Autor Tópico: Mãe que derruba filha.  (Lida 6207 vezes)

Offline Pedro

• Experiente
  • Popularidade: +14/-0
Mãe que derruba filha.
« Online: 8 de Março de 2009, 21:57:02 »
Parece manchete de jornal sensacionalista.  ;)
No Tópico "Utensilios Metálicos" citei o fato até comum, de mãe que se desloca pelo vidro durante a fase de fermentação, desposicionando a filha em desenvolvimento. E saiu da posição da superficie do Dito... perdemos uma colonia. Ela vai continuar crescendo, porém irregular, às vezes em duas camadas, e finas, pois normalmente essa agressão ocorre nos 3º ou 4º dia, ou seja, não dá tempo de ganhar espessura novamente.
Quando estamos iniciando a carreira de criador de Kombucha, nos preocupamos em não perder nenhuma nova cultura, nenhuma nova filha, pois "precisamos" aumentar nosso estoque de colonias reserva. Eu tinha esse desespero, queria ter muitas colonias disponíveis. Que foram parar num vidro dentro da geladeira.
Os iniciantes não devem ter essa preocupação. A não ser que estejam com projetos de produção de Kombucha em quantidade, familia numerosa por exemplo, lembrem que, da 1ª colonia vão obter 2. Com essas 2 se colocadas em 2 vidros vamos obter 4 colonias. Se fizermos 4 vidros, como eu fiz .... chega, chega de colonia!  :o
Minha esposa já avisou, precisamos comprar outra geladeira.   ::)
¡ Namastê !

Offline Marcus

• _________________
  • Administrador
  • Veterano
  • Popularidade: +36/-0
    • Kombucha Blog do Brasil
Re: Mãe que derruba filha.
« Resposta #1 Online: 9 de Março de 2009, 12:09:47 »
Interessante observação sobre o deslocamento da colônia. Não sei o que significa Dito.

Já havia percebido que ela por vezes desce e se instala no fundo do recipiente no início da fermentação. Também jé percebi isso ocorrer depois de um ou dois dias. Não há uma regra, mas na maioria das vezes a colônia sobe. Isso a meu ver indica que a fermentação está ok. Não sei se a associação esta correta, mas já ocorreu de eu esquecer de colocar açúcar no chá e ela quase não se desenvolveu e ficou no fundo. Ja vi a colônia subir na vertical, mais de uma vez, e "entra" dentro da outra colônia em formação, ficando parecida com um T.

Existem fermentações que eu utilizo 2 colônias ou mais, dependendo do tamanho das mesmas. Nesses casos, geralmente uma só colônia afunda no início da fermentação. Ocorre o mesmo de uma forma diferente: geralmente uma delas empurra a outra para cima, formando um filhote mais homogêneo - não sei se é esse o seu objetivo.

Se for o seu objetivo a formação de uma colônia bastante lisa e homogênea, isso é possível com uma receita muito simples: faça uma porção de chá-verde (o chá-preto produz colônias mais coradas) com 50% a mais de açúcar (algo em torno de 150g de açúcar para um litro de chá verde). Você pode fazer um litro ou mais, mas utilize somente 1/2 litro. O restante utilize como comida para as colônias que estão armazenadas na geladeira. Coloque uns 200mls de Kombucha pronto. Coloque numa vasilha no formato que você desejar que fique a colônia.Você pode fermentar essa cultura num recipiente retangular como um aquário, ou redondo como uma bacia de plástico, ou outro. Depois é só deixar em repouso, lugar tranquilo, bem tampada, por uns 20 dias. Fica muito bonita, bem clara e com uma aparência muito saudável.

Mesmo gostando muito de ver uma colônia tão bonita eu não poderia afirmar se é de fato importante, melhor ou pior essa colônia para a fermentação. Já li que o uso dos resíduos, aquela formação muito grossa que se faz presente no fundo do recipiente principalmente aquele reutilizado sem lavar durante algumas fermentações, acentua a formação das colônias (também é comum essa prática e não há nada de errado, você pode utilizar o mesmo recipiente sem lavar com água fervendo durante algumas vezes, talvez umas 5 ou 10). É um tema para se pesquisar no futuro.

Sobre a grande produção de colônias, deveríamos procurar um laboratório de cosméticos. ;) Aparentemente os produtos cosméticos com Kombucha em sua fórmula estão bastante populares e tem obtido bons resultados. Será que dá pra fazer um bom dinheiro? ;D

Já fiz foi picar e dar para o meu cachorro comer - deu certo por um bom tempo, mas depois ele enjoou de comer colônias. Eu já joguei fora no lixo dentro de sacos plásticos. Já deixei secar - mas ficou preta e muito feia, não sei se fiz certo. Creme para a pele, depois é jogado fora. Para alívio de queimaduras, depois é jogado fora. Muitas outras...

A solução:

Doações!!! Doe as suas colônias!!
« Última modificação: 15 de Março de 2009, 20:22:48 por Marcus »
Se você precisa de uma doação de Kombucha, entre na categoria Doações. Leia as mensagens do seu Estado ou País. Caso não encontre nenhuma mensagem ofertando colônias, escreva um novo tópico solicitando uma. Se conseguir, comunique ao fórum em uma nova mensagem.

Offline Pedro

• Experiente
  • Popularidade: +14/-0
« Resposta #2 Online: 7 de Junho de 2009, 15:38:19 »
O comportamento de sobe e desce das colonias, sempre foi motivo de estudo em minhas experiencias.

Oi Pedro!
.....Creio que esta acontecendo mesmo à rebeldia da colônia, pois ela estava no fundo foi subindo bem devagar......

Cismei um dia, de "segurar" a colonia lá embaixo, ou pelo menos a meia altura no vidro, de modo a não perturbar o desenvolvimento da filha em desenvolvimento.
A colonia que pode ser vista na foto abaixo, já tinha dado um tombo em outra filha em desenvolvimento. Confesso que fiquei no dia, com raiva dela.  >:(  Não deveria ter ficado, afinal era eu que estava tentando forçar a natureza (rebelde) dela.
Pensei em pendurar um peso nela, evitando assim sua subida para a superficie. Coitadinha dela  :'(
Amarrei no centro de seu diâmetro, com fio fino de nylon desses de pescar, um peso. Uma xicara de porcelana. Não lembrei que, os corpos sólidos dentro de líquido, tem seu peso específico modificado.
Coloquei colonia e peso para dentro de um vidro pequeno, desses que utilizo para testes ou desenvolvimento de doação. E durante o 1º dia ela esteve no fundo do vidro.
Mas olhem o que encontrei no 2º dia  :o  Não teve jeito, tirei o peso, pedi desculpas e devolvi para o vidro.

« Última modificação: 7 de Junho de 2009, 15:46:44 por Pedro »
¡ Namastê !

Offline Kakisantos

• Membro Regular
  • **
  • Popularidade: +1/-0
« Resposta #3 Online: 8 de Junho de 2009, 12:39:31 »
Tenho acompanhado suas experiências e confesso que também faço muitas experiências, também tenho inquietudes com questões de ética e respeito à criação Divina, principalmente os seres vivos.

Sempre falo ao meu filho (Isaac) “O maior bem que o ser pode ter chama-se Liberdade, lembre-se que saúde é parte da Liberdade”.

Às vezes lembro-me de um pensamento de um Filosofo:
“Do rio que tudo arrasta, se diz violento, mas ninguém diz violentas as margens que o comprimem” .

Às vezes chegamos a um lugar e achamos que podemos modificar tudo, muitas vezes pioramos muito as coisas e nos damos conta que a Natureza é sabia, logo somente observando muito e experimentando cuidadosamente conseguimos modificar/evoluir um pouquinho e nos damos conta da grandeza do nosso mundo e como somos pequenino .

Finalmente gostaria de dizer que li seu experimento referente à "Estufa" (lampada para aumentar a temperatura) e também fiz uma e quando tiver tempo falarei sobre meus resultados.

Pedro meu comentário é muito mais no sentido de incentivar as idéias. Chamo a atenção para o fato de que somente saberemos se são boas depois de colhermos os resultados.

Saudações Turma!
« Última modificação: 8 de Junho de 2009, 12:41:44 por Kakisantos »

Offline Karla Rocha

• Membro Regular
  • **
  • Popularidade: +0/-0
Re:Mãe que derruba filha.
« Resposta #4 Online: 18 de Fevereiro de 2016, 13:05:30 »
Eu recebi meu kombuchá ontem e ele estava na horizontal, depois na vertical e agora se precipitou no fundo? Ele vai morrer? Coloquei meia xícara de açúcar mascavo, preciso por mais?

Offline Marcus

• _________________
  • Administrador
  • Veterano
  • Popularidade: +36/-0
    • Kombucha Blog do Brasil
« Resposta #5 Online: 18 de Fevereiro de 2016, 15:24:31 »
Oi Karla Rocha,

Fique tranquila. É normal ir para o fundo.

Já discutimos muitas vezes sobre o uso do açúcar mascavo. Quem te passou a receita para o desenvolvimento da colônia aparentemente não sabe disso. Embora muitas pessoas acreditem e até mesmo afirmem que a colônia tem o desenvolvimento normal quando utilizamos açúcar mascavo, pessoalmente já tentei mais de 10 vezes e NUNCA consegui realizar uma cultura com mascavo. Mas tem gente que insiste, devem estar bebendo algo diferente e docinho mas não é Kombucha da forma como conheço. Ainda dá tempo de salvar sua colônia trocando o açúcar.

Leia Posso fazer Kombucha utilizando mascavo?

Boa sorte!

Marcus
Se você precisa de uma doação de Kombucha, entre na categoria Doações. Leia as mensagens do seu Estado ou País. Caso não encontre nenhuma mensagem ofertando colônias, escreva um novo tópico solicitando uma. Se conseguir, comunique ao fórum em uma nova mensagem.

Fórum Kombucha Blog do Brasil

« Resposta #5 Online: 18 de Fevereiro de 2016, 15:24:31 »