Autor Tópico: Orientação- Inciante - Cultura nova  (Lida 1756 vezes)

Offline pauldepraz

• Associado
  • *
  • Popularidade: +0/-0
Orientação- Inciante - Cultura nova
« Online: 16 de Outubro de 2015, 13:46:51 »
Olá, sou iniciante do kombucha e recebi um scoby pelo correio. O scoby era grande e parecia saudável. Fiz cerca de 1,5L de chá preto e coloquei em um copo de liquidificador velho, adicionei 2 xícaras de açucar mascavo e meia xícara de vinagre além do scoby. Isso há cerca de dez dias. Pelo formato do copo não consigo dizer com garantia que o scoby flutua mas parece que uma ponta dele flutua até cerca de metade do copo. Na superfície se criou uma fibra marrom claro com textura de teia de aranha mas não é bem um filme, é algo fibroso e cheio de alvéolos. Tenho fotos para quem quiser ver com mais detalhes. Ao provar a substância me parece que tem a mesma acidez e concenctração de açucar do início da cultura.
Por favor me orientem. ???
« Última modificação: 16 de Outubro de 2015, 17:20:15 por Marcus »

Offline Marcus

• _________________
  • Administrador
  • Veterano
  • Popularidade: +36/-0
    • Kombucha Blog do Brasil
Re:Orientação- Inciante - Cultura nova
« Resposta #1 Online: 16 de Outubro de 2015, 14:44:23 »
Olá pauldepraz, acredito que você possa ter matado a colônia.

Por isso nunca recomendamos nem permitimos a divulgação desses sites que vendem Kombucha. Os produtos vendidos não tem a forma de conservação adequada, muitas vezes nem mesmo é Kombucha! Perguntinha básica: quem te falou pra colocar VINAGRE no preparo?

Quem te passou a receita para o desenvolvimento da colônia aparentemente te enganou. Embora muitas pessoas acreditem e até mesmo afirmem que a colônia tem o desenvolvimento normal quando utilizamos açúcar mascavo, pessoalmente já tentei mais de 10 vezes e NUNCA consegui realizar uma cultura com mascavo. Considero que eu tenha alguma experiência com quase 10 anos de prática. Mas tem gente que insiste, devem estar bebendo algo diferente e docinho mas não é Kombucha.

Você não deve bater no liquidificador o preparado. Se não bateu, de qualquer forma, um copo de liquidificador velho não é um local adequado para a produção de qualquer coisa, notadamente algo tão delicado e com propriedades tão singulares como Kombucha. Por motivos elementares, primeiro de higiene básica e depois porque, salvo eu esteja enganado, o copo do liquidificador tem a lâmina que corta os alimentos e a mesma é metálica. Caso você já tenha lido pelo menos o mínimo necessário sobre a produção de Kombucha, deve saber que esse tipo de coisa impede o desenvolvimento saudável da colônia.

Você tem que saber pelo menos o básico, o elementar, para tentar produzir Kombucha. Com todas as informações, seguindo tudo a risca e sendo 100% fiel ao que está escrito na receita clássica você NÃO terá garantias de uma boa produção porque estamos dependendo sempre de diversos fatores que podem atrapalhar a produção, como clima, local da produção, etc. Agora, sem ter nem o mínimo de conhecimento é impossível. Se não quiser ler muito o meu conselho é: desista.

Agora se tem interesse mesmo, leia mais sobre Kombucha antes de tentar novamente. Todos os passos necessários para conseguir uma produção saudável estão descritas no blog e no fórum. Tem que ler MUITO. Não adianta ler uma página e achar que já sabe o que é, o que quer... Kombucha de qualidade é chato pra fazer, exige higiene de laboratório, disciplina para repetir regularmente, adequadas e boas fontes de matéria prima (água, chá e açúcar), deve ser conservado em local calmo (sem trepidação), e mais um monte de detalhes que estão já escritos em nosso blog e discutidos em nosso fórum.

Sorte!

Marcus
Se você precisa de uma doação de Kombucha, entre na categoria Doações. Leia as mensagens do seu Estado ou País. Caso não encontre nenhuma mensagem ofertando colônias, escreva um novo tópico solicitando uma. Se conseguir, comunique ao fórum em uma nova mensagem.

Fórum Kombucha Blog do Brasil

Re:Orientação- Inciante - Cultura nova
« Resposta #1 Online: 16 de Outubro de 2015, 14:44:23 »