Mensagens Recentes

Páginas: 1 2 [3] 4 5 6 7 8 ... 10
21
Assunto: O preparo do Kombucha / Re:Qual garrafa usar para a armazenagem ?
« Última Mensagem: por Marcus Online 29 de Agosto de 2017, 18:45:44 »
Olá gabdsr,

Dê uma boa olhada no Blog, tem quase tudo lá e um índice também http://www.kombucha.blog.br/

Pesquise o termo desejado tanto no blog quanto no fórum. A pesquisa (busca) fica no alto da página.

Garrafa de champagne é a melhor, ou seja, garrafas que suportam pressão. PET também pode ser uma opção, é a mais forte para suportar pressão, mas algumas pessoas não gostam do plástico. Alguns artigos falam sobre isso, algumas garrafas explodem.

Não percebi alterações no sabor da garrafa para a PET. Tempo com a garrafa lacrada depende do seu objetivo. Se for uma bebida bem frisante, maior tempo, se for mais "fresca" menor tempo.

Pesquise e leia bastante, tem muita informação já respondida em outros cantos.

Sorte!

Marcus
22
Assunto: A bebida Kombucha / Re:Teor alcoólicoe direção
« Última Mensagem: por Marcus Online 28 de Agosto de 2017, 22:10:16 »
Olá Ernesto Ferraz,

Acredito que o teor alcoólico é muito pequeno para ser considerada "bebida alcoólica". Acredito também que os índices necessários no sangue é muito pequeno. Somente um profissional da área para te dizer com segurança, mas a meu ver não seria "pego pelo bafômetro". :)

Marcus Vinicius
23
Assunto: A bebida Kombucha / Teor alcoólicoe direção
« Última Mensagem: por jernestoferraz Online 28 de Agosto de 2017, 14:04:56 »
Bom dia, Me chamo Ernesto Ferraz, sou de Recife e estou entrando no mundo do Kombucha. Não sei se coloquei o topico no lugar correto , caso não peço desculpas e que se possível o moderador recolocar no local correto.

Estou com uma duvida, procurei mas não achei aqui no fórum .

Gostaria de saber o teor alcoólico ? se bebendo o kombucha e logo apos pegar o carro, seria pego pelo bafômetro ?  OU teria que tomar uma quantidade considerável para isso ocorrer ?
24
Ajuda e Suporte / Kombucha com aspecto de clara de ovo é normal?
« Última Mensagem: por lary.estela Online 23 de Agosto de 2017, 18:45:59 »
Boa tarde,

Ja fiz as fermentações por diversas vezes... mas nao sei o que aconteceu pois as ultimas 3 vezes a fermentação fica como resultado final parecendo clara de ovo!

O que pode ser?
Como recuperar?
É normal?

Nao modifiquei nada, continuo fazendo o mesmo chá e utilizando mesmo açúcar!

Fico no aguardo de resposta com urgência, muito obrigado.  :'(
25
Assunto: O preparo do Kombucha / Qual garrafa usar para a armazenagem ?
« Última Mensagem: por gabdsr Online 23 de Agosto de 2017, 01:36:16 »
Olá pessoal, sou novo aqui no fórum e ainda estou no processo da primeira fermentação, a ansiedade para ver o resultado é maior a cada haha. Tenho lido bastante a respeito dos diferentes modos de preparo e também de cuidados com a colônia, mas uma coisa vem me deixando intrigado: como vocês fazem a armazenagem do kombucha depois da segunda fermentação ? Quanto tempo ele pode ficar na garrafa sem abrir a embalagem, e depois de aberta a embalagem ?  Qual é o tipo de garrafa preferida para a embalagem ? Plástico, vidro ou vidro âmbar ? O gosto muda em cada uma delas, o âmbar preserva por mais tempo os princípios ativos do kombucha ?

PS: vi que tem uma publicação que fala da segunda fermentação, mas a preocupação lá me parece mais sobre as questões de segurança e de gaseificação. Criei um novo post, pois achei que este não caberia la.
26
Assunto: O preparo do Kombucha / Re:Segunda fermentação
« Última Mensagem: por Ribeiro_Diderot Online 20 de Agosto de 2017, 03:59:57 »
 :P
27
Assunto: O preparo do Kombucha / Re: Aroma da bebida pronta
« Última Mensagem: por adriana-marins Online 16 de Agosto de 2017, 05:00:02 »

Olá miguelsvieira,

Notei o mesmo odor de ovo podre na segunda fermentação de Kombucha de suco de uva integral. Em dois frascos diferentes. Tudo esterilizado e lavado. Desconfio que seja alguma reação com o suco de uva, mas ainda não analisei precisamente. Vou pesquisar e avaliar as reações químicas e vou ver se encontro a resposta.

O curioso é que em outras produções usei outras frutas e em nenhum caso ocorreu o odor de ovo, apenas odor avinagrado.

Na próxima produção vou fazer um teste com uva e frutas diferentes para avaliar se é uma reação da fruta ou do lote produzido.

Se puder responder se o seu foi feito com uva na 2F, se ocorreu isso com outras frutas?


28
Assunto: O preparo do Kombucha / Re:Uso do melaço / melado de cana
« Última Mensagem: por Marcus Online 25 de Julho de 2017, 21:21:45 »
Olá elielfj,

Pessoalmente já tentei diversos açúcares mas nunca o melado da cana. Muito interessante a sua questão. Você vai tentar? Acho que seria interessante tentar fazer a receita clássica substituindo o açúcar refinado por melado de cana. O mais próximo que já fiz foi com a rapadura ou açúcar mascavo. Mas pessoalmente gosto mais do sabor quando é produzido com açúcar demerara ou do refinado mesmo.

No momento não estou produzindo mas espero que alguém possa fazer.

Sorte pra nós!

Marcus Vinicius

29
Assunto: O preparo do Kombucha / Re: Segunda fermentação
« Última Mensagem: por elielfj Online 25 de Julho de 2017, 06:24:00 »
Ola,sou novo aqui ...mas acho interessante interromper a segunda fermentação ,aquecendo as garrafas a 65°c por 5 min e interrompendo a fermentação.Permanece a gaseificação e tal...como nas cervejas artesanais...

Nunca lí sobre a produção de cervejas artesanais, mas fiquei imaginando (não havia lido na semelhante quando se refere a Kombuchas) que deve ser este processo que as pessoas que comercializam as kombuchas no Br fora dele utilizam. Não consigo imaginar outra forma para permitir que ela seja engarrafada e seja transportada sem riscos de explosão, entre vários estados, e às vezes até países (aqui em Campo Grande mesmo tem um empório que vende kombuchas brazucas e gringas).

Do ponto de vista comercial é uma sacada e tanto. Já do ponto de vista da bebida em si, tenho minhas dúvidas. Uma das maravilhas da kombucha é que ela permanece viva quase indefinidamente (a não ser que seja colonizada por algum fungo ou bactéria, o que não  é tão comum assim). Então mesmo que a bebida tenha se transformado em vinagre, é só reiniciar o processo e você tem uma kombucha novinha em folha (sabor, aroma, gás...), o que deixaria de ocorrer com esse tratamento.

Mas pensando do ponto de vista de quem tenha intenção de comercializar a bebida por ser mesmo interessante. Alguém por aqui já experimentou? Alguma sugestão, cuidado, recomendação?
30
Assunto: O preparo do Kombucha / Re:Segunda fermentação
« Última Mensagem: por elielfj Online 25 de Julho de 2017, 06:11:21 »
Olá pessoal

Usei vidro para as segundas fermentações até que a primeira garrafa explodiu. E tinha colocado para cabonatar em menos de 30 minutos. Tinha usado o cajá manga, que produz bastante gás. Desde então só uso PET para segunda fermentação.

Em relação à produção de gás na segunda fermentação, o que observo é que depende muito da quantidade de açúcar que possui a fruta (ou outro material usando para saborizar). Um caso comum, nas experiências que faço, é usando jaca, cajá manga, hibisco, maracujá, cada vez que abro a produção de gás continua quase sem alteração. Posso abrir a garrafa várias vezes ao dia e em todas elas vai ter bastante gás. Em alguns até em menos de 30 minutos já está cheia de gás novamente.

Destas aí, uma até agora impressionante, é a produção de gás obtida com a saborização com jaca. Quase sempre parte da kombucha é perdida pois a pressão interna é muito grande. Cajá manga é parecido, mas não tão intenso.
Páginas: 1 2 [3] 4 5 6 7 8 ... 10