Autor Tópico: Utensilios metálicos  (Lida 3535 vezes)

Offline Pedro

• Experiente
  • Popularidade: +14/-0
Utensilios metálicos
« Online: 3 de Março de 2009, 18:57:52 »
No video "Benefits of Kombucha Tea" que é o 1º da seleção dos que Marcus nos indicou em "Kombucha aumenta a temperatura do corpo?...", notei que Hannan Crum filtra o chá usando uma grande peneira de aço. Com certeza deve ser de aço inox.
Preciso trocar a que eu uso, que é plástica, pois está no fim da linha, e não encontro grande assim. As que se encontram no mercado são de malha grossa, para coar a materia em suspensão quando tiramos do vidro, deve ser de malha fina.
Tenho lido que não devemos utilizar qualquer utensilio metálico no manuseio do Kombucha.
Essa recomendação é radical? Não devemos mesmo?
« Última modificação: 4 de Março de 2009, 01:49:25 por Pedro »
¡ Namastê !

Offline Marcus

• _________________
  • Administrador
  • Veterano
  • Popularidade: +36/-0
    • Kombucha Blog do Brasil
Re: Utensilios metálicos
« Resposta #1 Online: 4 de Março de 2009, 13:33:31 »
Não sei se aquela peneira é de aço inox, mas deve ser mesmo. Você reparou que ela coloca as mãos sobre a cultura antes de deixar para fermentar? Para os amantes do Reiki deve ser bastante simples. ;)

Veja bem, na verdade não é necessário coar o Kombucha. Eu utilizava essa prática no princípio, logo que tive contato com Kombucha. Nas primeiras vezes eu achava bem estranho beber aquela gosminha que se forma dentro da bebida pronta - que são formações da colônia transparentes. Da mesma forma implicava um pouco com os fragmentos marrons que soltam da colônia durante a fermentação. Mas de fato, não fazem nenhum mal à saúde, não tem sabor ruim, não causam nenhum distúrbio. Enfim, acredito que possam ser ingeridas normalmente por todos. Alguém teve algum problema com isso? Acho que vale mais o gosto pessoal.

Desde as receitas mais antigas até as mais atuais, que eu tenho visto, levam em consideração esse procedimento de afastar os metais, notadamente o alumínio. Algumas fontes citam que somente o aço inoxidável seria adequado. Bem, pela própria eleição do aço inoxidável, notamos que processos oxidatívos não são interessantes para a nossa prática.

Quanto mais reativo o material, quanto mais se oxida, pior aparentemente. De fato, existem considerações sobre o uso do aço, que afinal é ferro, e que pode não ser exatamente inoxidável. Já viu ou ouviu falar de panelas, talheres, utensílios enfim de aço inoxidável que enferrujam? Parece bastante comum. Portanto, nesse caso a qualidade do aço também tem que ser observada, não acha?

Não sei dizer com precisão se o uso de alumínio, cobre, ferro e outros poderia causar algum mal à fermentação. Seria bom a opinião de algum químico. Mas o que eu já li, se não me engano escrito pelo Günther W. Frank (do site Kombu.de, autor de um famoso livro sobre Kombucha) foi que o Kombucha tem propriedades desintoxicantes. Assim, se não me engano, ele se une as moléculas dos metais pesados que porventura estejam circulando no sangue e os leva para o sistema de filtragem do corpo que os elimina. Essa seria - novamente se não me engano - uma das causas da ausência de cancêr em regiões da antiga Rússia com altos índices de poluição do ar por metais mas que mantinham a prática do uso diário de Kombucha. Bem, no site do Günther tem muita coisa escrita desse mesmo modo, bastante intenso, por assim dizer. A meu ver são boas estórias, mas não sei se são História.

O ideal: o uso do vidro e de cristais não reativos.

Sei que o plástico não faz mal, mas não gostei da fermentação em utensílios de plástico. Acho que fica com gosto de plástico, mesmo bem de longe, bem sutíl, mas se mantêm.

Fermentar em utensílios de aço inoxidável pode ser feito, mas segue aquela recomendação anterior sobre a qualidade. Pessoalmente não tentei, não vi necessidade.

Para o preparo do chá: acho que o melhor é vidro, depois aço. Algumas pessoas fazem o chá em vazilhas de alumínio. Pessoalmente utilizo panela de aço inox. Não sei se é uma prática purista, mas como eu sempre li que alumínio é muito ruim, que não deveríamos sob nenhum argumento fermentar ou armazenar a bebida em utensílios de alumínio, penso que poderia ser prejudicial. Mas não tenho certeza.

Para armazenar: pensando da mesma forma, guardar as colônias em vidros mas com tampa de metal pode não ser bom. Melhor utilizar vidro com tampa de plástico.
« Última modificação: 24 de Março de 2009, 23:24:56 por Marcus »
Se você precisa de uma doação de Kombucha, entre na categoria Doações. Leia as mensagens do seu Estado ou País. Caso não encontre nenhuma mensagem ofertando colônias, escreva um novo tópico solicitando uma. Se conseguir, comunique ao fórum em uma nova mensagem.

Offline Pedro

• Experiente
  • Popularidade: +14/-0
« Resposta #2 Online: 5 de Março de 2009, 15:08:55 »
É realmente uma satisfação, a troca de energia entre seres vivos, colonia e Reikiano. Porém eu não toco na colonia, não é necessário o toque efetivo para essa troca de energia. Mas isso é assunto para outro Forum.
Lancei este Tópico, depois de ter abolido os metais (apenas fervo a água em recipiente de aço inox) por ter provocado um desastre, com este meu espirito pesquisador/aventureiro.
Tentei "segurar" as colonias submersas, pelo menos a 2 cm abaixo da superficie. Isso depois de notar, que muitas vezes pela formação de bolhas de ar sob a colonia, durante a fase de 1ª fermentação, elas sobem do fundo onde estavam inicialmente, e às vezes de um modo violento, derrubando a filha em formação, interrompendo seu desenvolvimento. Com certeza este é um tema que penso tocar mais tarde em outro forum.
Inventei uma armação de arame bem fino de AÇO INOX. Com esse arame fiz um anel de +/- metade do diametro do vidro, com duas pernas verticais, da altura necessária para manter o anel  naqueles 2 cm abaixo do nivel do líquido. Esse anel segurou a colonia submersa.
Adaptei os extremos das pernas, presos nas bordas superiores do vidro. Uma verdadeira armadilha contra colonia mãe rebelde.
Após 2 dias, o líquido já estava muito escuro. Pelas perninhas da estrutura, começou a criar uma areinha preta
Com mais 2 dias, desmontei tudo. E joguei no lixo.
O líquido parecia café. A colonia... coitada... ainda consistente porém completamente preta e um odor...
Não foi uma boa experiencia em termos daquela colonia. Mas ela me proporcionou a oportunidade, de adquirir um novo conhecimento.
« Última modificação: 5 de Março de 2009, 18:16:12 por Pedro »
¡ Namastê !

Offline Marcus

• _________________
  • Administrador
  • Veterano
  • Popularidade: +36/-0
    • Kombucha Blog do Brasil
« Resposta #3 Online: 5 de Março de 2009, 15:55:53 »
Muito bom! É desse tipo de informação que nós precisamos. Aconteceu comigo algo semelhante.

Uma vez coloquei uma colônia num vidro daqueles de maionese para doar para uma amiga. Ela não veio no dia marcado e eu coloquei a colônia na geladeira. A tampa desse vidro é de metal, apesar do acabamento interno, a parte que poderia entrar em contato com a colônia, não ser de metal. Ocorreu que na tampa apareceu um tipo de pó preto também, como você se refere.

Parece que é uma reação a presença do metal. No meu caso não notei alteração no odor. Não percebi contaminação na colônia. Joguei tudo fora.

A colônia é bastante forte, provavelmente não se contaminou ou estragou, mas pela dúvida eu preferi não arriscar e doei uma outra colônia.

Interessante essa sua experiência.
Se você precisa de uma doação de Kombucha, entre na categoria Doações. Leia as mensagens do seu Estado ou País. Caso não encontre nenhuma mensagem ofertando colônias, escreva um novo tópico solicitando uma. Se conseguir, comunique ao fórum em uma nova mensagem.

Fórum Kombucha Blog do Brasil

« Resposta #3 Online: 5 de Março de 2009, 15:55:53 »