Kombucha - debates > Assunto: O preparo do Kombucha

Colônias estao ficando fininhas.

(1/3) > >>

Soares:
Quando coloco a colonia para descansar depois de cinco dias eu vou olhar e ela ta la fininha.Nem sei mais o que fazer.
Segui a receita igual fala la no site. Fiz tudo que ta escrito e a colonia ainda ta ficando muito fininha,

Alguem pode me ajuda? ja é a terceira vez que acontece e to com medo de morrer a colonia mae.

Marcus:
Olá Soares,

Alguns motivos podem levar a colônia a se desenvolver de forma mais lenta ou mesmo não se desenvolver além de uma fina camada. O ideal é você tentar identificar se um desses detalhes pode estar errado:


* A água - você deve se assegurar que a água utilizada é de qualidade. Em alguns casos, apesar de utilizar água de galão, mineral, essa pode estar adulterada, fato infelizmente comum no Brasil. Tente trocar o fornecedor, a marca. Lembrando que água contendo cloro afeta negativamente a fermentação;
* O açúcar - da mesma forma que a água, o açúcar pode conter alguma impureza que pode estar afetando o desenvolvimento normal da colônia. Tente outro açúcar, outra marca. Normalmente ocorre quando esquecemos de colocar o açúcar, mas você escreve que não foi somente uma vez;
* A tampa - o pano utilizado para tampar o recipiente pode estar impedindo uma respiração adequada, atrasando o processo. Utilize um pano mais fino ou Perfex;
* O local - o local no qual é realizada a fermentação deve ser ventilado, de preferência com pouca variação de luminosidade, e mais importante nesse caso, não deve ser um local que esteja sujeito a movimentos de qualquer natureza. Assim, colocar o recipiente em cima da geladeira, ou de um móvel com portas que é frequentemente aberto pode influenciar no tempo da fermentação e consequentemente no desenvolvimento da colônia;
* Outros fatores como o uso de utensílios de metal durante a produção do chá, o prazo de validade do chá utilizado, os locais de armazenamento dos ingredientes, tem importância menor e apesar de ser muito pouco provável que esses fatores sejam os responsáveis, não devem ser descartados;
* A colônia - a colônia utilizada pode estar cansada. Em alguns casos, quando utilizamos repetidamente a mesma colônia, já notei que ela não produz um filhote bonito. Não sei se estou certo nessa observação, mas já notei que os filhotes, notadamente as colônias mais claras, tem um desempenho melhor na fermentação do chá assim como na produção de colônias-filhas.
Em todos os casos, a adequada higienização de todos os utensílios utilizados é fundamental.  ::)

Isso acontece por vezes, também não sei explicar o porque, apesar de estar tudo em conformidade com a receita clássica.

A colônia-mãe pode estar cansada, como referido anteriormente, nesse caso eu acho que você pode utilizar a dica publicada no artigo Como produzir uma colônia. Pode colocar todas as colônias que você tem numa porção de 500ml a 1 litro de chá-verde bem doce e deixar descansar por uns 20 dias. Vai se formar uma grande colônia se tudo estiver certo. Você não deve ter problemas com isso e nem precisa se preocupar com a morte de sua colônia-mãe. Esse procedimento só irá torná-la mais forte.  :)

Pedro:
Soares, não se preocupe, vai acontecer outras vezes.
As dicas de Marcus na Resposta #1, são recomendações valiosas a serem observadas.
Enquanto vc vai tentando descobrir como fazer para obter colonias mais gordinhas, trago minhas experiencias sobre esse assunto.

Vc diz ter deixado 5 dias. Eu deixava por 10 dias no vidro.
Hoje, eu acho 5 dias pouco e 10 dias muito. Eu explico.
Em meus vidros, com 3 ou 4 dias é que começa a aparecer a espessura da filha. Com 5 dias ela ainda não é grossa o suficiente para tirar do vidro, se esse fosse o parametro para tirar do vidro (a espessura da colonia filha)
No inicio, na ansiedade de obter colonias grossas, eu as deixava até por 10 dias. E as espessuras passavam a ser razoáveis. Porém o Kombucha obtido... dificil de tomar de tão acido, tanto é que já fiz alguns outros foruns falando de acidez. E sabe o que é pior? Como eu tinha um conceito adquirido em leituras de outras origens, de deixar o Kombucha obtido, engarrafado por muitos dias, só fiquei sabendo que meu Kombucha era dificil de tomar quando minha adega continha por volta de 40/50 garrafas de 600 ml  :o
Outra dúvida que ainda tenho, me fazia deixar por mais dias no vidro. Se a filha não alcançou uma espessura legal.... será que o líquido recebeu as caracteristicas medicinais desejadas? Se a mãe não conseguiu reproduzir uma boa filha, pode não ter transmitido essas caracteristicas medicinais que buscamos. < Esta é minha dúvida.
E passei a pensar que, podemos estar confundindo o parametro. Buscamos Kombucha que nos traga saúde e não colonias grossas.

Tá bom, mas o que faço com as colonias finas obtidas?
São otimas para fazer novas colonias como as citadas por Marcus no artigo "Como produzir uma colônia."
Uso esse processo para produzir, ou colonias mãe fortes para minha garantia (aquele medo de perder a mãe original) ou então para fazer colonias de doação.
Para esta ultima finalidade, obtenho lindas colonias, deixando aqueles 20 ou mais dias citados no artigo, num vidro comprado no supermercado que vem com café solúvel. Este vidro tem +/- diametro de 9 cm por altura de 18 cm e volume de 750 ml. Tomo o café e depois o vidro vai para incubadora de colonia.
Neste vidro obtemos colonias de pequeno diametro e grossonas, condições ideais para envio por correio. E o líquido depois dos 20/25 dias, só serve mesmo para mandar junto com a doação.

Um detalhe ainda não comprovado, pode ser um dos motivos de colonias finas. É a troca feita da panela para ferver a água, de aluminio revestido com teflon para inox. Coincidentemente, quando passei a usar o inox, comecei a obter colonias mais grossas. Ainda estou em fase de comprovação disto.

Soares:
Muito obrigado aos amigos pelas dicas. Agora ficou mais facil pra entender. Tem muitos detalhes esse chá.
Eu tava com medo de perder a mae que a minha amiga chama da alga, mas nao via aqui nenhum lugar escrito que era alga. vou fazer igual disseram nas respostas e colocar umas colonias no vidro pra deixar mais 20 dias e a outra eu vou tentar fazer o chá como do jeito normal no vidro de biscoito.....
Nao sei se o que eu to fazerndo ta certo porque me ensinaram pra colocar o chá no vidro que ele ia ficar la quinze dias mas ficou ruim, depois eu li no site do kombucha que pode ser seis dias, e ai ficou melhor..... ja fiz umas dez ou quinze vezes o kombucha agora as colônias esta ficando fininhas, mas vou tentar essas valiosas dicas que vocês me deram.
Muita paz e saude pra todos vocêS!

Pedro:
Muitos chamam a colonia ou cultura do Kombucha de Alga. Creio que essa associação se deve à proximidade do nome, com a alga marinha Kombu. Esta sim é uma alga. A colonia oriental e os apreciadores da macrobiótica a conhecem bem.
Para quem quiser saber mais e até ver o aspecto dessa alga, que é muito diferente de nossa conhecida colonia.
No comercio local a alga Kombu é encontrada em folhas desidratadas, que reidratada, produzem um tipo de chá, caldos e outros. Se alguem se interessar em comprar a alga kombu, posso fornecer o site de fornecedor. Por favor, peça por "Minhas Mensagens"

"....e a outra eu vou tentar fazer o chá como do jeito normal no vidro de biscoito..."
Soares, não sei de que região vc é, as denominações variam dentro deste grande territorio, mas .... só por curiosidade ... qual é o tamanho desse vidro de "biscoito" ?

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa