Parece que chegamos a um debate! Que bom!
O que todos disseram tem enorme valor. Isso é uma pesquisa mesmo, com referências na prática de cada um, no contato diário, pessoal. O preparo é cercado de inúmeras minúcias que somente percebemos com a prática e o passar do tempo.
É ótimo poder contar com pontos de vista diversos. Concordo com bkcleom. Não encontramos realmente um motivo principal para o
enfraquecimento, se é que assim podemos chamar, da força reprodutiva da colônia. Normalmente ela se reproduz muito rapidamente, principalmente se compararmos com outros seres vivos e seu desenvolvimento.
Minha experiência: por diversas vezes li em outros sites, em outros fóruns sobre Kombucha que o motivo principal porque as colônias enfraqueciam e ficavam finas era o uso continuado de um só tipo de chá. A princípio, fui induzido por esse pensamento e acabei reproduzindo o mesmo em algumas afirmações.
De fato, no início eu
só utilizava o chá preto porque gostava mais do sabor final. As colônias ficavam escuras rapidamente. De modo geral não se modificava o volume do filhote produzido, e eu sempre utilizava o filhote numa nova fermentação. Nas fermentações seguintes sempre usava o chá preto e assim foi durante um ano acredito. Num determinado dia, não sei porque, com todos os procedimentos idênticos, ingredientes idênticos e clima semelhante, a colônia
não se desenvolveu normalmente. Cresceu somente uma fina camada e o resultado da fermentação foi uma bebida sem açúcar, mas também
sem sabor. Nova tentativa e novamente o mesmo resultado. Não é fácil entender. Cheguei mesmo a pensar que pudesse ser alguma contaminação. Mas fiz novamente com o outro chá, o chá verde, com a mesma água, e outra colônia que estava guardada e já tinha sido utilizada numa fermentação cerca de um mês antes. Normalizou a produção. Na vez seguinte voltei ao chá preto.
Depois de um tempo notei que se fizesse esse
rodízio quando as colônias se enfraqueciam elas retomavam a sua força na maior parte dos casos. O que ocorre é que nesse momento achei que havia encontrado o motivo: as colônias enjoam do chá! simples assim... Alguém me disse isso também, reforçando a minha opinião, mas tal afirmação depois de passado o efeito do vinho me pareceu um tanto estranha

. Percebi que de fato algumas colônias tem a sua
força interna reduzida com o tempo e que parecem passar isso para os filhotes. A colônia estaciona ou morre? É possível reiniciar o sistema? A reprodução não ocorre, mas o consumo do açúcar ocorre na maior parte dos casos. Curioso.
Com o passar do tempo, e em função das pesquisas envolvendo a
segunda fermentação, comecei a utilizar o chá verde com maior frequência e descobri o seu sabor diferenciado. Quando utilizamos a segunda fermentação os sabores se alteram de uma forma surpreendente. Passei a produzir sempre uma fermentação de cada simultaneamente. A produção de Kombucha com chá verde teve somente um detalhe diferente da outra produção com chá preto: as colônias após a fermentação, mãe e filha eram colocadas juntas. E também se misturavam, em determinadas situações, as colônias resultantes das duas produções.
O que percebi com essa produção constante de Kombucha foi que às vezes, independente do tipo de chá utilizado, a colônia se comporta dessa forma: se enfraquece e não forma bem o filhote. Não é também boa matriz, nem o seu filhote, para novas colônias. Normalmente retiro essas colônias para outros usos. Não sei dizer se poderia ser alguma forma de contaminação. Seria interessante ter mais detalhes sobre isso. O ideal seria alguem especializado nesse tipo de pesquisa para nos orientar ou mesmo conduzir uma pesquisa nesse sentido. As informações contidas na maior parte dos sites, blogs e livros se refere ao uso alternado dos chás verde e preto como uma solução para esse
enfraquecimento.
Será que chegaremos a um culpado principal ou único?