Autor Tópico: Colónia que não se reproduziu  (Lida 3072 vezes)

Offline WANDRÉ

• Associado
  • *
  • Popularidade: +0/-0
Colónia que não se reproduziu
« Online: 18 de Janeiro de 2014, 00:57:46 »
Olá,
Pesquisei nos tópicos e também no blog e não encontrei nada referente ao acontecido com o meu processo de fermentação,que é o primeiro.Segui orientações distintas da maioria que se encontram no blog e também utilizando as condições que tive na ocasião.
Utilizei 10 saches de chá preto em 1 litro de água com 2 xícaras de açúcar. O.O processo foi deixar a água entrar em estado de fervura,apagar o fogo,colocar os saches,deixar em infusão e ao esfriar,retirei os saquinhos e em recipiente de vidro, coloquei-o junto a colónia que recém tinha recebido(no mesmo dia).Tampei com um papel toalha e amarrei.Ficou por 14 dias dentro do armário,abrigado da luz e sem ser mexido.
Bem,a questão é que diferente do esperado, a colónia permaneceu no mesmo formato do recipiente anterior(da vasilha em que o doador retirou) e não reproduziu,surgiu apenas uma espécie de cordão com características semelhantes a da colónia.E também, o chá ficou turvo,meio terroso, como suco de tamarindo.
O clima daqui é de cerrado total:quente e seco.
Outro aspecto foi que ao lado dele,no mesmo compartimento do armário,eu cultivo Kefir.
Agradeço a qualquer informação que alguém puder me passar.

Offline Marcus

• _________________
  • Administrador
  • Veterano
  • Popularidade: +36/-0
    • Kombucha Blog do Brasil
Re:Colónia que não se reproduziu
« Resposta #1 Online: 21 de Janeiro de 2014, 15:14:22 »
Olá Wandré,

Aparentemente, podem ter ocorrido dois problemas: 1) a colônia original era velha ou fraca; 2) o procedimento para a fermentação prejudicou o desenvolvimento normal da colônia.

Se a sua colônia atual está fraca não se desenvolverá. Nesse caso a única solução é conseguir outra colônia.

Numa última tentativa, você poderia fazer um chá bem doce, de acordo com a Receita Clássica, e tentar as técnicas descritas em "Como produzir uma Colônia".

Dê uma lida em "Colônias estão ficando fininhas", "Quantidade de chá na fermentação", "O preparo para a Fermetação - Ilustrado".

Provavelmente a colônia original é o problema. Quando utilizamos muitas vezes as colônias para produzir Kombucha, elas perdem o poder de reprodução. Uma colônia filhote nunca utilizada é o tipo de colônia mais forte, geralmente. Se essa colônia não for mantida em condições ideais de armazenamento (na geladeira, em chá doce) pode se enfraquecer. Se você recebeu uma colônia antiga, já bastante utilizada, e/ou se o líquido na qual está conservada estiver muito avinagrado, ela terá dificuldades numa nova reprodução. Normalmente, uma colônia nova tem a sua coloração clara, mais transparente e uma colônia mais antiga, ou muito utilizada, tem a sua coloração mais escura, próximo de um marrom claro, talvez até um marrom médio.

Acho que o chá ficou muito forte - 10 saquinhos para um litro de água gera um chá com o sabor muito intenso. Nunca tentei isso e não saberia precisar o que pode ocorrer, mas pode ter sido uma das causas da má formação da nova colônia. Também acho recomendável ferver a água, inserir os saquinhos, deixar por um ou dois minutos no máximo e retirar. Deixar o chá resfriar de preferência coberto porque se trata de um chá doce e pode atrair insetos.

Porque utilizou papel toalha? porque colocou as colônias em fermentação aeróbica dentro de um armário? ela precisa de ar em movimento para trocar com maior facilidade. Alguns autores falam que a privação total da luz pode ser prejudicial também.

O chá resultante ficou ruim, despreze. As características desejadas na bebida pronta são muito diversas disso. Você encontra nos artigos sobre o assunto aqui no Fórum ou no Blog. Pesquise um pouco mais, leia muito mais. Boa sorte!

Obrigado pelo interesse em nosso fórum.
Se você precisa de uma doação de Kombucha, entre na categoria Doações. Leia as mensagens do seu Estado ou País. Caso não encontre nenhuma mensagem ofertando colônias, escreva um novo tópico solicitando uma. Se conseguir, comunique ao fórum em uma nova mensagem.

Offline Máh

• Membro Regular
  • **
  • Popularidade: +0/-0
« Resposta #2 Online: 29 de Março de 2017, 12:44:18 »
Olá, com relação ao seu comentário de que privação de luz pode ser prejudicial ao desenvolvimento da colônia, sabe dizer quais os locais ideais para que esta se desenvolva? Tirei a minha do armário pq estava dando mofo.
Obrigada.

Fórum Kombucha Blog do Brasil

« Resposta #2 Online: 29 de Março de 2017, 12:44:18 »