Autor Tópico: Embalagem para envio por SEDEX  (Lida 4279 vezes)

Offline Pedro

• Experiente
  • Popularidade: +14/-0
Embalagem para envio por SEDEX
« Online: 16 de Março de 2009, 03:04:40 »
Pensando em resistencia e menor peso, tenho feito minhas embalagens para quando envio por SEDEX como descrito abaixo.

MATERIAIS:
3 sacos plásticos, desses de guardar alimentos em frezer,
1 caixa de leite do tipo tetrapack (muito bem lavada),
Placas de isopor com no mínimo 2 cm de espessura,
Papel de embrulho grosso,
Fita adesiva larga.

PREPARO:
º Dou um nó cego bem apertado, no fundo de cada saco. Normalmente esses sacos tem uma costura eletronica que pode abrir pelo caminho. Com o nó eliminamos o problema.
º Coloco um saco plástico dentro da caixa de leite, deposito a colonia dentro do saco, e preencho com Kombucha quase até completar o volume da caixa. Este procedimento tem a finalidade de "medir" quanto cabe na caixa, deixando o mínimo espaço vazio possível dentro da caixa. Mas não encho totalmente, pois vamos ter de tirar da caixa para os passos seguintes, e se totalmente cheia, depois não entra de novo na caixa.
º Tiro esse saco da caixa (com a colonia dentro) procuro retirar o ar contido dentro do saco ( * )  dando outro nó cego (bem apertado) no outro extremo do saco.
º Coloco esse saco com a colonia dentro de outro saco. Retiro o ar. Dou outro nó cego no outro extremo do saco.
º Coloco tudo isso dentro do 3º saco, e antes do nó, deposito dentro da caixa de leite. Procuro tirar o ar e dou o nó. Se vc colocou muito líquido no 1º saco, poderá dar um trabalhinho extra para "convidar" tudo isso a entrar na caixa.
º Com a fita adesiva, fecho a caixa.
.......*
º "Abraço" a caixa com placas de isopor cortadas o mais justo possível para evitar que a caixa fique solta lá dentro.
º Embrulho com o papel grosso e fixo com fita adesiva.
.......*
E ahi mando e .... rezo.

( * ) Nesse momento, aplico Reiki em meus filinhos e despeço deles  :-*

¡ Namastê !

Offline Marcus

• _________________
  • Administrador
  • Veterano
  • Popularidade: +36/-0
    • Kombucha Blog do Brasil
Re: Embalagem para envio por SEDEX
« Resposta #1 Online: 16 de Março de 2009, 04:20:25 »
Eu gostei do método que você está utilizando. Mas se me permite, observei alguns detalhes.

Acho que alguns aspectos além dos que você nota e descreve, muito detalhadamente, tem que ser observados:

• A colônia vai continuar sua expansão, logo, seria interessante deixar espaço para alguma expansão nas embalagens visando não obstruir o gás que irá se desprender;
  • A colônia precisa respirar, o que deve ser providenciado;
  • Se ela for colocada em contato com algum tipo de enchimento, pode resolver o problema da expansão. Existem enchimentos, a exemplo daqueles enchimentos a base de extrusão de polímeros de PET (utilizados em bonecas, bancos de carro, enchimentos diversos - podemos ver nesse site, de um amigo que vende tais produtos) e que tem como características: não ser tóxico; não ser ambiente adequado para desenvolvimento de fungos, de mofo, de ácaros; pode ser encontrado com certa facilidade notadamente em lojas de materiais para artesanato e tem um baixo custo.
  • Acho que nesse ponto percebemos uma dificuldade: precisamos de um ambiente que não seja contaminável e ao mesmo tempo possa ter alguma abertura par ao exterior, uma forma de impedir que a expansão rompa a embalagem expondo assim a colônia a uma possível contaminação no ambiente não adequado do estoque dos Correios.
  • Não sei se o Correio possui atualmente um serviço específico para transporte e entrega de alimentos. Também não sei se esse serviço existe, mesmo realizado por outras empresas.

Assim sendo, fiquei tentando imaginar uma embalagem que pudesse conter tais características, e elaborei o seguinte:

• Colocando uma colônia dentro de um saco plástico grande (20 cm aprox.), com espaço para expandir e com um nó lacrando a boca, com 20 ml de kombucha somente.
  • Depois dentro de uma garrafa tipo Pet de 1 litro, amassada de forma a retirar o ar e permitir uma futura expansão, e logo depois bem tampada.
  • Depois colocaríamos dentro de uma caixa dessas de papelão com algum tipo de enchimento, como esse ao qual me refiro mais acima, feitos a partir da reciclagem dos polímeros PET.
  • Finalmente selamos a caixa com alguma fita adesiva de modo a impedir que se abra mesmo com algum tranco.

Acho que assim deve resolver, mas só testando mesmo para se assegurar do resultado. Posso tentar te enviar uma colônia assim e fotografamos no envio e depois da entrega, depois publicamos, o que acha?
« Última modificação: 16 de Março de 2009, 16:01:15 por Marcus »
Se você precisa de uma doação de Kombucha, entre na categoria Doações. Leia as mensagens do seu Estado ou País. Caso não encontre nenhuma mensagem ofertando colônias, escreva um novo tópico solicitando uma. Se conseguir, comunique ao fórum em uma nova mensagem.

Fórum Kombucha Blog do Brasil

Re: Embalagem para envio por SEDEX
« Resposta #1 Online: 16 de Março de 2009, 04:20:25 »