Autor Tópico: Outra opção para guardar as colonias  (Lida 4220 vezes)

Offline Pedro

• Experiente
  • Popularidade: +14/-0
Outra opção para guardar as colonias
« Online: 12 de Março de 2009, 02:34:38 »
Em tópico anterior, "Entidade que receba doação", toquei no assunto Onde guardar as colônias
Neste endereço nos é explicado o método de guardar na geladeira.
Como minha velocidade de doação é menor do que a de produção, e não obtendo autorização de avançar em maior espaço de nossa geladeira, com medo de um resultado negativo, me atrevi a tentar outra maneira de guardar colonias a espera de doação.
Simplesmente deixei fora da geladeira. Para teste (para ver o resultado) coloquei 6 colonias das boas, num pote de vidro de 2 litros, de baixa altura porém com o mesmo diametro dos potes de 3 litros que uso para produção normal. Utilizo vidros como o que pode ser visto na foto que pode aqui ser encontrada. Veja "Quinto passo:"
A intenção de usar o mesmo diametro de vidro, foi poder acomodar as colonias sem que ficassem dobradas ou mal posicionadas. E realmente ficaram na horizontal, uma sobre a outra, por todos os dias em que ficaram no vidro.
Não tinha a intenção de reproduzir uma nova colonia, apenas guardar as que já tinha, por isso deixei com apenas uns 4 dedos de chá, acima da camada de colonias.
Deu certo, com os seguintes aspectos a observar:
1º Após 20 dias, ganhei uma nova super-colonia  :o com 2,5 cm de espessura e diametro do vidro (14 cm) não pesei, deveria ter feito isso, como conhecimento,
2º Não tendo outras (aquelas da geladeira) teria sido triste interromper o crescimento da super, para uma possivel doação no meio do processo.
« Última modificação: 12 de Março de 2009, 12:48:25 por Pedro »
¡ Namastê !

Offline Marcus

• _________________
  • Administrador
  • Veterano
  • Popularidade: +36/-0
    • Kombucha Blog do Brasil
Re: Outra opção para guardar as colonias
« Resposta #1 Online: 15 de Março de 2009, 19:56:15 »
Existe essa possibilidade. A colônia é extremamente resistente.

Conheci uma pessoa que guarda a sua cultura numa vasilha de barro, de mais ou menos uns 30 cm de diâmetro e com altura de uns 10 cm. A cultura permanece lá durante meses, até que ela utiliza para uma fermentação. A cultura logicamente fica enorme, muito ácida porque não é renovado constantemente o seu alimento (chá e açúcar). É surpreendente que assim a colônia sobreviva, mas é um fato. Fica com a parte de cima ressecada, coberta somente por um pano solto, sem amarrar. Mas está lá, forte, apta. Acredito que para se fazer uma nova fermentação seja retirada uma parte mais úmida da bebida, talvez a parte de baixo ou do meio.

Existem também uma técnica conhecida como Fermentação Contínua que utiliza semelhante procedimento. Já li que é um método de fermentação praticado em algumas regiões do oriente. Não me recordo onde li a respeito, mas o relato fala que em algumas regiões é cultivado numa enorme panela de barro, com capacidade para mais de 50 litros. A princípio a panela é cheia com chá bem doce e é colocada uma pequena colônia de Kombucha. Após alguns dias inicia-se o ritual diário de retirada um ou mais litros da bebida pronta. O volume retirado é reposto com chá doce. Assim cria-se um processo contínuo de fermentação e há a possibilidade de manutenção da colônia em plena regeneração e vitalidade. A colônia vai crescendo com o passar das semanas, talvez meses, até tomar totalmente o espaço da panela com o seu volume. Antes que isso ocorra é retirada uma parte ou a mesmo a totalidade da cultura. Não me lembro com certeza, mas acho que somente nessas ocasiões a panela é lavada. Pessoalmente tentei esse processo com um volume bem menor, mas achei que a bebida estava ficando muito ácida. Será que um 'pote' tão grande e por ser de barro traria características diferentes, singulares à fermentação? É o que parece. Também interessante é o fato de não precisar de geladeira o que permitiu e ainda permite o cultivo nas mais diversas regiões, em diversas épocas.

Você está colocando as colônias em um pote com a boca tampada com um pano e amarrado, não? Isso pode ser um fator determinante. Será que guardando as colônias em um pote lacrado, sem ar, seria diferente o tempo da fermentação, a espessura da colônia formada (a super)?

Esse pode ser o tema de um novo tópico, seria interessante se alguém tentasse: Fermentação Contínua.
Se você precisa de uma doação de Kombucha, entre na categoria Doações. Leia as mensagens do seu Estado ou País. Caso não encontre nenhuma mensagem ofertando colônias, escreva um novo tópico solicitando uma. Se conseguir, comunique ao fórum em uma nova mensagem.

Offline Pedro

• Experiente
  • Popularidade: +14/-0
« Resposta #2 Online: 15 de Março de 2009, 23:34:32 »
Você está colocando as colônias em um pote com a boca tampada com um pano e amarrado...?... Será que guardando as colônias em um pote lacrado, sem ar, seria diferente o tempo da fermentação, a espessura da colônia formada...?
Sim, tampo o pote do mesmo modo que faço com os potes de produção. Fiz isso, por medo de tampar de um modo mais "radical" ou seja, vedar, sem permitir a entrada de ar. Achei que isso poderia prejudicar as colonias guardadas.
Não tinha a intenção, nem queria reproduzir outra colonia, estou com dificuldade de espaço, mesmo doando.
¡ Namastê !

Offline Marcus

• _________________
  • Administrador
  • Veterano
  • Popularidade: +36/-0
    • Kombucha Blog do Brasil
« Resposta #3 Online: 15 de Março de 2009, 23:49:07 »
Então Pedro, quando puder faça o teste, já que o espaço está pouco e tem colônias sobrando. Eu acho que ela vai produzir muito gás. Se a tampa ou o vidro não forem suficientemente fortes, podem estourar!. Seria interessante tentar com duas colônias iguais, vidros iguais.

Outra coisa: poderíamos conseguir uma forma de distribuir as colônias por SEDEX mesmo.
Talvez enviando por motoboy até o correio em embalagem de plástico, dentro de uma caixa de papelão, via SEDEX. Se o tempo de permanência da colônia dentro da embalagem não for superior a 5 dias, acredito que ficará tudo bem. O mais importante é garantir que a colônia não sofra contaminação. Já li que algumas pessoas enviam em embalagens de leite tipo tetrapak. Não sei sei isso seria uma boa idéia. Outra método seria enviar numa vasilha dessas de conservar alimentos, dentro de uma caixa, via SEDEX. O custo disso logicamente seria passado para a pessoa que pede a doação. Assim facilita bastante e pode ser uma boa solução.
Se você precisa de uma doação de Kombucha, entre na categoria Doações. Leia as mensagens do seu Estado ou País. Caso não encontre nenhuma mensagem ofertando colônias, escreva um novo tópico solicitando uma. Se conseguir, comunique ao fórum em uma nova mensagem.

Fórum Kombucha Blog do Brasil

« Resposta #3 Online: 15 de Março de 2009, 23:49:07 »