Autor Tópico: A cor da colonia  (Lida 7696 vezes)

Offline Soares

• Membro Regular
  • **
  • Popularidade: +2/-0
A cor da colonia
« Online: 13 de Abril de 2009, 15:42:47 »
Eu reparei que a colonia fica bem clara de vez em quando. Quando eu faço o cha verde ela fica mais clara, mas fica mais fininha. Quando eu faço com cha preto ela fica mais clara, nao é sempre tem vezes que ela fica mais escura tambem.Isso e normal?
Paz para todos!

Offline Marcus

• _________________
  • Administrador
  • Veterano
  • Popularidade: +36/-0
    • Kombucha Blog do Brasil
Re: A cor da colonia
« Resposta #1 Online: 13 de Abril de 2009, 19:47:55 »
Olá Soares,

O que ocorre: quando utilizamos açúcar branco refinado e utilizamos o chá verde, o resultado geralmente é uma colônia-filho mais clara. Isso já ocorreu comigo também inúmeras vezes, e acredito que seja o mais comum. As fermentações com o chá preto, nas mesmas condições e utilizando os mesmos ingredientes e quantidades, por sua vez, produzem colônias mais escuras. Acredito que isso se deva a coloração própria do chá, que é mais clara ou mais escura. Acaba por tingir a colônia.

Alguns detalhes, no entanto, causam bastante confusão quando observamos a coloração das colônias. No início, quando comecei a utilizar o Kombucha, minha preferência era pelo uso do chá preto. Assim, me acostumei a coloração da colônia feita com chá preto. Sempre me pareceu que o chá preto era o melhor e o ideal para o crescimento da colônia. No entanto, com o passar do tempo e as inúmeras fermentações que se seguiram, fui percebendo que a colônia parece gostar de alguma variação no chá. Assim, de tempos em tempos eu realizava uma fermentação com o chá verde com o intuito de diversificar e reavivar a colônia que parecia cansada do chá preto. Deu certo, e isso me levou a produzir mais vezes com o chá verde, o que por sua vez possibilitou a observação da colônia com maior freqüência. Por isso pude notar as diferenças no preparo e no resultado.

Percebendo esses detalhes sobre a produção, comecei a reparar também que a colônia utilizada mais de uma vez passa a apresentar uma coloração mais escura. Normalmente a filha é mais clara que a mãe, em todas as fermentações, mas podem ocorrer algumas exceções. As colônias mãe utilizadas mais de uma vez, ou guardadas por muito tempo adquirem uma coloração mais escura mesmo. Elas se tornam também menos ativas e produzem filhas mais finas, menos desenvolvidas quanto mais escuras estão. Não sei se seria correto dizer que o seu potencial de reprodução ficou diminuído.

Daí surgiu a confusão: se as colônias produzidas em chá verde são sempre mais claras, nesse caso qual é a associação possível entre a cor e a qualidade da fermentação? Porque afinal concluí que colônias mais claras produzem melhores filhotes. Como resolver? a meu ver dever ser feita então uma distinção entre as cores, selecionando qualidades de cores. Ficou confuso? seria assim: se a colônia é filhote de uma fermentação com chá verde, ela fica com uma cor branca, depois de utilizada várias vezes em novas fermentações ela fica mais escura mas mantem alguma parte branca ou bem clara (pelo menos foi o que percebi). Se ela é feita com chá preto, fica já na primeira vez (como filhote) com a coloração mais parecida com a do próprio chá, e no caso de ela ser utilizada mais vezes se torna mais escura ainda.

Anexo algumas imagens para comparação. Será que é assim que ocorre com você Soares?
« Última modificação: 13 de Abril de 2009, 20:11:51 por Marcus »
Se você precisa de uma doação de Kombucha, entre na categoria Doações. Leia as mensagens do seu Estado ou País. Caso não encontre nenhuma mensagem ofertando colônias, escreva um novo tópico solicitando uma. Se conseguir, comunique ao fórum em uma nova mensagem.

Offline Soares

• Membro Regular
  • **
« Resposta #2 Online: 14 de Abril de 2009, 18:44:33 »
Acho que entendi.o kombucha vai ficar da cor que for o cha que a gente usa no preparo.
Se a colonia ficar mnais velha fica mais escura.
Mas es sobre ela ficar cada vez mais dificil de produzir as filhinhas? voce ja sabe porque que as colonias ficam fininhas quando fazemos o cha normalmente sem mudar nada?
Muitos bonitas essas colonias que voce colocou na foto.Muito legal aquela ali grande ebranca e que eu to te falando que aconteceu quando eu tirei ela na utima vez.
ficou parecendo essa colonia. mas aqui as minhas nao ficam tao bonitas ficam parecendo com aquela pequininiha ali cehia com a forma toda errada ou fica muito finiha.
E aquela escura desse jeito nunca tinha visto antes foi por causa do cha preto ne?
obrigado muito bom. PAz para todos!
Paz para todos!

Offline Marcus

• _________________
  • Administrador
  • Veterano
« Resposta #3 Online: 15 de Abril de 2009, 19:07:44 »
Teoricamente é isso. A cor da colônia feita com o chá verde fica mais clara, com um tom branco, como podemos observar, apesar da qualidade ruim da foto, na imagem anexada. Aquela crescida no chá preto apresentou uma cor num tom ocre, champanhe, marrom, não sei definir com precisão o tom, mas está entre o amarelo e o vermelho.

Já bebi um Kombucha feito com a adição de Hibisco, um outro tipo de chá, mas não me recordo se a colônia ficou colorida. A bebida ficou com a cor característica do hibisco, o que criou um efeito muito bonito. O sabor é excelente e o grau de gaseificação na segunda fermentação é surpreendentemente alto.

[ Na verdade o nome chá deveria ser usado somente para o chá verde e o chá preto, mas no Brasil temos chá de alfazema, chá de alecrim, chá de limão, chá de alho com gengibre, e por aí vai. Nos supermercados vendem chá de maça, chá de erva doce, dentre muitos outros. Por isso a confusão, mas somente para lembrar, a única planta que realmente tem o nome de chá é a Camellia sinensis, planta utilizada nas receitas clássicas para o preparo do Kombucha, e conhecida como chá branco, verde e preto. ]

O hibisco produz uma bebida com uma coloração magenta, roxo ou vinho, realmente não me recordo muito bem. Aqui estão duas imagens dessa planta bem comum no Brasil (pelo menos aqui em Minas Gerais).

O crescimento das colônias é outro assunto, já existem alguns tópicos sobre o assunto no fórum porque é muito comum a colônia se desenvolver de forma irregular. Somente com o tempo nos acostumamos com os recipientes que são utilizados na fermentação, no preparo do chá, com os ingredientes utilizados. Tem pessoas que somente utilizam um tipo de chá, nunca tentaram outra marca. Usam o mesmo açúcar, a mesma água, enfim, não é um processo exato, e para se tentar alguma regularidade, muitos detalhes são importantes. O que ocorre: a água pode conter cloro ou outra substância prejudicial a colônia. O açúcar pode conter quantidades maiores ou menores de componentes que são desagradáveis a colônia. É muito difícil de fato determinar o motivo das colônias se tornarem finas, não se desenvolverem.

Acho que o mais importante aqui é determinar se o sabor final da fermentação ficou agradável, palatável.

A colônia pode produzir um filhote fino mas o sabor da bebida ficar excelente. Já ocorreu comigo mais de uma vez. Em alguns casos a colônia fica tão fina que eu nem aproveito numa próxima fermentação, dou para o meu cachorro comer (ele adora, hoje mesmo comeu uma).

A força da colônia, a sua qualidade para produzir novos filhotes depende de um monte de fatores, acho que estaremos sempre debatendo sobre algum fator mas de fato o todo, a prática toda, desde o início até o final do processo de fermentação, tem influência sobre o resultado final, incluindo aí uma variável que realmente muda muito: as condições climáticas. Um dia nublado seguido de um dia de sol quente, depois outro de chuva, com umidade do ar elevada num dia, baixa no outro. Tudo isso influencia no resultado final. Um resultado homogêneo e previsível talvez somente seja conseguido numa estufa climatizada, onde as condições climáticas pudessem ser reproduzidas e mantidas artificialmente durante todo o processo.

« Última modificação: 26 de Abril de 2009, 19:24:24 por Marcus »
Se você precisa de uma doação de Kombucha, entre na categoria Doações. Leia as mensagens do seu Estado ou País. Caso não encontre nenhuma mensagem ofertando colônias, escreva um novo tópico solicitando uma. Se conseguir, comunique ao fórum em uma nova mensagem.

Offline Soares

• Membro Regular
  • **
« Resposta #4 Online: 17 de Abril de 2009, 12:46:15 »
Que coisa difícil isso!!!
Marcos ta dificil de acompanhar assim. /Mas essa flor eu ja cansei de ver aqui perto de casa na praça tem. Nao sabia que ela era usada pra fazer cha.Muito bom, sera que e so pegar a planta e fazer o cha?:
Paz para todos!

Offline Marcus

• _________________
  • Administrador
  • Veterano
« Resposta #5 Online: 26 de Abril de 2009, 20:39:06 »
Não sei te responder, por isso procurei por uma receita de infusão que contivesse Hibisco.

No site Abril.com li um artigo que fala um pouco sobre o Hibisco. Vou reproduzir aqui para que todos possam ler. É também interessante notar o uso desse chá, descrito no artigo, como auxiliar no processo de emagrecimento.

O uso do Hibisco misturado com o chá preto ou com o chá verde produz resultados muito saborosos e visualmente bonitos. A fermentação do Kombucha com chá misto é uma possibilidade frequentemente utilizada com o intuito de diversificar o seu sabor. Como essa, outras variações permitem a exploração de novos sabores (e são incontáveis as receitas que utilizam o Kombucha pelo mundo).

Chá de hibisco emagrece 5kg em um mês
Bebida deve ser ingerida quatro vezes ao dia e ser aliada a dieta
Da Redação

Enquanto os cientistas não inventam uma pílula que seque os quilos extras instantaneamente, o jeito é continuar a fazer dieta. Ainda bem que uma planta pode ajudar, e muito, nesta tarefa.

O chá da flor de hibisco, combinado a uma alimentação saudável, pode eliminar até cinco quilos em apenas um mês. “A bebida auxilia na redução de gordura, na digestão, regulariza o intestino e ainda combate a retenção de líquidos, o que facilita o emagrecimento”, explica a nutricionista e fitoterapeuta Vanderli Marchiori, de São Paulo.

Além disso, a bebida é muito rica em flavonóides, uma poderosa substância antioxidante, que combate os radicais livres, protegendo o coração de doenças e a pele do envelhecimento.

Onde encontrar e como tomar
Para aproveitar as propriedades, consuma o chá de hibisco quatro vezes ao dia, sempre entre as refeições. O produto pode ser comprado desidratado em lojas especializadas e também em alguns supermercados.

Não há contra-indicações ou efeitos colaterais. Porém, mulheres grávidas e que amamentam devem consultar um médico. Faça também uma alimentação balanceada, como a dieta proposta pela nutricionista Roseli Ueno. “Só é possível emagrecer e manter-se magra com reeducação alimentar”, diz Roseli. Siga o cardápio até atingir o peso desejado.

Como fazer o chá
Prepare a bebida na proporção de uma colher de sopa cheia de hibisco para um litro de água. Ferva por cinco minutos. Depois, abafe o líquido por mais dez minutos e coe. Pode ser tomada quente ou fria.

A nutricionista Neide Rigo, de São Paulo, ensina a incrementar o chá. Ferva, em 1 litro de água, 5 ou 6 hibiscos desidratados, 3 rodelas de maçã, 1 canela em pau e 2 cravos-da-índia por três minutos.

Dicas dos nutricionistas
- Evite usar muito sal. Esse tempero contribui para o corpo reter líquido. Use ervas e especiarias como orégano, salsa e alecrim.

- Não abuse de carboidratos refinados (arroz branco, pão, macarrão e biscoito feitos com farinha branca). Prefira as versões integrais, que garantem saciedade por mais tempo.

- Tome o chá entre as refeições, principalmente na hora que bater aquela vontade de atacar a geladeira. A bebida engana a fome!

- Diferentemente do chá verde, a infusão da flor é saborosa. Tente ingeri-la sem adoçar. Não consegue? Ponha pequenas quantidades de mel ou de açúcar mascavo.

*Fonte: Artigo no site da Abril.com

Offline Pedro

• Experiente
  • Popularidade: +14/-0
« Resposta #6 Online: 26 de Abril de 2009, 22:08:34 »
Muitos procuram este beneficio. Uma pessoinha querida aqui de casa vai gostar desta experiencia, aliando os efeitos já conhecidos do kombucha ao efeito emagrecimento.

....É....interessante notar o uso desse chá, descrito no artigo, como auxiliar no processo de emagrecimento...

Chá de hibisco emagrece 5kg em um mês

Agora outra questão na mensagem.

O uso do Hibisco misturado com o chá preto ou com o chá verde produz resultados muito saborosos e visualmente bonitos.

Encontramos no Blog uma receita de Kombucha sabor gengibre com seus ingredientes bem detalhados.
Supondo que o momento de acrescentar as folhas de hibisco, é como indicado nessa receita, faltou apenas a sugestão de quantidade de folhas por litro de Kombucha.
A torcida daqui agradece.
¡ Namastê !

Offline Marcus

• _________________
  • Administrador
  • Veterano
« Resposta #7 Online: 26 de Abril de 2009, 22:33:23 »
Gostou da receita do chá de hibisco? realmente curioso.

Bem, quem poderia nos falar melhor sobre isso é a Cláudia, porque foi ela quem fez uma fermentação com hibisco. Somente provei. ;D

Não sei se estou certo, mas acho que ela fez o chá de hibisco e misturou com a primeira fermentação. Bem, não estou certo, conto com o depoimento da minha amiga nesse caso.   ;)

O que eu me recordo bem é que produziu enorme quantidade de gás, em muito superior a gaseificação normal da segunda fermentação. Seria interessante tentar entender o mecanismo que possibilita esse efeito.

Fórum Kombucha Blog do Brasil

« Resposta #7 Online: 26 de Abril de 2009, 22:33:23 »