Autor Tópico: Segunda fermentação  (Lida 104 vezes)

Offline Laisschueler

  • Associado
  • *
  • Mensagens: 1
  • Popularidade: +0/-0
Segunda fermentação
« Online: 23 de Agosto de 2018, 19:18:45 »
Olá,
 Fiz a primeira fermentação com um Scooby que tinha acabado de receber. Fiz com 3 litros de água, açúcar e chá matte. Deixei por 10 dias, formou uma nova colônia bem fininha por cima e o sabor ainda continuou doce. Pois bem, retirei as colônias, e preparamos suco de limão e gengibre para adicionar ao kombucha para a segunda fermentação. Depois de 1 dia abrimos a garrafa para ver se tinha gás e nada de gás, porém percebemos que tinha se formado uma nova colônia na bebida! Isso é normal acontecer ?
 Achei que na segunda fermentação por ter o suco de limão e o gengibre, não seria possível formação de colônia. Caso seja normal, posso retirá-la da garrafa e tomar normalmente meu kombucha ? Quanto a não formação do gás, o que pode ter acontecido ?  :'(

Desculpem-me por ser tão prolixa! :P
Obrigada!!

Offline EduKombucha

  • Associado
  • *
  • Mensagens: 1
  • Popularidade: +0/-0
Re:Segunda fermentação
« Resposta #1 Online: 31 de Agosto de 2018, 15:03:41 »
Bom dia Lais

Sou novo nesse mundo do kombucha, mas como sou engenheiro e muito curioso, gosto de pesquisar bastante antes de fazer a pratica. Antes de começar a minha produção fui ver as quantidades certas dos ingredientes, a forma de fazer, os melhores resultados para cada tipo de cha, e assisti muitos videos no youtube (que acredito ter me ajudado muito, após passarei alguns canais que sigo e me ajudaram muito).

Pois bem, meu primeiro grande desafio foi adquirir uma colonia, ia comprar no mercadolivre (mas fiquei imaginando a forma como foi manuseado ou a higiene utilizada para produção, etc) ai comecei a pesquisar como surgiram essas colonias de bactérias.

Fui a fundo e depois de algumas reflexões decidi fazer o meu proprio scoby, comprei um kombucha pronto e com o máximo de materia organica no fundo da garrafa, fiz 2 litros de chá preto (pois é o que contem maior teor de cafeína) e coloquei açúcar demerara (que era o que eu tinha em casa, mas sei que o açúcar cristal é o melhor). Após o cha pronto, adoçado e frio, coloquei em um recipiente de vidro (usei pote de biscoito de 2,5 litros, lavado, esterilizado e sem a tampa) juntei o kombucha comprado e em temperatura ambiente e juntei 2 colheres de vinagre de alcool, cobri a boca do vidro com um papel toalha e prendi com um elastico. Deixei no armario mais isolado que eu tenho e após 30 dias meu scoby estava la grosso e bem saudavel.

Como estava muito empolgado, fui fazer logo um lote. Fiz o chá preto e açucar demerara (ainda tinha quase 1 kilo em casa) e comprei um pote de 3,5 litros com torneira, mas devido a pressa e falta de alguns cuidados acabei cometendo alguns erros. O primeiro foi colocar muito do cha fermentado (cha de arranque ou starter) na primeira fermentação junto com o cha novo e o scoby, o segundo foi esterilizar o pote e após esfriar, limpar o vidro novo com vinagre (o que acabou por acidificar muito antes de iniciar a primeira fermentação) e o terceiro (que acredito ter sido o pior) foi não prestar atenção na quantidade certa de açucar. Pois bem, após os 7 dias de fermentação, provei a bebida durante esse periodo e continuava muito doce, apesar de ter se formado outro scoby bem desenvolvido nesse periodo. Continuei como planejado e fui para a segunda fermentação, e mais erros cometidos. Fiz algumas garrafas com suco concentrado de maçã e gengibre e outras com mel de abelha. Nenhuma das duas garrafas pegou gas, mesmo ficando 5 dias na segunda fermentação, mas o sabor estava bom porem muito doce. Antes de começar um novo processo fui pesquisar o que pude ter feito de errado e me deparei com os erros acima citados. Fiz a proxima fermentação com 100% cha verde e na segunda fermentação usei mel de abelha e suco de usa na segunda fermentação, mais uma vez percebi meus erros anteriores. As garrafas com suco de usa ficaram muito boas, porem muito forte pois usei muito suco de uva concentrado, e as com mel ficaram muito doces e intragaveis.

Voltei para a pesquisa e decidi não fazer mais o cha preto puro, comecei um blend de cha verde e preto na proporção de 70% cha verde e 30% cha preto. Coloquei açucar demerara e cristal na proporção correta (1/2 xicara de açucar para cada 1 litro de cha), hoje se completam 8 dias de fermentação e desde o terceiro dia noto no sabor que o doce ja começa a diminuir e a gaseificação começa a aparecer. Hoje provei e fez uma espuma no topo do copo. Colocarei hoje na segunda fermentação com suco de uva concentrado na proporção de 10% do volume da garrafa. E farei uns com gengibre e outros com cravo e canela. Após colocarei o meu resultado.

Espero que o meu relato possa te ajudar, qualquer duvida me fale, que o que eu puder ajudar estou as ordens.





Fórum Kombucha Blog do Brasil

Re:Segunda fermentação
« Resposta #1 Online: 31 de Agosto de 2018, 15:03:41 »