Acho uma boa prática fermentar o chá normalmente, segundo a receita clássica, com chá verde ou preto e que somente na hora de beber se misturem outros líquidos. Ou mesmo durante a segunda fermentação, se o objetivo é atingir um sabor composto. Nesse caso não seria o objetivo adquirir algum efeito terapêutico composto.
Não vejo necessidade de misturar o chá antes da primeira fermentação. Pode parecer um certo purismo da minha parte, mas gosto de fazer Kombucha e acho que qualquer outra coisa que adicionemos antes de colocar a colônia para a primeira fermentação, pode alterar não somente o sabor mas também as propriedades finais da bebida. Às vezes misturo os dois chás, preto e verde, mas são a mesma planta.
Se o objetivo é alcançar o benefício terapêutico das plantas, acho mesmo recomendável o uso das bebidas prontas em horários diferentes. Isso se assemelha um pouco ao uso dos medicamentos alopáticos compostos ou puros. Em alguns casos as substâncias puras conseguem as respostas mais adequadas. E em alguns casos, dois ou mais medicamentos devem ser tomados pela mesma pessoa e não podem ou não devem ser administrados no mesmo horário. De modo geral, na alopatia, os resultados mais intensos são conseguidos com medicamentos compostos. De forma semelhante podem causar as mais fortes reações do corpo ao medicamento. Para se tentar evitar isso, teoricamente, são feitos estudos específicos e de modo geral são realizados testes em cobaias antes do medicamento se tornar disponível para o grande público. De qualquer forma, os medicamentos compostos não são feitos no mesmo momento, nem mesmo juntos. São duas substâncias diferentes resultados de processos produtivos diversos e que são unidos finalmente em um mesmo comprimido ou composto líquido.
Penso que diversos alimentos são misturados todos os dias em nossa dieta normal. Normalmente não comemos somente arroz, somente feijão, somente batata. Misturamos tudo no mesmo prato, mas habitualmente, não cozinhamos arroz junto com feijão ou com batatas.
Concordam? Não vejo necessidade de fazer o Kombucha de forma diferente da receita padrão. Será que o resultado de alguma combinação poderia ser prejudicial à saúde, digo, será que existe alguma combinação não recomendável? Acho que se o objetivo é atingir um sabor diferenciado podemos misturar segundo o nosso gosto pessoal depois de pronta a bebida.
Já ouvi receitas com chapéu de couro. Dizem que o sabor é realmente muito bom. Eu já fiz o kombucha com chá verde sabor maça verde (peguei por engano um pacote no supermercado) e ficou muito saboroso. Mas a colônia não gostou muito: se desenvolveu de forma estranha, ficando fina e com algumas bolhas grandes. Se o objetivo é manter fortes as colônias, reforço o meu ponto de vista de que o ideal é fermentar o chá verde ou preto.