Mensagens Recentes

Páginas: 1 2 3 [4] 5 6 7 8 9 10
31
Assunto: O preparo do Kombucha / Re:Ganhei uma muda de kombucha, como preparar?
« Última Mensagem: por Marcus Online 20 de Julho de 2017, 12:58:39 »
Olá Luciah,

Dê uma olhada em: Receita Kombucha

Sorte!

Marcus
32
Assunto: O preparo do Kombucha / Re:camellia sinensis x Ilex paraguariensis
« Última Mensagem: por Marcus Online 20 de Julho de 2017, 12:56:53 »
Olá Elaine Angelo,

Dê uma olhada aqui:

Link para o artigo
33
Ajuda e Suporte / Re:De açúcar mascavo para o cristal, como fazer a migração?
« Última Mensagem: por Penaforte51 Online 20 de Julho de 2017, 08:25:50 »
Bom dia!

Não obtive sucesso na operação. Tomei todos os cuidados, mas parece que a mudança foi muito brusca para a colônia. Com uma semana - deixei mais tempo porque a temperatura está mais baixa aqui pelo Recife - surgiram fungos na superfície - do tipo manchas brancas - e preferi descartar. O odor não era ácido ou desagradável, mas não quis arriscar. Como ainda tenho parte de uma colônia que ficou no mascavo, vou tentar a migração para o açúcar refinado com chá verde.
34
Ajuda e Suporte / Movido: Procuro doador de kombucha em sp zona Sul
« Última Mensagem: por Marcus Online 19 de Julho de 2017, 12:20:46 »
35
Ajuda e Suporte / Re:De açúcar mascavo para o cristal, como fazer a migração?
« Última Mensagem: por Marcus Online 19 de Julho de 2017, 12:20:05 »
Olá, bom dia Penaforte51,

Acredito que não tenha nenhum procedimento diferente. Já fiz esses testes também, é muito importante para identificar o real comportamento da colônia na presença dos diversos tipos de açúcares disponíveis no mercado.

O que acontece com os açúcares? por Kombucha ser considerado um produto "naturébas" algumas pessoas acham que a colônia de Kombucha também gostaria mais de fontes de açúcares mais "puras", menos manipuladas, industrializadas ou contaminadas. Bem, vamos ver que não é bem assim. Afinal queremos colônias com aspecto forte e saudável, produzindo o resultado da transformação dos açúcares em um grupo de substâncias. Grosso modo, a colônia se alimenta do açúcar porque são do grupo saccharomyces, isso é são algo como "fungos do açúcar", e o resultado dessa alimentação é Kombucha.

Os meus resultados foram baseados num conceito de "ciclos de produção" ou seja, a capacidade de cada colônia nova de gerar novas filhas.

Mel: péssimo, matou a colônia muito rápido e o sabor é horrível! nada a ver com Kombucha, isso é outra coisa mas não Kombucha.
Mascavo: resultado ruim, colônia se enfraquece em poucas produções. Sabor "sonso".
Demerada: melhor um pouco mas também gera poucos ciclos de produção.
Cristal: melhor um pouco mas ainda não é o ideal para a colônia. Repetindo: para a colônia.
Refinado: o melhor açúcar para a reprodução da colônia. É ruim, detestável, impensável? pra quem? pra nós ou para a colônia?

E o sabor? da mesma forma, a partir do Demerara para baixo, o sabor fica melhor. Com mel e mascavo é semelhante a café com açúcar, mel ou mascavo. Algumas pessoas gostam e se acostumam com o sabor. Cabe lembrar aqui que adoçantes e "sem açúcar" não é uma opção para produção.

Sobre os resíduos dos diversos tipos de açúcares na bebida final, algumas pessoas dizem que são totalmente ou quase totalmente transformadas em outras substâncias. Mas, de fato, não tenho informações mais precisas por exemplo sobre o que ocorre com as substâncias químicas usadas no refinamento e clareamento do açúcar refinado.

Bem, aparentemente, quando a colônia encontra os açúcares de diversos tipos ele tenta quebrar os mesmos e as reações finais produzem sabores específicos assim como o comportamento da colônia específico. Em alguns casos fortalece e cresce em outros enfraquece e para de produzir.

Compartilhe conosco os resultados!

Sorte!

Marcus Vinicius
36
Ajuda e Suporte / De açúcar mascavo para o cristal, como fazer a migração?
« Última Mensagem: por Penaforte51 Online 16 de Julho de 2017, 14:15:54 »
Bom dia!

Ganhei há uma semana uma colônia em que um amigo usava apenas açúcar mascavo e demerara, em proporções iguais, sem o chá. Pretendo testar outros açúcares e chás, compartilhando aqui no fórum. Para começar, quero passar parte da colônia para uma solução com o chá de hibisco e açúcar cristal. Quais os cuidados para sem bem-sucedido nessa troca? Obrigado e parabéns pelo espaço. É importante que quem puder colabore.
37
Assunto: O preparo do Kombucha / Ganhei uma muda de kombucha, como preparar?
« Última Mensagem: por Luciah Online 6 de Julho de 2017, 13:52:54 »
Sou adepta de produtos naturais e por isso ganhei uma muda de kombucha , li um pouco sobre e fiquei muito interessada em usar, gostaria de dicas de como fazer o primeiro preparo,como deixar gostoso para que as crianças queiram tomar e como manter viva a muda?
alguém pode me ajudar?
38
Assunto: A bebida Kombucha / Re:Quanto que se pode beber por dia?
« Última Mensagem: por Marcus Online 5 de Julho de 2017, 19:18:46 »
Vi uma pessoa preparar e servir o chá como se fosse uma espécie de cerveja ou refrigerante.  Será que diluído, o Kombucha pode ser usado desta forma?  Alguma sugestão de diluição?

Já falamos sobre isso no passado, aqui no fórum. Acho que tem também um artigo sobre o uso de Kombucha por crianças no Blog. Algumas pessoas diluem a bebida para que seja saboreada por crianças e idosos. Na maioria dos casos, podemos usar Kombucha sem diluir. De modo geral, a única coisa que não é muito recomendável fazer é aquecer a bebida porque poderia matar os probióticos da sua composição.
39
Assunto: A bebida Kombucha / Re:Quanto que se pode beber por dia?
« Última Mensagem: por marcelomendesp Online 3 de Julho de 2017, 18:34:35 »
Vi uma pessoa preparar e servir o chá como se fosse uma espécie de cerveja ou refrigerante.  Será que diluído, o Kombucha pode ser usado desta forma?  Alguma sugestão de diluição?
40
Assunto: O preparo do Kombucha / camellia sinensis x Ilex paraguariensis
« Última Mensagem: por Elaine Angelo Online 24 de Junho de 2017, 14:28:23 »
Sou usuária nova do fórum e do kombuchá e o Forum está sendo ótimo para esclarecer minhas dúvidas, mas uma coisa ainda não entendi.
Participo de vários grupos no facebook e no whatsapp e há opiniões contrárias sobre os chás a se utilizar:  alguns dizem que apenas os derivados da camellia sinensis podem ser utilizados, outros falam que utilizam chá mate, de hibisco, entre outros.
Minha pergunta é: existe realmente um chá correto e por que os outros não são indicados (principalmente os que possuem cafeína, como o mate)?
 ::)
Páginas: 1 2 3 [4] 5 6 7 8 9 10