Autor Tópico: Armazenar e levar o Kombucha durante as viagens  (Lida 7241 vezes)

Offline Kakisantos

• Membro Regular
  • **
  • Popularidade: +1/-0
Armazenar e levar o Kombucha durante as viagens
« Online: 26 de Maio de 2009, 21:56:51 »
Ola Pedro!
Sou o Antonio Henrique ta lembrado? Primeiramente gostaria de agradecer sua dica de entrar no Forum.
Muito interessante suas observacoes; Nao sei se voce poderia informar; Custumo viajar muito a servico e gostaria de manter a continuidade bebendo Kombucha (qdo eu iniciar) Pergunto:
1-Ele poderia ser transportado em garrafas PET?;
2-Se sim, por quanto tempo ele podera ser mantido em uma garrafa PET sem deteriorar suas propiedades?;
3-Ele poderia ser produzido em recipiente plastico? (a ideia 'eh produzi-lo em recipiente de filtro deagua para cozinha, isso porque para tira-lo para provar ou para bebe-lo seria somente abrir a torneira do filtro e completar com o cha por cima.
Grato,
Kakisantos

Offline Pedro

• Experiente
  • Popularidade: +14/-0
Re: Armazenar e levar o Kombucha durante as viagens
« Resposta #1 Online: 27 de Maio de 2009, 00:15:19 »
Olá Antonio Henrique, seja bem-vindo ao Fórum, fiquei muito feliz em re-encontrar vc por aqui  :D
Agora somos do mesmo TIME, e tem muito trabalho (agradável) por aqui.
Vc já viu quantos Mineiros tem por aqui ?   :o

......Custumo viajar muito a servico e gostaria de manter a continuidade bebendo Kombucha... Pergunto:
1-Ele poderia ser transportado em garrafas PET?;
2-Se sim, por quanto tempo ele podera ser mantido em uma garrafa PET sem deteriorar suas propiedades?;
3- ..... isso porque para tira-lo para provar ou para bebe-lo seria somente abrir a torneira do filtro e completar com o cha por cima.
Grato, Kakisantos

Esclarecimento. Perceba que somos um Time, não é necessário que vc pergunte A MIM diretamente, tenho grande prazer em responder conforme MEU ponto de vista, porém vc poderá receber vários pontos de vista dos demais amigos, isso que é o bom de um Fórum, a troca de conhecimentos ou experiencias particulares de cada um. E logo vc estará aqui trazendo tuas experiencias, temos certeza.

Mas vamos a tuas dúvidas, segundo meu ponto de vista:

1- Com certeza, a garrafa PET é um bom recipiente para vários usos, como vc vai ver mais adiante. Alguns gostam de vidro, mas neste caso, vc correria o risco de quebra.
2- Mantenho meu Kombucha, na fase de segunda fermentação, por 45 dias tampado.
Esta explicação visa ajudar a entender que, o Kombucha NÃO perde a validade tão rapidamente.
Quando vc ler um pouco mais sobre a Segunda Fermentação vai ver outras implicações. Mas isso vc vai estudar depois.
Conheço relatos de pessoas que conservam o Kombucha por 6 meses, tampado.
3- Interessante tua pergunta. Vc deve ter lido algo por ahi sobre Fermentação Continua que é uma técnica de produção de Kombucha com essa intenção que vc cita.
Nisso eu não posso te ajudar. Não estudei ainda.
« Última modificação: 27 de Maio de 2009, 00:19:16 por Pedro »
¡ Namastê !

Offline Marcus

• _________________
  • Administrador
  • Veterano
  • Popularidade: +36/-0
    • Kombucha Blog do Brasil
« Resposta #2 Online: 27 de Maio de 2009, 19:40:45 »
Olá para todos,

Na minha opinião, as garrafas do tipo PET são ideais para transporte da bebida pronta.

Eu pratico caminhadas mais longas no alto das montanhas de Minas, portanto preciso levar água e/ou outros líquidos para hidratação. Durante os anos vivi diversas situações armazenando e transportando líquidos em: garrafas de vidro, garrafas de plástico (do tipo cantil), garrafas feitas com PET.

Vou falar primeiro do transporte de água.

• Em garrafas de vidro: não mantêm a temperatura fresca, esquenta rapidamente, pode se quebrar, o sabor permanece o mesmo;
  • Cantil ou recipiente de plástico: esquentam mais lentamente, pode se quebrar dependendo da situação, deixa a bebida com gosto de plástico;
  • Garrafas ou recipientes feitos com PET: esquentam rapidamente, não se rompem quase nunca (muito difícil), o sabor permanece quase inalterado.
  • Mochilas hidratantes: resolvi citar somente porque é muito utilizado, mas já estou fugindo muito do assunto. São mochilas com uma bolsa interna para colocar qualquer líquido e que é sugado até a boca do atleta por uma mangueira. Muito usada também para bicicletas, motos, mas podem ser levadas de carro também ;) algumas possuem sistema de isolamento térmico;

Quanto à temperatura, pode-se retirar o Kombucha da geladeira e manter fresco por até 8 horas com o uso de um isolante térmico para garrafas comprado em qualquer bom hipermercado no setor de camping ou em casas especializadas (isso resolve mesmo e é barato).

O Kombucha pode ser armazenado e transportado em PET por muitos dias, talvez meses. Mas se for mantida dentro do carro vai aquecer muito e pode avinagrar. Seria como colocar vinho em uma garrafa PET e andar com ela dentro do carro. Se entrar em contato com a boca é recomendável que seja consumido no mesmo dia. Bem, parece até ridículo dizer isso porque é o mesmo para qualquer alimento, mas é só pra constar mesmo.

O Kombucha pode ser produzido por um processo de fermentação contínua. Funciona basicamente assim: nesse filtro ao qual você se refere, colocar uma colônia inicial e deixar por 5 dias se a temperatura estiver em torno de 28º e se forem até 10 litros de chá. Acredito que no presente momento, com a temperatura em torno de 20º (em Minas) deve levar uns 7 dias. Depois você vai retirar uma porção, digamos de 10% a 20% do volume total de Kombucha pronto. E vai repor imediatamente com chá doce no mesmo volume. Não retire a colônia e não se esqueça de colocar o chá frio, se estiver quente vai matar a colônia. Isso normalmente é feito somente uma vez por dia para evitar o excessivo movimento da colônia. A colônia irá crescer muito até que o seu tamanho corresponderá a 1/3 ou mesmo metade do volume do recipiente. Quando ela atingir esse tamanho ou quando você achar que o Kombucha está ficando muito avinagrado, retire a colônia, deixe somente 5% da bebida pronta e coloque somente um pequeno pedaço de colônia (100g) para reiniciar. Completar o volume total com chá doce.

O ideal é que esse processo seja utilizado por uma família, um escritório, ou comunidade que tenha um número de usuários acima de 3 e que utilizem diariamente o Kombucha. Apesar de parecer menos trabalhoso, esse tipo de produção exige o envolvimento diário. Pode-se fazer uma grande quantidade de chá doce, mante-lo pronto armazenado em recipientes (garrafas PET por exemplo) e que depois despeja-los todos os dias no filtro d'água após retirar semelhante quantidade. Não sei precisar por quantos dias você poderia deixar simplesmente a bebida sem adição de chá doce antes que se torne vinagre. Uma vez transformada em vinagre todo o processo deve ser reiniciado, portanto não sei se seria uma boa idéia ficar muitos dias sem retirar Kombucha e recolocar chá doce.
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2010, 22:19:06 por Marcus »
Se você precisa de uma doação de Kombucha, entre na categoria Doações. Leia as mensagens do seu Estado ou País. Caso não encontre nenhuma mensagem ofertando colônias, escreva um novo tópico solicitando uma. Se conseguir, comunique ao fórum em uma nova mensagem.

Offline Kakisantos

• Membro Regular
  • **
« Resposta #3 Online: 27 de Maio de 2009, 21:58:12 »
Boa noite pessoal!

Eu realmente tive a ideia do "filtro" porque lendo varias postagem no forum  percebi que todos tem suas colonias como se ela fosse "um Parente", as trantam com carinho e ate recomendam Amor para com elas, então pensei! como trata-la incomodando-a o minimo possivel, a ideia não era a de diminuir o trabalho senão a de não incomodar a colonia.

Bom, Marcus na sua colocação me ficou uma duvida, eu retiro 10% da quantidade do recipiente "filtro" recoloco o cha e posso retirar mais 10% dai quantas horas/dias?

Offline Marcus

• _________________
  • Administrador
  • Veterano
« Resposta #4 Online: 27 de Maio de 2009, 22:48:28 »
Bom, Marcus na sua colocação me ficou uma duvida, eu retiro 10% da quantidade do recipiente "filtro" recoloco o cha e posso retirar mais 10% dai quantas horas/dias?

Normalmente é retirado todos os dias, uma só vez por dia.

Vou tentar encontrar depois a fonte dessa informação, e te falo com melhor precisão sobre essa prática. Me recordo também de ter lido que isso era praticado no oriente médio (ou seria nos Cáucasos?...), e que eram utilizados grandes vasilhas de barro (ou seria cerâmica? li somente uma vez...) talvez entre 20 e 50 litros, e eram retirados 2 litros por dia e repostos os mesmos dois litros de chá doce. Mais detalhes assim que eu encontrar o artigo.
« Última modificação: 28 de Maio de 2009, 13:05:12 por Marcus »
Se você precisa de uma doação de Kombucha, entre na categoria Doações. Leia as mensagens do seu Estado ou País. Caso não encontre nenhuma mensagem ofertando colônias, escreva um novo tópico solicitando uma. Se conseguir, comunique ao fórum em uma nova mensagem.

Offline Pedro

• Experiente
  • Popularidade: +14/-0
« Resposta #5 Online: 28 de Maio de 2009, 00:37:53 »
.... :)
Não sou ninguem para dizer isto, mas gostei muito de tuas observações.

.....lendo varias postagem no forum  percebi que todos tem suas colonias como se ela fosse "um Parente", as trantam com carinho e ate recomendam Amor para com elas, então pensei! como trata-la incomodando-a o minimo possivel, a ideia não era a de diminuir o trabalho senão a de não incomodar a colonia.

"Parente" ?  Claro !!! :o
Vc já deve ter lido que, a colonia é formada por seres vivos, micro-organismos vivos.
Já vi muitos dos envolvidos com a cultura de Kombucha, chamando-os de "filhinhos"
Eu dou muita atenção à colonia, seu desenvolvimento, seu crescimento, suas "rebeldias" enquanto cresce lá no vidro....  ;) 
Já me chamaram a atenção por isso, alegando que o foco é o produto final, o líquido Kombucha.
Tá legal ....  mas se não tivermos colonias boas, saudáveis, quem vai transformar esse líquido, que originalmente era apenas chá doce, num produto que alivia nossas dores  ???
Exagerei ?
¡ Namastê !

Offline Kakisantos

• Membro Regular
  • **
« Resposta #6 Online: 28 de Maio de 2009, 12:25:57 »
Sou da sua linha tambem, sou grato a todas as coisas de bem e as trato como parte integrante de minha familia.
Valeu a força!
« Última modificação: 1 de Junho de 2009, 23:10:43 por Kakisantos »

Offline Soares

• Membro Regular
  • **
  • Popularidade: +2/-0
« Resposta #7 Online: 26 de Janeiro de 2010, 22:36:00 »
Sumi por um bom tempo mas estou aqui novamente!
Viajei e levei o meu  kombucha pelo Brasil afora. Nem pensei em deixar os meu  filhotes aqui. Os que ficaram se deprimiram na geladeira por 8 meses.
Todas parecem bem apesar da looooonga hibernação.
Levei as colonias dentro de embalagens para comida, daquelas de cozinha e fiz no local que fiquei, nas ferias tambem levei para uma fazenda, mas acabei dando para o cachorro porque nao tive paciência pra fazer.
Acho que kombucha é muito resistente, até hoje nunca perdi nenhuma colônia ou a bebida pronta - e ja deixei muitos meses na geladeira sem beber e só fico um pouco azeda.
Paz para todos!

Offline Danielariello

• Associado
  • *
  • Popularidade: +0/-0
Re:Armazenar e levar o Kombucha durante as viagens
« Resposta #8 Online: 3 de Fevereiro de 2017, 12:56:44 »
Pessoal, tenho uma dúvida! Recebi uma doação porém sem saber congelei a muda de kombucha (2 semanas) posso descongelar e começar a usar ou será que perdeu as propriedades?

Obrigada!!

Offline Marcus

• _________________
  • Administrador
  • Veterano
« Resposta #9 Online: 3 de Fevereiro de 2017, 13:43:36 »
Olá Danielariello,

Somente um teste para saber se a colônia não foi prejudicada. Acho que tem chances de estar tudo ok. Deixe tudo voltar a temperatura ambiente de forma natural, faça um chá bem doce e coloque a colônia depois de esfriar.

Se possível compartilhe conosco o resultado.

Sorte!

Fórum Kombucha Blog do Brasil

« Resposta #9 Online: 3 de Fevereiro de 2017, 13:43:36 »