Fórum Kombucha Blog do Brasil

Kombucha - debates => Assunto: O preparo do Kombucha => Tópico iniciado por: Miguel Vieira em 8 de Setembro de 2009, 15:51:21

Título: Dica: cuidado com chá quente em pote de vidro...
Enviado por: Miguel Vieira em 8 de Setembro de 2009, 15:51:21
Car@s, uma dica: deixem o chá esfriar antes de passá-lo ao pote de vidro em que vão fazer a fermentação. Em uma das fermentações que fiz, bobeei e pus no pote de vidro que estou usando o chá ainda quente, com a intenção de deixá-lo chá esfriar ali mesmo antes de juntar a colônia. Resultado: pote de 3L trincado e inutilizado.

Minha esposa disse que se inicialmente eu tivesse colocado só uma colher de chá no pote e aguardado um pouco antes de pôr o restante, talvez não tivesse trincado. Faz sentido. Talvez tenha sido azar ou um pote de má qualidade, mas por via das dúvidas nunca mais faço isso.
Título: Re: Dica: cuidado com chá quente em pote de vidro...
Enviado por: Marcus em 9 de Setembro de 2009, 16:36:58
Isso depende muito das temperaturas. A temperatura do vidro, da superfície na qual se encontra e a temperatura da bebida. Caso ocorra um choque muito intenso dessas temperaturas, o vidro pode se romper mesmo, já ocorreu comigo.

Os vidros comuns geralmente não suportam bem a mudança brusca de temperatura.

Geralmente eu deixo esfriar na panela de aço, depois passo para o vidro.
Título: Re: Dica: cuidado com chá quente em pote de vidro...
Enviado por: maramirim em 16 de Setembro de 2010, 12:53:35
Para evitar problemas como esse, e para acelerar a preparação do chá, fervo apenas 1/2 litro de água para preparar 3 litros de chá, o que torna mais rápida a fervura. Depois coo o chá no vidro, que já deixo com 2 litros de água fria açucarada, acelerando também o resfriamento. Completo com o kombuchá, para alcançar a marca de 3 litros que fiz no vidro, com caneta marcadora. Depois é só colocar a colônia. Nada de esperar horas para ferver e esfriar.