Fórum Kombucha Blog do Brasil

Kombucha - debates => Assunto: A bebida Kombucha => Tópico iniciado por: Cristina Correa em 11 de Maio de 2009, 19:38:51

Título: uso do Kombuchá
Enviado por: Cristina Correa em 11 de Maio de 2009, 19:38:51
Gostaria de ter informações sobre o uso do Kombuchá por pessoas idosas, há alguma restrição?
Título: Re: uso do Kombuchá
Enviado por: Soares em 12 de Maio de 2009, 12:48:18
Eu acho que nao temn nada a ver pode tomar sim sem problema.Conheço uma senhora de mais de setenta, acho que 75 anos e ela toma sempre e gosta muito.
Eu esto na meia idade e nem por isso. tambem tomo todo dia sem problema :)
Título: Re: uso do Kombuchá
Enviado por: Pedro em 12 de Maio de 2009, 15:12:35
Este é um assunto delicado. Meus pais são octagenários, e moram sozinhos por teimosia, já insisti para virem morar conosco, não querem. Eles me pedem para que eu faça o Kombucha para eles.
Não faço, e vou dizer meus motivos.

1º A maioria dos idosos se auto-medíca. É o caso deles. Se eu deixar as garrafas de Kombucha, com a instrução "não tomem mais do que o recomendado..." na ansiedade de melhorar as muitas perturbações clínicas, que eles trazem, vão tomar todas as garrafas num dia só  :o
Pensei em tentar, deixo uma garrafa com eles... tomou antes do tempo? Não deixo mais ;)

2º A maioria dos idosos não tem paciencia de esperar os dias necessários para qualquer medicamento fazer efeito. Meu pai vai ao médico, ganha uma nova receita, toma 3 dias, não fez efeito? "Esse médico não entende nada!"  ;)

3º Se eles começam a tomar, por esses dias sentem uma piora de qualquer coisa, que nós sabemos não originada pelo Kombucha... "Esse meu filho me trouxe essa droga que me deu dor de barriga"  :)

4º Agora falando sério  >:( . E a famosa Diabetes?  Pode ou não pode tomar? Minha mãe é diabética.
Tem os que dizem que pode, tem os que dizem que não.
Como este é um assunto MUITO polémico, penso em abrir um Fórum específico para podermos ouvir as opiniões dos amigos.
Neste Fórum deveriamos continuar falando sobre o assunto inicial, "Idoso pode ou não pode tomar"
Título: Re: uso do Kombuchá
Enviado por: Marcus em 12 de Maio de 2009, 17:19:41
Olá para todos.

Na minha opinião não há nenhuma contra-indicação ao uso do Kombucha para pessoas idosas. Acredito que a idade do organismo nesse caso não é o foco, o mais importante.

Como bem lembra o Pedro, parte dos idosos tem dificuldades para utilizar o Kombucha - nesse caso, dificuldades específicas da idade. Mas da mesma forma, todos os seres são diferentes e não é uma regra que alguém acima de certa faixa etária se torne ansioso, teimoso, desatento ou mesmo doente.

Como em qualquer tratamento, a capacidade de recuperação é pessoal. E cada organismo vai reagir de uma forma diferente ao se inserir Kombucha na dieta diária. Lembrando que qualquer tratamento com a bebida supõe o seu uso diário e continuado. Os efeitos citados nas obras sobre o Kombucha somente são alcançados com o uso contínuo. Assim como a aveia é recomendada para reduzir as taxas de colesterol ruim, mas somente alcança esse efeito se for consumida diariamente em porções superiores a 80 gramas por dia.

O mais importante a meu ver não é determinar a idade de quem vai beber, mas as condições de saúde daqueles que intencionam iniciar um tratamento com Kombucha.

Existe um artigo no Blog KBB que trata disso: Quem não deve beber? (http://www.kombucha.blog.br/2007/quem-nao-deve-beber/) É uma leitura útil nesse caso.