Autor Tópico: Entidade que receba doação  (Lida 3664 vezes)

Offline Pedro

• Experiente
  • Popularidade: +14/-0
Entidade que receba doação
« Online: 2 de Março de 2009, 03:39:27 »
Depois de observar tudo que nos é recomendado em Onde guardar as colônias ainda chegamos a uma dúvida > O que faço com todas estas colonias!? Não cabem mais na geladeira! :o
E eu tambem acho cruel, serem trituradas no liquidificador.
Alguem sabe se existem entidades que se interessem em receber para cultivo próprio?
« Última modificação: 2 de Março de 2009, 14:47:43 por Marcus »
¡ Namastê !

Offline Marcus

• _________________
  • Administrador
  • Veterano
  • Popularidade: +36/-0
    • Kombucha Blog do Brasil
Re: Entidade que receba doação
« Resposta #1 Online: 2 de Março de 2009, 15:35:48 »
Pedro, já ouvi falar de milhares de usos para as colônias que sobram, mas segundo a sua colocação você considera cruel triturá-las no liquidificador. Quase todos os usos envolvem fragmentar a colônia ou deixá-la secar, o que pode parecer mais cruel ainda. Já vi esse questionamento em outros tópicos, em outros grupos de discussão.

De fato é uma forma de ver, de considerar. Realmente são seres vivos, são delicadas, são fortes, são belas, são úteis, nos fazem bem, porque quereríamos machucá-las, triturá-las, matá-las de sede!?

Mas daí entra outro modo de ver, bem realista, já notado a milênios em Heráclito de Éfesus: vivemos de morte, morremos de vida. O movimento da organização viva impõe a morte por todos os lados. Morrem milhares de bactérias, células, a todo momento para que um humano se mantenha vivo. Matamos milhares de espécimes para comer. Enorme número de espermatozóides morrem para que somente um ou uns poucos cheguem aos óvulos, é um movimento constante, sazonal, seletivo. Aos olhos de alguns pode parecer excesso de desperdício, excesso de morte, mas serve à organização da vida como a conhecemos. Bem, mas esse é outro assunto.

Alguns usos que eu me lembro:

Brinquedo para animais - deve-se deixar secar até se tornar dura (sólida).
Creme para pele - deve-se bater no liquidificador com outros ingredientes.
Máscara facial - colocada diretamente sobre a pele por 15/20 mins.
Receitas quentes - colocadas em sopas, cozidos.
Receitas frias - colocadas em drinks, saladas.
Alimento para animais - pode ser partida e dada aos animais domésticos.

Existem muitos, tantos que realmente seria interessante criar artigos para o blog detalhando alguns.
« Última modificação: 2 de Março de 2009, 15:41:31 por Marcus »
Se você precisa de uma doação de Kombucha, entre na categoria Doações. Leia as mensagens do seu Estado ou País. Caso não encontre nenhuma mensagem ofertando colônias, escreva um novo tópico solicitando uma. Se conseguir, comunique ao fórum em uma nova mensagem.

Offline Pedro

• Experiente
  • Popularidade: +14/-0
« Resposta #2 Online: 2 de Março de 2009, 15:49:38 »
Achei fantástica tua análise global desta situação pela qual com certeza todos passamos após algum tempo cultivando e recebendo os beneficios desses seres vivos. Custa-me aceitar, vendo como perdem a vida, secando ao sol, após terem curado minhas dores.
Uma vez, lastima que não lembro onde, vou procurar, li que existem associações de assistencia aos  menos favorecidos, que recebem as colonias como doação. O que eles fazem depois ... que eles possam fazer belas esculturas para as crianças.
Se conseguir achar essa informação, volto aqui.
Obrigado Marcus.
¡ Namastê !

Fórum Kombucha Blog do Brasil

« Resposta #2 Online: 2 de Março de 2009, 15:49:38 »