Não sei se aquela peneira é de aço inox, mas deve ser mesmo. Você reparou que ela coloca as mãos sobre a cultura antes de deixar para fermentar? Para os amantes do Reiki deve ser bastante simples.

Veja bem, na verdade não é necessário coar o Kombucha. Eu utilizava essa prática no princípio, logo que tive contato com Kombucha. Nas primeiras vezes eu achava bem estranho beber aquela
gosminha que se forma dentro da bebida pronta - que são formações da colônia transparentes. Da mesma forma implicava um pouco com os fragmentos marrons que soltam da colônia durante a fermentação. Mas de fato, não fazem nenhum mal à saúde, não tem sabor ruim, não causam nenhum distúrbio. Enfim, acredito que possam ser ingeridas normalmente por todos. Alguém teve algum problema com isso? Acho que vale mais o gosto pessoal.
Desde as receitas mais antigas até as mais atuais, que eu tenho visto, levam em consideração esse procedimento de afastar os metais, notadamente o alumínio. Algumas fontes citam que somente o aço inoxidável seria adequado. Bem, pela própria eleição do aço
inoxidável, notamos que processos oxidatívos não são interessantes para a nossa prática.
Quanto mais reativo o material, quanto mais se oxida, pior aparentemente. De fato, existem considerações sobre o uso do aço, que afinal é ferro, e que pode não ser exatamente inoxidável. Já viu ou ouviu falar de panelas, talheres, utensílios enfim de aço inoxidável que enferrujam? Parece bastante comum. Portanto, nesse caso a qualidade do aço também tem que ser observada, não acha?
Não sei dizer com precisão se o uso de alumínio, cobre, ferro e outros poderia causar algum mal à fermentação. Seria bom a opinião de algum químico. Mas o que eu já li, se não me engano escrito pelo Günther W. Frank (do site Kombu.de, autor de um famoso livro sobre Kombucha) foi que o Kombucha tem propriedades desintoxicantes. Assim, se não me engano, ele se une as moléculas dos metais pesados que porventura estejam circulando no sangue e os leva para o sistema de filtragem do corpo que os elimina. Essa seria - novamente
se não me engano - uma das causas da ausência de cancêr em regiões da antiga Rússia com altos índices de poluição do ar por metais mas que mantinham a prática do uso diário de Kombucha. Bem, no site do Günther tem muita coisa escrita desse mesmo modo, bastante intenso, por assim dizer. A meu ver são boas estórias, mas não sei se são História.
O ideal: o uso do vidro e de cristais não reativos.
Sei que o plástico não faz mal, mas não gostei da fermentação em utensílios de plástico. Acho que fica com gosto de plástico, mesmo bem de longe, bem sutíl, mas se mantêm.
Fermentar em utensílios de aço inoxidável pode ser feito, mas segue aquela recomendação anterior sobre a qualidade. Pessoalmente não tentei, não vi necessidade.
Para o preparo do chá: acho que o melhor é vidro, depois aço. Algumas pessoas fazem o chá em vazilhas de alumínio. Pessoalmente utilizo panela de aço inox. Não sei se é uma prática purista, mas como eu sempre li que alumínio é muito ruim, que não deveríamos sob nenhum argumento fermentar ou armazenar a bebida em utensílios de alumínio, penso que poderia ser prejudicial. Mas não tenho certeza.
Para armazenar: pensando da mesma forma, guardar as colônias em vidros mas com tampa de metal pode não ser bom. Melhor utilizar vidro com tampa de plástico.