Autor Tópico: Porque não posso usar mel para fazer Kombucha?  (Lida 4966 vezes)

Offline Campello

• Membro Regular
  • **
  • Popularidade: +5/-0
    • ArquivoAnexo.com
Porque não posso usar mel para fazer Kombucha?
« Online: 15 de Março de 2009, 19:55:38 »
Porque dizem que não é bom fazer Kombucha com mel? Também falam que não é bom usar açúcar mascavo.

Offline Marcus

• _________________
  • Administrador
  • Veterano
  • Popularidade: +36/-0
    • Kombucha Blog do Brasil
Re: Porque não posso usar mel para fazer Kombucha?
« Resposta #1 Online: 15 de Março de 2009, 22:43:12 »
Olá Campello, que bom tê-lo online!

Bem, para iniciar o raciocínio segue uma breve descrição das propriedades do mel. Através desses compostos poderemos vislumbrar qual poderia ser o motivo da convivência difícil entre esses dois produtos naturais, benéficos, mas que, no entanto, podem ter características quase opostas.

"Além de ser utilizado como adoçante, o mel sempre foi reconhecido devido às suas propriedades terapêuticas. De um modo geral, o mel é constituído, na sua maior parte (cerca de 75%), por hidratos de carbono, nomeadamente por açúcares simples (glicose e frutose). O mel é também composto por água (cerca de 20%), por minerais (cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio, entre outros), por cerca de metade dos aminoácidos existentes, por ácidos orgânicos (ácido acético, ácido cítrico, entre outros) e por vitaminas do complexo B, por vitamina C, D e E. O mel possui ainda um teor considerável de antioxidantes (flavonóides e fenólicos).
[...] O mel é também usado externamente devido às suas propriedades antimicrobianas e anti-sépticas. Assim, o mel ajuda a cicatrizar e a prevenir infecções em feridas ou queimaduras superficiais. O mel é também utilizado largamente na cosmética (cremes, máscaras de limpeza facial, tônicos, etc.) devido às suas qualidades adstringentes e suavizantes."

Esse texto foi retirado da Wikipédia em português, verbete Mel [link para o artigo]

Bem, com base nessas informações podemos perceber que o Mel mais se assemelha a um antibiótico em função de suas propriedades antimicrobianas. O Kombucha é sabidamente um probiótico. Não sei se essa relação é boa para a colônia, não sei se o resultado final pode ser determinado por esse fator, mas é um dado muito interessante e poderia ser pesquisado.

O Mel é composto (75%) por açúcar em sua forma mais pura, e é desse açúcar que o Kombucha se alimenta em alguns casos nos quais é utilizado na fermentação. Existem muitos relatos na Internet de pessoas que utilizam o mel para produzir Kombucha.

Outro ponto que algumas pessoas levam em consideração é a presença de metais na composição do mel. Também não sei se isso seria um fator determinante, somente alguns testes muito específicos, acredito, poderiam trazer alguma resposta.

Enfim, não é fácil determinar se é bom o uso do mel como alimento para a colônia ou para a fermentação do Kombucha. O que se percebe é que a colônia se desenvolve menos. No futuro pretendo realizar alguns testes fermentando o chá adoçado com mel, estévia, mascavo, etc. Se os fizer, volto aqui para publicar os resultados.
« Última modificação: 15 de Março de 2009, 22:48:05 por Marcus »
Se você precisa de uma doação de Kombucha, entre na categoria Doações. Leia as mensagens do seu Estado ou País. Caso não encontre nenhuma mensagem ofertando colônias, escreva um novo tópico solicitando uma. Se conseguir, comunique ao fórum em uma nova mensagem.

Offline Pedro

• Experiente
  • Popularidade: +14/-0
Re: Porque não posso usar mel para fazer Kombucha?
« Resposta #2 Online: 8 de Maio de 2009, 22:15:46 »
Vejam outro ponto de vista, do porque não se deve fazer uso de mel, no preparo do Kombucha.
Referencia: FAQ em Espanhol do site elguero.com.mx

Pergunta 2.4 da FAQ com a explicação dada.
"Pode ser utilizado mel para elaborar Kombucha?
Não se recomenda utilizar mel na elaboração de Kombucha devido a suas propriedades antibióticas/anti-sépticas. O mel contem H2O2 (peróxido de hidrogênio). É ruim para o cultivo de Kombucha porque pode matar as bactérias e a levedura.
O H2O2 é utilizado como desinfetante.
Outra razão para não utilizar mel, é porque o mel produz seu próprio tipo de fermentação que afetará o processo de fermentação do cultivo de Kombucha, e os resultados serão alterados. É melhor utilizar açúcar branco porque o cultivo de Kombucha o prefere e o resultado será uma melhor fermentação."

¡ Namastê !

Offline juliusfortes

• Associado
  • *
  • Popularidade: +0/-0
Re:Porque não posso usar mel para fazer Kombucha?
« Resposta #3 Online: 21 de Fevereiro de 2016, 19:53:19 »
Não seria melhor usar açucar orgânico ?

Offline Karla Rocha

• Membro Regular
  • **
  • Popularidade: +0/-0
« Resposta #4 Online: 24 de Fevereiro de 2016, 00:41:19 »
Eu conheço duas pessoas que usam mel no Kombucha e não mataram ele...

Offline Marcus

• _________________
  • Administrador
  • Veterano
  • Popularidade: +36/-0
    • Kombucha Blog do Brasil
« Resposta #5 Online: 24 de Fevereiro de 2016, 11:57:38 »
Nesses casos, é sempre pessoal. Cada um acredite, por favor, no que achar melhor. Os testes com mel, mascavo, açúcares diversos e com o açúcar refinado foram feitos e os resultados estão expostos em nossas discussões no fórum. Francamente, não vejo necessidade de prolongar esse assunto. A conclusão que chegamos é: o que a colônia gosta mais como alimento, o que a mantém mais forte e com aspecto mais vigoroso é o pior açúcar para algumas pessoas, isso é, o açúcar refinado. É uma opinião baseada em testes. Fiz os testes. Faça-os também!

Já vi algumas pessoas que são macrobióticas 'radicais', que tem a aparência de doente, pálidas e frágeis, sempre com desculpas para não fazer esportes, não bebem, não fumam e acreditam cegamente que os alimentos que consomem são mais saudáveis do que os 'não-macrô' comem. Alegam que o aspecto saudável de alguns 'não-macrô' de fato é gordura, doença e que está se preparando para uma morte mais rápida. É um ponto de vista. Se você prefere a sua colônia com aspecto de 'macrobiótico radical', use os produtos indicados pelas suas práticas.

De fato você pode utilizar o que quiser.

Quem vai comer a substância para sua nutrição é a colônia. Você vai utilizar o produto final, sem a substância que foi utilizada para nutrição da colônia. É bom saber também que, normalmente, você não vai comer a colônia e sim beber o líquido que é o resultado final da transformação do chá, da 'digestão' da colônia. Não deve haver muito mel ou açúcares na bebida final, senão o que você produziu não é mais que chá adoçado, que é bom para a sua saúde mas não é Kombucha. Ok?

(aliás, não entendo absolutamente o medo do açúcar refinado...)
Se você precisa de uma doação de Kombucha, entre na categoria Doações. Leia as mensagens do seu Estado ou País. Caso não encontre nenhuma mensagem ofertando colônias, escreva um novo tópico solicitando uma. Se conseguir, comunique ao fórum em uma nova mensagem.

Fórum Kombucha Blog do Brasil

« Resposta #5 Online: 24 de Fevereiro de 2016, 11:57:38 »