Autor Tópico: Segunda fermentação  (Lida 26667 vezes)

Offline Luz da Natureza

  • Associado
  • *
  • Mensagens: 4
  • Popularidade: +0/-0
Re: Segunda fermentação
« Resposta #30 Online: 24 de Março de 2018, 17:58:03 »
Bom dia, Marcus. Depois de quanto tempo a garrafa estufou como vemos na foto? Aqui no Acre, são dois dias pra que ela fique assim. Pergunto porque me parece que devo reduzir o tempo da 2ª fermentação. Depois de 5 dias a PET está absurdamente deformada (me desculpe não ter tirado a foto), e mesmo gelando por algumas horas antes de servir, não foi fácil conter a grande quantidade enorme de gás. A textura e sabor da kombuchá lembraram uma cerveja, até mesmo a espuma dela parecia a de um chopp. Usei polpa de abacaxi nessa segunda fermentação, 20% de polpa e o resto de kombuchá. 

Bem, nesse caso eu realmente me referia a garrafas PET de 2 litros ou mais. Nessas menores, de refrigerante principalmente, você não deve mesmo notar significativa alteração no formato. Mas se reparar e/ou comparar com outra garrafa que você colocou recentemente, notará a diferença.

De fato eu já deixei uma garrafa com PET por uns 2 meses (esquecida) fora da geladeira e a bebida ficou muito ácida, quase virou vinagre. Se não estivesse lacrada, acredito que teria se transformado em vinagre ou até mesmo se estragado. Não sei se o paladar frisante se sustentaria depois de um tempo, afinal essa garrafa ficou com um sabor muito acentuado de vinagre. Para meu gosto, o sabor frisante adquirido até o 10º dia de fermentação é que produziu os melhores resultados. Não experimentei deixar mais tempo.

Anexo estão fotos do fenômeno. A garrafa com o líquido mais claro é chá verde, a outra chá preto. A de chá verde (esquerda) estava com 10 dias e pode-se notar que está inchada e já tem espaço entre a tampa e o líquido mesmo eu tendo enchido até o limite, e a outra com 4 dias. Em ambas se nota a formação de colônias, inclusive com muitas partes já mortas ou quase (pequenos fragmentos em marrom, presentes também durante a primeira fermentação). Repare que eu não me preocupo se a garrafa está totalmente cheia. O resultado: não notei diferença significativa, só que quanto mais ar dentro da garrafa o tempo da segunda fermentação deve ser menor, porque aparentemente se torna ácida mais rapidamente - quanto à gaseificação não notei diferença significativa. Repare como a tampa da garrafa está estufada e a própria garrafa fica lisa de tão inchada.

(tenho um texto pronto para colocar no Blog sobre a segunda fermentação, criei esse texto a mais de 4 meses, mas falta resolver um problema: tem um vídeo demostrando a abertura dessa garrafa de 2 litros e meio, é muito interessante, mas é grande, tenho que tentar conseguir um formato adequado. Assim que estiver no ar vou atualizar esse fórum com o link)
(ATUALIZAÇÃO - 28 Março de 2009 - artigo publicado no blog sob o título Segunda fermentação)

Fórum Kombucha Blog do Brasil

Re: Segunda fermentação
« Resposta #30 Online: 24 de Março de 2018, 17:58:03 »