Autor Tópico: fígado e kombucha..........  (Lida 7046 vezes)

Offline osely fernandes

• Associado
  • *
  • Popularidade: +2/-0
fígado e kombucha..........
« Online: 4 de Março de 2009, 11:21:53 »
Obrigada amigos, pela ajuda em chegar até aqui...............
Vou repetir uma duvida, para que todos possam aproveita-la.Ja tive resposta, mas aqui vai...........
Meu marido, por causa do alcolismo, teve seu fígado danificado.......agora em dezembro, apareceu-lhe uma Hepatite C............começa talvez esta semana, o tratamento com injeções e comprimidos doados pelo Estado.Pois bem..........para êle o Kombucha foi proibido, por causa do adiantado da doença e por êle apresentar uma pequena dosagem alcoolica.
Eu ao fazer meu exame, verifiquei que tenho Hepatite A.............nada de mais, pois sou doadora de sangue e não fui proibida de doar por causa do exame........
Dúvida.....................Posso usar o Kombucha??????????Devo??????????????
Perdão pela extensão do email..................
Abraços e um dia feliz na graça do SENHOR JESUS.
Osely

Offline Pedro

• Experiente
  • Popularidade: +14/-0
Re: fígado e kombucha..........
« Resposta #1 Online: 4 de Março de 2009, 13:00:58 »
Osely, ficamos felizes por vc ter chegado até aqui.
Mas afinal, gostariamos saber se a opinião médica foi fundamentada com conhecimento do que é Kombucha, ou mais ou menos na base do "por via das dúvidas é melhor não tomar"
Creio ser interessante, todos conhecerem esse aspecto.
¡ Namastê !

Offline Marcus

• _________________
  • Administrador
  • Veterano
  • Popularidade: +36/-0
    • Kombucha Blog do Brasil
« Resposta #2 Online: 4 de Março de 2009, 14:00:07 »
Olá Osely,

Bem vinda ao Fórum.

Veja bem, eu recebi uma mensagem de uma grande amiga médica que me disse que o Kombucha não seria prejudicial para o fígado durante o processamento das toxinas, mesmo aqueles com hepatite e ou mesmo ex-alcoólicos, e que somente pessoas em crise aguda, com um quadro que exija o consumo mínimo de qualquer substância e com dieta hospitalar devem evitar consumir Kombucha. Veja o que ela escreveu:

"Problemas de fígado, depende. Para cirrose, acho até favorável , por conter ac. glicurônico, também sintetizado pelo fígado, vitaminas do compl. B e repor a flora intestinal, que sintetiza vitamina K, que é essencial na coagulação do sangue. Já em hepatites agudas, deve-se evitar, pois se recomenda apenas dieta branda. Após o quadro agudo, pode ajudar na recuperação."

Só não sei dizer se o Kombucha mais ou menos ácido seria mais adequado. Existe também a possibilidade de utilizar o Kombucha desdobrado em água ou algum líquido segundo o gosto da pessoa que vai utilizar. Outra possibilidade é o composto de Kombucha com outras plantas, frutas, verduras e legumes que são utilizados nos tratamentos curativos feitos com esses alimentos e plantas.

Já ví em vídeo e li sobre pessoas fazendo garrafadas com Kombucha (garrafadas são como panacéias, as mesmas utilizadas pelos primeiros cirurgiões barbeiros, que percorriam os países com suas carroças cheias dessas panacéias e que foram a semente da moderna medicina e farmacologia). Pode-se misturar com limão ou espinheira-santa (só sei o nome daqui de Minas), que contribui para cura de gastrites, com gengibre que é bom para as vias aéreas, com caqui ou kiwi que dizem ser muito bom para o fígado, por aí vai.

Existe uma dieta passada pelo médico ou ele passou somente os remédios?
Se você precisa de uma doação de Kombucha, entre na categoria Doações. Leia as mensagens do seu Estado ou País. Caso não encontre nenhuma mensagem ofertando colônias, escreva um novo tópico solicitando uma. Se conseguir, comunique ao fórum em uma nova mensagem.

Offline osely fernandes

• Associado
  • *
« Resposta #3 Online: 15 de Março de 2009, 19:25:01 »
Amigos, desculpem a ausencia..........Tenho corrido com meu marido. (Hepatite C)
Qto a pergunta que fiz, sobre o consumo de Kombucha e o fígado, não sei nada a respeito da opinião médica, pois meu infecto não sabe o que é Kombucha.Perguntei aqui, para saber se alguem tinha resposta para isso.
Ja incentivei minha colonia de novo, pois havia parado de consumir. Desde ja, muito obrigada
Osely

Offline Marcus

• _________________
  • Administrador
  • Veterano
  • Popularidade: +36/-0
    • Kombucha Blog do Brasil
« Resposta #4 Online: 15 de Março de 2009, 20:21:32 »
Melhoras para o seu marido, Osely. Espero que ele se fortaleça. E muita força para você!

Procurei mais informações sobre o uso de Kombucha para a recuperação de alcoólicos e outro aspecto interessante é que a bebida contém grande concentração de vitaminas do complexo B, o que pode ser muito útil na recuperação do figado.

Assim, simplificando, para aqueles que tem problemas de origem hepática, a recomendação é que se evite o uso do Kombucha durante as crises. O uso de Kombucha destilado em água, ou sucos, ou com a adição de outros elementos benéficos para o fígado é recomendável para a recuperação de dependentes do álcool e/ou de remédios, assim como é coadjuvante na recuperação de doentes com enfermidades hepáticas.

(num artigo do blog intitulado "Quem não deve beber?" me referi a possibilidade de percepção, por parte de um alcoólatra, da pequena quantidade de álcool presente na bebida pronta. Conversando com uma psiquiatra sobre o assunto fui informado que seria muito raro e incomum a percepção de tão pequena quantidade de álcool na bebida. Os mais preocupados e criteriosos devem ter o cuidado de destilar o Kombucha em água, sucos, ou outro. Mas o mais importante é que tive confirmado o fato de que pode e deve ser utilizado. É sempre bom estar atento e interromper o uso se for percebida qualquer alteração desagradável ou indesejável.)
« Última modificação: 25 de Março de 2010, 17:21:58 por Marcus »
Se você precisa de uma doação de Kombucha, entre na categoria Doações. Leia as mensagens do seu Estado ou País. Caso não encontre nenhuma mensagem ofertando colônias, escreva um novo tópico solicitando uma. Se conseguir, comunique ao fórum em uma nova mensagem.

Offline Cláudia

• Associado
  • *
  • Popularidade: +3/-0
« Resposta #5 Online: 20 de Março de 2009, 04:47:20 »
Osely,
Você não tem hepatite A no momento. Teve hepatite A, a qual não se cronifica como ocorre na hepatite C, ou na B. É uma virose de duração limitada.
Na fase aguda, não se deve beber kombucha. Uma vez recuperada completamente, é favorável, em pequenas doses, homeopáticas quase. Evitar o álcool, veneno para células hepáticas e neurônios.
O kombucha é um probiótico rico em nutrientes e vitamina B,ácido glicurônico, etc... e o álcool é mínimo,desprezível, ou homeopático. Faça a segunda fermentação, procure o PH correto, acrescente também gengibre, não deixe acidificar o paladar. Alcance um frisante. Tome gelado, a princípio uma vez ao dia, um copinho daqueles de licor. Bebidas saudáveis e deliciosas, respeitando-se as doses.
kombucha!

Offline osely fernandes

• Associado
  • *
« Resposta #6 Online: 21 de Março de 2009, 00:03:39 »
Claudia, gostei muito de sua resposta..............
Vc sabe se vou para o resto da vida, permanecer com a "marca" de hepatite A ou um dia isso vai sumir? Será como uma marca a fogo, que fica para sempre?????????????? ???
Qto ao kombucha, estou iniciando de novo minha produção. A 1ª que tirei, não gostei do gôsto. Coloquei nova "mãe" para produzir outro Kombucha. Vamos ver como ficará desta vez.
Abraços e um final de semana lindo, na graça e paz do SENHOR JESUS.

Osely :-*

Offline Cláudia

• Associado
  • *
  • Popularidade: +3/-0
« Resposta #7 Online: 23 de Março de 2009, 13:30:07 »
Cara Osely,

Sim, você fica com uma "marca" muito importante da hepatite A. A marca da sua imunidade, o teste de imunoglobulina G positivo. Isso quer dizer que você alcançou imunidade ao vírus A, ou seja, não será infectada por ele novamente. Já as funções hepáticas se recuperam completamente na grande maioria dos casos, sem sequelas como cirrose, por exemplo.
Já hepatite C  e alcoolismo, deixam graves sequelas como cirrose, e até tumores.

Cláudia.
kombucha!

Fórum Kombucha Blog do Brasil

« Resposta #7 Online: 23 de Março de 2009, 13:30:07 »