Kombucha - debates > Assunto: A colônia de Kombucha

Cortar a Côlonia de Kombucha

(1/2) > >>

Pedro:
Sabemos que devemos evitar no manuseio das colônias, a utilização de utensílios metálicos.

Com alguma frequencia, se faz necessário cortar a colônia. Um pedaço danificado, não cabe no vidro, queremos dividir um bela colônia para começar mais de uma cultura, e por ai vai.
Antes de saber que não podia, tentei cortar uma colônia bem gordinha com uma faca dessas tipo laser. São de aço inox.
Encontrei alguma dificuldade na operação. A faca não "desliza" facilmente pela espessura da colônia, até engancha nas fibras da mesma, rasgando a pobrezinha.
Fiz uma tentativa que resultou espetacular, passei a usar esse modo de separar pedaços quando se faz necessário.
Uma faca de plástico serrilhada dessas de bolo de aniversário  :o
Corta a colônia com uma facilidade incrível ! Passa por ela como se não a estivessemos machucando !
Um detalhe recomendo. Quando fizerem essa cirurgia, apliquem um pouco de Amor. Ela sente.

Soares:
Eu cortei com uma tesoura comum de cortar roupas quando eu dei um pedaço para a a minha irma.
Sem problemas.cortei ela no meio e dividi para minha irma e para um amigo dela que queria.
MAs faquinha de bolo de aniversario e demais! gostei!! rsrsrs

Pedro:

--- Citação de: soares em 26 de Março de 2009, 20:17:16 ---Eu cortei com uma tesoura comum ....

--- Fim de citação ---

Tenho este conceito, lido em algum lugar da internet.
O Kombucha é um probiótico que vive em meio ácido. O contato com metal pode produzir microcorrentes electromagnéticas, o que na prática é como se as bactérias formadoras da colônia ficassem expostas a eletrochoques.

Soares:
Serio? nem imaginava isso. ai eu tenho que usar entao uma tesoura de plastico? eu acho que a tesuora e de aço inox tambem.
Aquelas colonias tiveram filhotes normais esta fazendo kombuha la na casa da minha irma normal.
PAz para todos!

Marcus:
Olá. Algum de vocês já tentou separar uma colônia com as mãos? Não é nada fácil  :P  A colônia é bastante densa o que a torna difícil para dividir.

Eu já cortei colônias durante muito tempo com faca de aço inox. É trabalhoso porque a colônia não cede nem mesmo a faca bem afiada. Ela é realmente resistente ao corte.

A idéia da tesoura me pareceu muito boa! tenho uma tesoura de aço inox, vou tentar quando precisar.  ;)

Sobre os eletrochoques eu não sei nada sobre isso. Se você se recordar onde leu sobre isso poderia postar aqui Pedro?

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa