Fórum Kombucha Blog do Brasil

Kombucha - debates => Assunto: A bebida Kombucha => Tópico iniciado por: Marcus em 2 de Março de 2009, 18:27:29

Título: Kombucha aumenta a temperatura do corpo? Aumenta o metabolismo?
Enviado por: Marcus em 2 de Março de 2009, 18:27:29
Algumas pessoas tem me perguntado se o Kombucha exerce alguma influência sobre o metabolismo do nosso corpo, se a temperatura do corpo aumenta, se produz sudorese.

Já li sobre o aumento do metabolismo. Dizem que se torna mais ativo quando estamos consumindo diariamente Kombucha.

Pessoalmente percebo um pequeno aumento da temperatura corporal as vezes. Não sei se o fenômeno é comum, e acho que é uma excelente oportunidade, num fórum, para se descobrir por opiniões diversas se assim ocorre também com outras pessoas.

Recentemente buscando dados sobre o Kombucha na Internet encontrei alguns vídeos muito interessantes de uma "professora de Kombucha", chamada Hannah Crum. Ela fala que o Kombucha aumenta a temperatura corporal, aumenta o metabolismo.

Nesse vídeo (Fruit Flavoring for Kombucha Tea (http://www.expertvillage.com/video/21818_kombucha-tea-fruit.htm)) ela se refere ao uso de frutas frescas para adicionar um novo sabor ao Kombucha. Mas também cita algo que aqui cabe. Ela diz que: no inverno, quando nossas extremidades como mãos e pés ficam normalmente mais frios, ela percebe que ao consumir Kombucha sua temperatura corporal aumenta.  O conteúdo é totalmente em inglês.

Hannah Crum has a workshop where she teaches how to make Kombucha, a drink from a mushroom for medicinal healing.
Hannah Crum realiza oficinas nas quais ensina como fazer Kombucha, uma bebida que vem de um cogumelo medicinal.

Assisti aos vídeos e achei bom o conteúdo. A professora tem uns comentários bem criativos e engraçados, me pareceu uma pessoa muito estimulada. Em alguns momentos fica difícil distinguir se ela está falando sério ou não...  ;)

Observação: Hannah fala em 'cogumelo'. Apesar de algumas fontes citarem que em algumas localidades o Kombucha é conhecido como cogumelo, de fato ele não é um cogumelo.

O endereço no qual se encontram os vídeos é o seguinte:
http://www.expertvillage.com/expert/268.htm


Alguém percebe esse aumento da temperatura? no verão, no inverno?
Título: Re: Kombucha aumenta a temperatura do corpo? Aumenta o metabolismo?
Enviado por: Pedro em 29 de Março de 2009, 01:28:39

Algumas pessoas tem me perguntado se o Kombucha exerce alguma influência sobre o metabolismo do nosso corpo. Se a temperatura do corpo aumenta, se produz sudorese.
Já li sobre o aumento do metabolismo. Dizem que se torna mais ativo quando estamos consumindo diariamente Kombucha....
....encontrei alguns vídeos....de uma "professora de Kombucha"....Ela fala que o Kombucha aumenta a temperatura corporal, aumenta o metabolismo....
Alguém percebe esse aumento da temperatura? no verão, no inverno?

Eu não sei se esses dois aspectos estão relacionados entre si. Devido a isso, gostaria de separar em dois > Variação de temperatura e Aumento do Metabolismo.
Variação de Temperatura:
Meu organismo é normalmente quente, minhas mãos estão sempre muito quentes, transpiro muito, tenho dificuldade no verão, é uma epoca sofrida para mim. Isso foi sempre assim, desde adolescente, portanto não observo queda de temperatura ao longo do ano.
Aumento do Metabolismo:
Não entendi muito bem essa palavra. Em pesquisa ao dicionário Michaelis, encontrei a definição abaixo, referente à palavra Metabolismo:
Conjunto dos processos físicos e químicos pelos quais se mantém a vida no organismo. 
Conjunto de trocas energéticas necessárias para as funções essenciais da vida (respiração, pulsação cardíaca etc.)

Para poder opinar sem derivar do sentido desejado na questão original (Aumenta o metabolismo), pergunto se o que se espera é falarmos dos Beneficios do Kombucha.
Se for, eu sou um grande beneficiado do Kombucha. E tenho bastante a descrever.
Título: Re: Kombucha aumenta a temperatura do corpo? Aumenta o metabolismo?
Enviado por: Marcus em 1 de Abril de 2009, 21:22:58
Normalmente estudamos metabolismo na escola, em Biologia. Aprofundamo-nos depois, em Bioquímica. Quando falamos de ATP (trifosfato de adenosina), produção de energia, queima de calorias, síntese de nutrientes, crescimento celular, digestão e respiração estamos nos referindo a processos envolvidos no metabolismo corporal e que envolvem metabolismos específicos. Portanto, a própria referência ao termo evoca mais de um sentido, incluindo os sistemas metabólicos encadeados, as vias metabólicas.

Metabolismo é também uma medida. Pode ser entendida basicamente como a quantidade de energia necessária para a sustentação da vida pela transformação, pelas trocas. Assim como você (Pedro) citou do verbete no Michaelis. Organismos vivos se organizam sob/sobre funções metabólicas bem definidas. O processo digestivo é o nome que damos a uma forma, talvez um nível, de metabolismo, nesse caso dos alimentos. O metabolismo celular é uma forma de metabolismo, mais localizada, mas ocorre simultaneamente ao processo digestivo. São sistemas metabólicos. Um conjunto em cadeia de reações químicas, termodinâmicas e elétricas mantêm a regulagem do organismo. A esse conjunto damos o nome de metabolismo às vezes.

Bem, não vamos aqui determinar com precisão extrema o sentido desse termo, somente um conceito mais simples nos servirá. Vejamos a imagem. Metabolizar é essencialmente transformar, mudar. Um bom exemplo é a cultura do Kombucha, que é composta em grande quantidade por Schizosaccharomyces Pombe, leveduras que metabolizam o açúcar, acetobactérias, gluconobactérias, dentre outras que metabolizam os ingredientes do chá doce durante a fermentação.

Bem, me permita em primeiro lugar, unir novamente dois aspectos do mesmo tema que são essencialmente co-dependentes: metabolismo e temperatura. O metabolismo utiliza energia, calor, logo aumenta a temperatura corporal. Se outros sistemas impedem essa percepção ou mesmo se outros sistemas impedem esse aumento já é outra questão. Mas a princípio me parece uma exigência: aumento do trabalho, aumento da temperatura.

Grande número de citações relatam o uso de Kombucha em regiões muito frias como a Sibéira, Rússia, Alemanha, EUA, dentre outras. Algumas regiões usam Kombucha a centenas de anos, em condições bastante adversas e sem os recursos tecnológicos possíveis atualmente. É interessante que em alguns casos ele seja mesmo utilizado para "aquecer". Imagino que esses povos tinham alguma dificuldade para adquirir açúcar refinado no hipermercado mais próximo de suas casas. E que portanto o uso de outras fontes energéticas para os "bichinhos do açúcar" se fez necessária, e não consigo imaginar o efeito dessas fontes sobre o resultado final, a bebida Kombucha. Mas enfim, é fato que é bastante citado a sua utilização com o intuito de aquecer o corpo, notadamente mãos e pés (uma busca por esses dados é possível, principalmente em inglês, nos sites buscadores conhecidos).

Sobre os benefícios do aumento do metabolismo

Conheço bastante dos benefícios do aumento do metabolismo corporal através do esporte. Pratico musculação desde adolescente. A prática de musculação é reconhecida pelo aumento do metabolismo, e seus efeitos podem ser percebidos por muitas horas, mesmo dias, após a prática. Um dos principais objetivos da musculação sempre foi a microfibrilação que ocorre no interior dos músculos e que mantêm a atividade constante nesses, no processo de sua recuperação. Simplificando: temos que machucar o músculo por dentro para que durante o processo de recuperação, o corpo se adapte e construa um músculo mais forte, mais apto ao trabalho. O resultado é o aumento significativo do metabolismo por um período muito superior ao que ocorre nos exercícios aeróbicos (o que pode ser muito melhor por exemplo para quem quer diminuir a taxa da gordura corporal). Os praticantes costumam relatar a percepção do seu corpo quente, às vezes até transpirando, mesmo depois de algumas horas da prática. Esse aumento de metabolismo é responsável por grande parte dos reais benefícios desse esporte.

Bem, o meu intuito ao fazer essa observação foi o de situar o aumento de metabolismo em um contexto social bastante comum e estudado.

Normalmente esse índice metabólico tende a se reduzir com a idade. Como avaliar a velocidade do metabolismo? Os americanos criaram o índice RMR (Resting Metabolic Rate), calculado em poucas clínicas especializadas pela quantidade de oxigênio e dióxido de carbono consumidos durante o estado de repouso. No Brasil, estes testes não estão disponíveis em clínicas, segundo a Abeso. Mas há exames como o de taxas de hormônios da tireóide e avaliações da massa corporal, de hábitos alimentares, de dificuldades para a perda de peso e cansaço excessivo que podem fornecer estimativas da velocidade do metabolismo.

O que podemos perceber com os diversos testemunhos é que Kombucha aumenta o metabolismo, da mesma forma que o esporte, e apresenta semelhantes benefícios.