Autor Tópico: colônia prozudindo muita levedura(ou um resíduo cinza escuro)  (Lida 697 vezes)

Offline alexandrecfb

• Associado
  • *
  • Popularidade: +0/-0
colônia prozudindo muita levedura(ou um resíduo cinza escuro)
« Online: 31 de Outubro de 2016, 05:03:42 »
Minha colônia já está na 4 ou 5 fermentação e eu nunca separei os filhotes.
Agora ela gerando mto levedo, que tem se depositado no fundo do pote e até grudado na parede.
O sabor e a qualidade do kombucha não se alteraram, mas tenho medo que isso possa ser prejudicial.
Alguém ja passou por isso? Como posso resolver?
Em anexo algumas fotos.

Offline magamevi

• Associado
  • *
  • Popularidade: +0/-0
Re:colônia prozudindo muita levedura(ou um resíduo cinza escuro)
« Resposta #1 Online: 24 de Maio de 2017, 13:36:47 »
Olá, a minha está fazendo o mesmo, só que é o meu primeiro preparo. Descobriu o que é? Estou com medo de perdê-la.

Offline Marcus

• _________________
  • Administrador
  • Veterano
  • Popularidade: +36/-0
    • Kombucha Blog do Brasil
« Resposta #2 Online: 26 de Maio de 2017, 19:56:49 »
Olá alexandrecfb e magamevi,

Nenhum problema! isso é perfeitamente normal. Acredito que você (alexandrefcb) está realizando o que algumas pessoas chamam de cultivo continuado, que de fato é uma forma de cultivo muito comum. Pessoalmente gosto mais de produzir uma cultura com uma ou duas colônias somente.

Seguindo a receita clássica você consegue produzir um Kombucha mais claro e límpido. O sabor final de uma produção contínua é que o grau de acidez tende a se intensificar a cada dia. Depois de um tempo é aconselhável retirar todas as colônias mais antigas deixando somente uma mais nova.

Para publicar imagens no fórum é um pouco chato, você tem que inserir o endereço da imagem já publicada na internet. Clicando com o botão direito sobre a imagem e verificando o endereço. Se a foto for sua, tente publicá-la em algum lugar, talvez uma rede social, e então ela terá um endereço URL.

Sorte!

Marcus Vinicius
Se você precisa de uma doação de Kombucha, entre na categoria Doações. Leia as mensagens do seu Estado ou País. Caso não encontre nenhuma mensagem ofertando colônias, escreva um novo tópico solicitando uma. Se conseguir, comunique ao fórum em uma nova mensagem.

Fórum Kombucha Blog do Brasil

« Resposta #2 Online: 26 de Maio de 2017, 19:56:49 »