia filha, está enfraquecida a matriz e deve ser substituída por uma "filhote".

Sorte!

Marcus Vinicius
18
Assunto: O preparo do Kombucha / Re:Qual garrafa usar para a armazenagem ?
« Última Mensagem: por Marcus Online 29 de Agosto de 2017, 18:45:44 »
Olá gabdsr,

Dê uma boa olhada no Blog, tem quase tudo lá e um índice também http://www.kombucha.blog.br/

Pesquise o termo desejado tanto no blog quanto no fórum. A pesquisa (busca) fica no alto da página.

Garrafa de champagne é a melhor, ou seja, garrafas que suportam pressão. PET também pode ser uma opção, é a mais forte para suportar pressão, mas algumas pessoas não gostam do plástico. Alguns artigos falam sobre isso, algumas garrafas explodem.

Não percebi alterações no sabor da garrafa para a PET. Tempo com a garrafa lacrada depende do seu objetivo. Se for uma bebida bem frisante, maior tempo, se for mais "fresca" menor tempo.

Pesquise e leia bastante, tem muita informação já respondida em outros cantos.

Sorte!

Marcus
19
Assunto: A bebida Kombucha / Re:Teor alcoólicoe direção
« Última Mensagem: por Marcus Online 28 de Agosto de 2017, 22:10:16 »
Olá Ernesto Ferraz,

Acredito que o teor alcoólico é muito pequeno para ser considerada "bebida alcoólica". Acredito também que os índices necessários no sangue é muito pequeno. Somente um profissional da área para te dizer com segurança, mas a meu ver não seria "pego pelo bafômetro". :)

Marcus Vinicius
20
Assunto: A bebida Kombucha / Teor alcoólicoe direção
« Última Mensagem: por jernestoferraz Online 28 de Agosto de 2017, 14:04:56 »
Bom dia, Me chamo Ernesto Ferraz, sou de Recife e estou entrando no mundo do Kombucha. Não sei se coloquei o topico no lugar correto , caso não peço desculpas e que se possível o moderador recolocar no local correto.

Estou com uma duvida, procurei mas não achei aqui no fórum .

Gostaria de saber o teor alcoólico ? se bebendo o kombucha e logo apos pegar o carro, seria pego pelo bafômetro ?  OU teria que tomar uma quantidade considerável para isso ocorrer ?
Páginas: 1 [2] 3 4 5 6 7 ... 10