Autor Tópico: Quanto aos filhotes ainda estou com dúvida  (Lida 5057 vezes)

Offline dulce

• Associado
  • *
  • Popularidade: +0/-0
Quanto aos filhotes ainda estou com dúvida
« Online: 23 de Março de 2009, 14:34:15 »
Já li as instruções mas ainda estou com dúvida porque entendi que não pode mexer no filhote para  que se desenvolva normalmente, então pergunto : como faço para tomar o chá que já está fermentado com o filhote na superficie sem mexer com ele? Devo transportá-lo para a próxima fementação e continuará seu processo de formação?
Gostaria de ter se possível esclarecido esta questão porque estou com dificuldade de entendimento.

obrigada

Dulce

Offline Pedro

• Experiente
  • Popularidade: +14/-0
Re: Quanto aos filhotes ainda estou com dúvida
« Resposta #1 Online: 23 de Março de 2009, 16:28:03 »
Dulce, para recordar, reveja as instruções de preparo no Blog.
Me parece que vc não entendeu a parte final. Vou descrever como hoje eu faço isso.
Após os dias que você decidiu deixar no vidro (*), chá e côlonia sem mexer, tire tudo do vidro, engarrafe o líquido (**) obtido nessa fase (1ª fermentação) e deixe por mais 5 dias nas garrafas. Depois desses 5 dias é que você vai poder tomar o Kombucha.
A segunda colônia obtida desse vidro:
> Se ela for grossa, prepare um segundo vidro. Ou pode doar a quem quiser começar com essa arte.
> Se for fina, pode colocar junto com a colônia inicial, no mesmo vidro.

(*) É muito importante essa definição, que vai resultar em Kombucha mais ou menos ácido. Veja as instruções citadas acima.
(**) Veja nessas instruções, a questão de separar ou não de acordo com tua preferencia, uma parte desse líquido que servirá para a próxima cultura. No máximo 10% do novo volume que vai preparar. Ex. 2 litros de chá > no máximo 200 ml de líquido de inicio.
¡ Namastê !

Offline Pedro

• Experiente
  • Popularidade: +14/-0
« Resposta #2 Online: 23 de Março de 2009, 17:47:00 »
Dulce, neste outro artigo, você poderá encontrar mais informações de como armazenar a bebida
Leia, se precisar, volte e conversamos mais.
¡ Namastê !

Offline Marcus

• _________________
  • Administrador
  • Veterano
  • Popularidade: +36/-0
    • Kombucha Blog do Brasil
« Resposta #3 Online: 23 de Março de 2009, 18:33:28 »
Pedro, as instruções no link estão incompletas. Falta realmente a parte final, isso é, passados os dias da fermentação, como retirar o chá, a colônia, o que fazer. Vou completar esse artigo publicando essa sequência no Blog.

Dulce, o que faltou falar foi o seguinte: assim que estiver pronto o Kombucha, depois de alguns dias fermentando, devemos proceder da seguinte forma:

• Retirar o recipiente no qual foi realizada a fermentação do seu local de descanso;
  • lavar bem as mãos;
  • retirar a proteção, de pano ou papel toalha, que cobre o recipiente;
  • preparar um local para receber as colônias, pode ser um prato;
  • retirar as colônias do recipiente;
  • retirar o Kombucha pronto e passar para garrafas para armazenar ou para a geladeira;
  • nesse ponto algumas pessoas coam o Kombucha, outras não (pessoalmente passo direto para as garrafas);
  • decidir onde colocar as garrafas: podem ser armazenadas, podem ser colocadas na geladeira para consumo diretamente ou podem ainda ser utilizadas numa segunda fermentação.
Se você precisa de uma doação de Kombucha, entre na categoria Doações. Leia as mensagens do seu Estado ou País. Caso não encontre nenhuma mensagem ofertando colônias, escreva um novo tópico solicitando uma. Se conseguir, comunique ao fórum em uma nova mensagem.

Offline dulce

• Associado
  • *
  • Popularidade: +0/-0
« Resposta #4 Online: 24 de Março de 2009, 11:03:02 »
Obrigada pelas orientações, vou segui-las  sim ,então, como a nova colonia ainda está muito fininha vou colocá-la junto com a próxima fermentação para continuar a se desenvolver.

dulce

Offline Marcus

• _________________
  • Administrador
  • Veterano
  • Popularidade: +36/-0
    • Kombucha Blog do Brasil
« Resposta #5 Online: 11 de Maio de 2009, 11:36:03 »
Bem, como eu havia dito:

[...] como retirar o chá, a colônia, o que fazer. Vou completar esse artigo publicando essa sequência no Blog. [...]

Aqui está o link para o artigo que traz uma sequência de imagens mostrando passo a passo como deve ser retirada a colônia no final da primeira fermentação.
Se você precisa de uma doação de Kombucha, entre na categoria Doações. Leia as mensagens do seu Estado ou País. Caso não encontre nenhuma mensagem ofertando colônias, escreva um novo tópico solicitando uma. Se conseguir, comunique ao fórum em uma nova mensagem.

Fórum Kombucha Blog do Brasil

« Resposta #5 Online: 11 de Maio de 2009, 11:36:03 »