Autor Tópico: Segunda fermentação  (Lida 17141 vezes)

Offline yobara

• Associado
  • *
  • Popularidade: +1/-0
Re:Segunda fermentação
« Resposta #15 Online: 28 de Novembro de 2015, 02:23:19 »
Já encontrei a resposta lendo outros tópicos.

grato.

« Última modificação: 2 de Dezembro de 2015, 16:36:05 por yobara »

Offline Karla Rocha

• Membro Regular
  • **
  • Popularidade: +0/-0
« Resposta #16 Online: 23 de Fevereiro de 2016, 23:49:20 »
Vocês me deixaram preocupada! Essa é minha primeira fermentação e eu utilizei uma garrafa de vidro de suco de uva. Adicionei cerca de 200ml de suco de uva em 1,3l de kombucha. Seria melhor eu deixar 12 horas e abrir sutilmente a garrafa e depois mais 12h até completar 3 dias? Ou será que isso inibiria toda a produção de gás?

Offline Marcus

• _________________
  • Administrador
  • Veterano
  • Popularidade: +36/-0
    • Kombucha Blog do Brasil
« Resposta #17 Online: 24 de Fevereiro de 2016, 13:10:33 »
Olá Karla Rocha,

Essa fermentação é anaeróbica. Se você permitir a entrada de ar deixará de ser uma fermentação anaeróbica. Desconheço as consequências de iniciar, parar e reiniciar esse procedimento. Teste. Quase 100% do que sabemos sobre Kombucha foi adquirido através de testes. E nos conte os resultados, por favor!

Sorte!
Se você precisa de uma doação de Kombucha, entre na categoria Doações. Leia as mensagens do seu Estado ou País. Caso não encontre nenhuma mensagem ofertando colônias, escreva um novo tópico solicitando uma. Se conseguir, comunique ao fórum em uma nova mensagem.

Offline Karla Rocha

• Membro Regular
  • **
« Resposta #18 Online: 24 de Fevereiro de 2016, 22:00:23 »
Em 24hs o fez bastante bolhas e um pouco delas saiu pela tampa de rosca... eu abri um pouco a tampa e fechei novamente. Agora, vou esperar até amanhã e ver o que acontece.

Obrigada pela resposta!

Offline Karla Rocha

• Membro Regular
  • **
« Resposta #19 Online: 24 de Fevereiro de 2016, 23:53:39 »
Continua borbulhando, acho que se continuar assim vai explodir!!! Vou por na geladeira se houver outra dica me comunique!!! Grata desde já!

Offline Marcus

• _________________
  • Administrador
  • Veterano
  • Popularidade: +36/-0
    • Kombucha Blog do Brasil
« Resposta #20 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 00:19:29 »
Oi Karla, é uma boa solução colocar na geladeira. Não precisa abrir, vai manter sem aumentar a gaseificação.
Se você precisa de uma doação de Kombucha, entre na categoria Doações. Leia as mensagens do seu Estado ou País. Caso não encontre nenhuma mensagem ofertando colônias, escreva um novo tópico solicitando uma. Se conseguir, comunique ao fórum em uma nova mensagem.

Offline Karla Rocha

• Membro Regular
  • **
« Resposta #21 Online: 25 de Fevereiro de 2016, 00:31:26 »
Muito obrigada MARCUS! AVHO QUR DA PROXIMA VOU PREPARAT APRNA 1L NA GARRAFA DE 1,5L. ASSIM TERÁ MAIS ESPACO PARA BOLHAS. O QUE PODE TER DADO ESSE EFEITO, O SUCO DE UVA OU O AÇÚCAR MASCAVO DA PRIMEIRA FERMENTACAO? LI NO SEU BLOG QUE VOCE PREFERE O BRANCO, MAS EU USEI MASCAVO ORGANICO! DESCULPA PELA LETRA MAIUSCULA. VI QUANDO ACABRI A REDAÇÃO!

Offline brunoheitor

• Associado
  • *
« Resposta #22 Online: 30 de Maio de 2016, 16:35:07 »
Olá,

Sou iniciante no cultivo do Kombucha.

Gostaria de saber:
A segunda fermentação é opcional?
O chá também pode ser consumido logo após a primeira indo direto para a geladeira para o consumo ou consumindo assim eu perderei as propriedades benéficas a saúde que o chá proporciona?
A segunda fermentação é só uma questão de paladar ou para aprimorar as propriedades do chá?

OBS: Eu bebi depois da primeira e gostei muito do sabor e dos efeitos que o chá teve em meu organismo.

Obrigado e um abç.

Offline Deniseff

• Associado
  • *
« Resposta #23 Online: 22 de Março de 2017, 21:56:56 »
Boa noite!
Estava pesquisando sobre a segunda fermentação na internet e cheguei ao site da Cia dos Fermentados, onde eles produzem kombuchá de forma comercial.
No site eles relatam a primeira fermentação tradicional, uma segunda fermentação aeróbica, apenas retirando o scooby e acrescentando "sabores" ao dito (ervas, especiarias etc ) e só depois desta segunda fermentação fazendo o envase e vedação das garrafas.
Fiquei interessada em reproduzir o processo, pois eu faço o envase na segunda fermentação (anaeróbica) sempre uso uvas/beterraba/abacaxi/pétalas de hibisco/etc  para dar sabor ao dito e  potencializar os efeitos "medicinais" do kombuchá. Este processo produz muito gás carbônico e tenho de levar as garrafas à geladeira ao final do segundo dia após o envase, gostaria de ter mais controle sobre esta carbonatação excessiva.
Alguém aqui tem experiência em fazer duas fermentações aeróbicas com o kombuchá antes de envasar o líquido?!
Grata pela atenção,
Denise.

Offline mayo

• Associado
  • *
  • Popularidade: +1/-0
« Resposta #24 Online: 20 de Abril de 2017, 18:54:28 »
Boa tarde
Iniciei recentemente minha jornada com o kombucha. Eu preparei o chá com açucar e adicionei em um kombucha que comprei já pronto. Deixei fermentando durante 2 semanas e depois coloquei na geladeira por 1 semana.
Abri para verificar como estava e se formaram 2 colonias, uma em cima da garrafa (a redondinha que eu vejo nas fotos normalmente) e uma no fundo, sem forma  definida. Experimentei para ver como ficou, não ficou ruim não, mas eu quero saber se essa colonia que se formou no fundo é a da fermentação anaeróbica, ou se "deu ruim".
Alguém poderia me ajudar? Grato

Offline Ednaehbb

• Associado
  • *
Re: Segunda fermentação
« Resposta #25 Online: 1 de Maio de 2017, 12:52:53 »
ah e outra coisa: a higienização (de garrafas pet ou qualquer coisa que for utilizar ) pode ser feita com agua sanitaria a 5%,
deve-se limpar a garrafa de residuos, e colocar a solução por alguns minutos e depois enxaguar bem ( a solução pode ser reutilizada para outras garrafas)
Oi sou nova por aqui mas sugiro que a água sanitária seja evitada! Se antes eu a usava para limpar verduras, hoje acho que não é nada saudável! Que tal usar álcool a 70%? Em gastronomia aprendemos que é a melhor forma de higienização de mesas e utensílios. E sempre temos o velho e bom vinagre de álcool que pode ser usado antes do 70%. Saudações!

Fórum Kombucha Blog do Brasil

Re: Segunda fermentação
« Resposta #25 Online: 1 de Maio de 2017, 12:52:53 »