Autor Tópico: Orientação- Inciante - Cultura nova  (Lida 1756 vezes)

Offline pauldepraz

• Associado
  • *
  • Popularidade: +0/-0
Orientação- Inciante - Cultura nova
« Online: 16 de Outubro de 2015, 13:46:51 »
Olá, sou iniciante do kombucha e recebi um scoby pelo correio. O scoby era grande e parecia saudável. Fiz cerca de 1,5L de chá preto e coloquei em um copo de liquidificador velho, adicionei 2 xícaras de açucar mascavo e meia xícara de vinagre além do scoby. Isso há cerca de dez dias. Pelo formato do copo não consigo dizer com garantia que o scoby flutua mas parece que uma ponta dele flutua até cerca de metade do copo. Na superfície se criou uma fibra marrom claro com textura de teia de aranha mas não é bem um filme, é algo fibroso e cheio de alvéolos. Tenho fotos para quem quiser ver com mais detalhes. Ao provar a substância me parece que tem a mesma acidez e concenctração de açucar do início da cultura.
Por favor me orientem. ???
« Última modificação: 16 de Outubro de 2015, 17:20:15 por Marcus »

Offline Marcus

• _________________
  • Administrador
  • Veterano
  • Popularidade: +36/-0
    • Kombucha Blog do Brasil
Re:Orientação- Inciante - Cultura nova
« Resposta #1 Online: 16 de Outubro de 2015, 14:44:23 »
Olá pauldepraz, acredito que você possa ter matado a colônia.

Por isso nunca recomendamos nem permitimos a divulgação desses sites que vendem Kombucha. Os produtos vendidos não tem a forma de conservação adequada, muitas vezes nem mesmo é Kombucha! Perguntinha básica: quem te falou pra colocar VINAGRE no preparo?