Kombucha - debates > Pesquisas e Enquetes

Pesquisa: Que chá produz o Kombucha mais saboroso?

(1/3) > >>

Marcus:
Algumas pessoas preferem o sabor resultante do uso do chá-preto, outras preferem o chá-verde.

Existem aqueles que preferem misturar os dois chás e também os que utilizam outros chás.

Dê você também o seu voto!

Campello:
Gosto do chá preto. Já usei kombucha com os chás preto e verde, mas que gostei mais do chá preto.

Porque há a opção "outros chás"? É possível fazer com outros chás?

Pedro:
Boa pergunta !

--- Citação de: Campello em 26 de Março de 2009, 19:09:29 ---É possível fazer com outros chás?

--- Fim de citação ---

O que eu li até agora a respeito, não significa que seja pura verdade.
Da planta Camelia Sinensis são obtidos os chás preto, verde e branco. Muitos detalhes, desde o local de plantio até o modo de secagem das folhas é que produzem essas variáveis. Podemos tratar desses detalhes em outro Fórum.
O chá preto pelo que sei, proporciona um melhor desenvolvimento à colônia. Ela cresce mais forte, podendo ser reutilizada por mais vezes, porém o Kombucha obtido também tem um sabor mais forte.
O chá verde nos dá um Kombucha de sabor mais suave, porém enfraquece a colônia, não devendo por esse motivo ser utilizado em culturas seqüenciais por muitas vezes.
Não tenho informação sobre o chá branco.
Já li relatos de pessoas que utilizam muitos outros tipos de chás, para obter variações de sabor. Até o tal de “chapéu de couro” já vi pessoas utilizando.
No meu entender, o sabor deve mesmo ser diferente, mas o liquido obtido também deve ser diferente de Kombucha.
Encontrei uma vez, recomendação do chá inglês Twinings, preto, como sendo algo especial. Seu custo é umas 6 vezes superior ao tradicional.
Eu não serviria para “testador de sabor” de qualquer coisa. Não pude apreciar a diferença deste, para o que utilizo normalmente.

Marcus:
Olá Campello, Pedro,

Não sei mais qual chá prefiro de fato! Estranho não?

O que ocorre: quando iniciei o uso do Kombucha eu achava mais saboroso o chá preto. Mas eu utilizava uma fermentação somente. Também utilizava uma porção maior de açúcar do que eu apresento nessas imagens no artigo O preparo para a fermentação - Ilustrado. A maior quantidade de açúcar tinha a intensão de produzir uma bebida mais ácida, mais "forte".

Depois que eu descobri a técnica da segunda fermentação, descobri um novo universo de possibilidades com o uso do Kombucha. E passei a perceber o sabor diferenciado do chá verde. Assim, comecei a produzir uma quantidade maior, com frequencia também maior, buscando resultados diversos dos até então conseguidos, fazendo experiências. Em breve espero conseguir publicar algumas dessas experiências, documentadas com imagens. Me falta tempo para editar as imagens (e quem sabe até vídeos no futuro).

Hoje não sei qual gosto mais, afinal são dois sabores excelentes, viciantes. Além de existir a possibilidade de misturar os dois chás antes de realizar a fermentação. Já fiz o Kombucha com os dois chás, fica muito saboroso. Já fiz com um chá verde com sabor de maça verde (comprei sem perceber que o chá continha maça verde) e ficou muito saboroso, diferente. Kombucha possibilita uma infinidade de sabores enfim. Basta tentar!

Cláudia:
Entre o chá preto ou o verde, este último é mais saboroso, porém, enfraquece a colônia, o que comprovei por experiência própria.
O kombucha mais surpreendente e delicioso que já obtive em 10 anos de uso, foi sem dúvida um rosé frisante com segunda fermentação, usando metade de chá preto e metade de chá de hibiscus. No entanto, enfraquece também a colônia, que tende a morrer após 3 gerações, sendo necessário retornar ao chá preto puro.
Agora estou experimentando colocar gengibre, suco de limão ou maçã durante a segunda fermentação. Darei notícias sobre os resultados.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa