Autor Tópico: Kombucha aumenta a temperatura do corpo? Aumenta o metabolismo?  (Lida 5107 vezes)

Offline Marcus

• _________________
  • Administrador
  • Veterano
  • Popularidade: +36/-0
    • Kombucha Blog do Brasil
Kombucha aumenta a temperatura do corpo? Aumenta o metabolismo?
« Online: 2 de Março de 2009, 18:27:29 »
Algumas pessoas tem me perguntado se o Kombucha exerce alguma influência sobre o metabolismo do nosso corpo, se a temperatura do corpo aumenta, se produz sudorese.

Já li sobre o aumento do metabolismo. Dizem que se torna mais ativo quando estamos consumindo diariamente Kombucha.

Pessoalmente percebo um pequeno aumento da temperatura corporal as vezes. Não sei se o fenômeno é comum, e acho que é uma excelente oportunidade, num fórum, para se descobrir por opiniões diversas se assim ocorre também com outras pessoas.

Recentemente buscando dados sobre o Kombucha na Internet encontrei alguns vídeos muito interessantes de uma "professora de Kombucha", chamada Hannah Crum. Ela fala que o Kombucha aumenta a temperatura corporal, aumenta o metabolismo.

Nesse vídeo (Fruit Flavoring for Kombucha Tea) ela se refere ao uso de frutas frescas para adicionar um novo sabor ao Kombucha. Mas também cita algo que aqui cabe. Ela diz que: no inverno, quando nossas extremidades como mãos e pés ficam normalmente mais frios, ela percebe que ao consumir Kombucha sua temperatura corporal aumenta.  O conteúdo é totalmente em inglês.

Hannah Crum has a workshop where she teaches how to make Kombucha, a drink from a mushroom for medicinal healing.
Hannah Crum realiza oficinas nas quais ensina como fazer Kombucha, uma bebida que vem de um cogumelo medicinal.

Assisti aos vídeos e achei bom o conteúdo. A professora tem uns comentários bem criativos e engraçados, me pareceu uma pessoa muito estimulada. Em alguns momentos fica difícil distinguir se ela está falando sério ou não...  ;)

Observação: Hannah fala em 'cogumelo'. Apesar de algumas fontes citarem que em algumas localidades o Kombucha é conhecido como cogumelo, de fato ele não é um cogumelo.

O endereço no qual se encontram os vídeos é o seguinte:
http://www.expertvillage.com/expert/268.htm

Alguém percebe esse aumento da temperatura? no verão, no inverno?
« Última modificação: 1 de Abril de 2009, 20:43:01 por Marcus »
Se você precisa de uma doação de Kombucha, entre na categoria Doações. Leia as mensagens do seu Estado ou País. Caso não encontre nenhuma mensagem ofertando colônias, escreva um novo tópico solicitando uma. Se conseguir, comunique ao fórum em uma nova mensagem.

Offline Pedro

• Experiente
  • Popularidade: +14/-0
Re: Kombucha aumenta a temperatura do corpo? Aumenta o metabolismo?
« Resposta #1 Online: 29 de Março de 2009, 01:28:39 »

Algumas pessoas tem me perguntado se o Kombucha exerce alguma influência sobre o metabolismo do nosso corpo. Se a temperatura do corpo aumenta, se produz sudorese.
Já li sobre o aumento do metabolismo. Dizem que se torna mais ativo quando estamos consumindo diariamente Kombucha....
....encontrei alguns vídeos....de uma "professora de Kombucha"....Ela fala que o Kombucha aumenta a temperatura corporal, aumenta o metabolismo....
Alguém percebe esse aumento da temperatura? no verão, no inverno?

Eu não sei se esses dois aspectos estão relacionados entre si. Devido a isso, gostaria de separar em dois > Variação de temperatura e Aumento do Metabolismo.
Variação de Temperatura:
Meu organismo é normalmente quente, minhas mãos estão sempre muito quentes, transpiro muito, tenho dificuldade no verão, é uma epoca sofrida para mim. Isso foi sempre assim, desde adolescente, portanto não observo queda de temperatura ao longo do ano.
Aumento do Metabolismo:
Não entendi muito bem essa palavra. Em pesquisa ao dicionário Michaelis, encontrei a definição abaixo, referente à palavra Metabolismo:
Conjunto dos processos físicos e químicos pelos quais se mantém a vida no organismo. 
Conjunto de trocas energéticas necessárias para as funções essenciais da vida (respiração, pulsação cardíaca etc.)

Para poder opinar sem derivar do sentido desejado na questão original (Aumenta o metabolismo), pergunto se o que se espera é falarmos dos Beneficios do Kombucha.
Se for, eu sou um grande beneficiado do Kombucha. E tenho bastante a descrever.
¡ Namastê !

Offline Marcus

• _________________
  • Administrador
  • Veterano
  • Popularidade: +36/-0
    • Kombucha Blog do Brasil
« Resposta #2 Online: 1 de Abril de 2009, 21:22:58 »
Normalmente estudamos metabolismo na escola, em Biologia. Aprofundamo-nos depois, em Bioquímica. Quando falamos de ATP (trifosfato de adenosina), produção de energia, queima de calorias, síntese de nutrientes, crescimento celular, digestão e respiração estamos nos referindo a processos envolvidos no metabolismo corporal e que envolvem metabolismos específicos. Portanto, a própria referência ao termo evoca mais de um sentido, incluindo os sistemas metabólicos encadeados, as vias metabólicas.

Metabolismo é também uma medida. Pode ser entendida basicamente como a quantidade de energia necessária para a sustentação da vida pela transformação, pelas trocas. Assim como você (Pedro) citou do verbete no Michaelis. Organismos vivos se organizam sob/sobre funções metabólicas bem definidas. O processo digestivo é o nome que damos a uma forma, talvez um nível, de metabolismo, nesse caso dos alimentos. O metabolismo celular é uma forma de metabolismo, mais localizada, mas ocorre simultaneamente ao processo digestivo. São sistemas metabólicos. Um conjunto em cadeia de reações químicas, termodinâmicas e elétricas mantêm a regulagem do organismo. A esse conjunto damos o nome de metabolismo às vezes.

Bem, não vamos aqui determinar com precisão extrema o sentido desse termo, somente um conceito mais simples nos servirá. Vejamos a imagem. Metabolizar é essencialmente transformar, mudar. Um bom exemplo é a cultura do Kombucha, que é composta em grande quantidade por Schizosaccharomyces Pombe, leveduras que metabolizam o açúcar, acetobactérias, gluconobactérias, dentre outras que metabolizam os ingredientes do chá doce durante a fermentação.

Bem, me permita em primeiro lugar, unir novamente dois aspectos do mesmo tema que são essencialmente co-dependentes: metabolismo e temperatura. O metabolismo utiliza energia, calor, logo aumenta a temperatura corporal. Se outros sistemas impedem essa percepção ou mesmo se outros sistemas impedem esse aumento já é outra questão. Mas a princípio me parece uma exigência: aumento do trabalho, aumento da temperatura.

Grande número de citações relatam o uso de Kombucha em regiões muito frias como a Sibéira, Rússia, Alemanha, EUA, dentre outras. Algumas regiões usam Kombucha a centenas de anos, em condições bastante adversas e sem os recursos tecnológicos possíveis atualmente. É interessante que em alguns casos ele seja mesmo utilizado para "aquecer". Imagino que esses povos tinham alguma dificuldade para adquirir açúcar refinado no hipermercado mais próximo de suas casas. E que portanto o uso de outras fontes energéticas para os "bichinhos do açúcar" se fez necessária, e não consigo imaginar o efeito dessas fontes sobre o resultado final, a bebida Kombucha. Mas enfim, é fato que é bastante citado a sua utilização com o intuito de aquecer o corpo, notadamente mãos e pés (uma busca por esses dados é possível, principalmente em inglês, nos sites buscadores conhecidos).

Sobre os benefícios do aumento do metabolismo

Conheço bastante dos benefícios do aumento do metabolismo corporal através do esporte. Pratico musculação desde adolescente. A prática de musculação é reconhecida pelo aumento do metabolismo, e seus efeitos podem ser percebidos por muitas horas, mesmo dias, após a prática. Um dos principais objetivos da musculação sempre foi a microfibrilação que ocorre no interior dos músculos e que mantêm a atividade constante nesses, no processo de sua recuperação. Simplificando: temos que machucar o músculo por dentro para que durante o processo de recuperação, o corpo se adapte e construa um músculo mais forte, mais apto ao trabalho. O resultado é o aumento significativo do metabolismo por um período muito superior ao que ocorre nos exercícios aeróbicos (o que pode ser muito melhor por exemplo para quem quer diminuir a taxa da gordura corporal). Os praticantes costumam relatar a percepção do seu corpo quente, às vezes até transpirando, mesmo depois de algumas horas da prática. Esse aumento de metabolismo é responsável por grande parte dos reais benefícios desse esporte.

Bem, o meu intuito ao fazer essa observação foi o de situar o aumento de metabolismo em um contexto social bastante comum e estudado.

Normalmente esse índice metabólico tende a se reduzir com a idade. Como avaliar a velocidade do metabolismo? Os americanos criaram o índice RMR (Resting Metabolic Rate), calculado em poucas clínicas especializadas pela quantidade de oxigênio e dióxido de carbono consumidos durante o estado de repouso. No Brasil, estes testes não estão disponíveis em clínicas, segundo a Abeso. Mas há exames como o de taxas de hormônios da tireóide e avaliações da massa corporal, de hábitos alimentares, de dificuldades para a perda de peso e cansaço excessivo que podem fornecer estimativas da velocidade do metabolismo.

O que podemos perceber com os diversos testemunhos é que Kombucha aumenta o metabolismo, da mesma forma que o esporte, e apresenta semelhantes benefícios.
« Última modificação: 2 de Abril de 2009, 04:24:56 por Marcus »
Se você precisa de uma doação de Kombucha, entre na categoria Doações. Leia as mensagens do seu Estado ou País. Caso não encontre nenhuma mensagem ofertando colônias, escreva um novo tópico solicitando uma. Se conseguir, comunique ao fórum em uma nova mensagem.

Fórum Kombucha Blog do Brasil

« Resposta #2 Online: 1 de Abril de 2009, 21:22:58 »