Autor Tópico: É ou não é fungo?  (Lida 987 vezes)

Offline Renato Botelho

• Associado
  • *
  • Popularidade: +0/-0
É ou não é fungo?
« Online: 15 de Julho de 2016, 13:10:29 »
Bom dia, pessoal! Eu estou com uma colônia já tem uns 2 meses e percebo que há variações nas novas colônias que vem surgindo, mas há duas semanas se repete uma aparência que me deixou cismado. Eu não tenho certeza se está tudo bem ou pode ter ocorrido algum mofo na formação. Anexei uma foto para darem uma olhada. Aparentemente não há esporos definidos, mas fiquei com o pé atrás de tomar o chá desta semana.
Muito obrigado!

Offline Marcus

• _________________
  • Administrador
  • Veterano
  • Popularidade: +36/-0
    • Kombucha Blog do Brasil
Re:É ou não é fungo?
« Resposta #1 Online: 15 de Julho de 2016, 17:56:51 »
A aparência não é boa. Isso não é uma formação normal da colônia. Acredito que não seja indicado consumir essa produção.

Se não tiver outra, lave tudo muito bem, com água quente (vidro, etc) e tente lavar a colônia com bastante vinagre, até mesmo deixar submersa em vinagre por algum tempo. Depois tente novamente, com um pouco de chá bem doce, gerar uma nova colônia. Veja se o desenvolvimento voltou ao normal. Disse pouco chá porque aqui o objetivo seria mais conseguir outra colônia do que produzir para consumo.

Sorte!
Se você precisa de uma doação de Kombucha, entre na categoria Doações. Leia as mensagens do seu Estado ou País. Caso não encontre nenhuma mensagem ofertando colônias, escreva um novo tópico solicitando uma. Se conseguir, comunique ao fórum em uma nova mensagem.

Offline Renato Botelho

• Associado
  • *
  • Popularidade: +0/-0
« Resposta #2 Online: 17 de Julho de 2016, 22:02:31 »
Muito obrigado, Marcus! Vou fazer dessa maneira!

Abraço

Fórum Kombucha Blog do Brasil

« Resposta #2 Online: 17 de Julho de 2016, 22:02:31 »