O que são aspergilos então?
Segundo a Wikipédia em português:
Aspergillus é um gênero de fungos que apresenta coloração branca amarelada com formação de pedúnculos e uma ponta colorida. São importantes agentes decompositores de alimentos.
Utilização
São utilizados na produção de alimentos e produção comercial de ácido cítrico, glucônico e gálico. Existem mais de 200 espécies encontradas na natureza. O Aspergillus foi catalogado em 1729 pelo padre italiano e biólogo Pietro Antonio Micheli. Observando o fungo no microscópio, Micheli lembrou-se da forma de um aspergillum (borrifador de água santa), e nomeou a espécie de acordo com o objeto. As espécies de Aspergillus são aeróbicas e encontradas em ambientes ricos em oxigênio, onde geralmente crescem na superfície onde vivem. As espécies de Aspergillus contaminam restos de comidas (como pães e batatas), e crescem em muitas plantas e árvores.
Segundo ainda a Wikipedia em Inglês:
Aspergilose
Aspergilose é o grupo de doenças causadas por Aspergillus. O subtipo mais comum nas infecções dos seios paranasais associadas com aspergilose é o Aspergillus fumigatus.Os sintomas incluem febre, tosse, dor toráxica ou respiratória, o que também ocorre em muitas outras doenças e, portanto, o diagnóstico pode ser difícil. Normalmente, apenas os pacientes com o sistema imunológico enfraquecido ou que sofram outras doenças pulmonares são suscetíveis.
Nos seres humanos, as principais formas da doença são:
Aspergilose broncopulmonar alérgica ou ABPA (afeta pacientes com sintomas que produz significativa morbidade respiratória tais como asma, fibrose cística e sinusite).
Aspergilose invasiva aguda (o risco aumenta se o paciente tem sua imunidade enfraquecida como alguns portadores de AIDS e também os pacientes submetidos a quimioterapia).
Aspegilose invasiva disseminada (difundida através de corpo).
Aspergilose das vias aéreas é também freqüentemente relatadas em aves, e algumas espécies de Aspergillus são conhecidos por infectar insetos.
Mais uma citação da Wikipedia em português:
A Aspergilose é uma doença pulmonar, micose causada pelo fungo Aspergillus fumigatus. A aspergilose é geralmente benigna, mas assume particular importância clínica em infecções sistémicas malignas em doentes com SIDA/AIDS.
Aspergillus fumigatus
Os A.fumigatus crescem no ser humano em formas multicelulares filamentosas, as hifas septadas, formando um micélio. Cada hifa tem 4 micrómetros de diâmetro e muitos mais de comprimento, frequentemente dividindo-se em ramos. Na natureza são muito comuns e capazes de crescer livremente, alimentando-se de detritos orgânicos como plantas podres.
O A.fumigatus é a causa mais frequente de aspergilose, mas outros como A.flavus, A.niger, A.nidulans ou A.terreus também causam a doença.
Progressão e Sintomas
A manifestação mais frequente é a aspergilose pulmonar. Os micélios crescem em bolas, denominadas aspergilomas, geralmente assintomáticos excepto pel hemoptise (tosse com sangue) ocasional; ou então produzem pneumonia disseminada crónica com expectoração, tosse e falta de ar. As infecções do olho devido a feridas não tratadas leva quase sempre à perda desse órgão de visão. A doença é geralmente controlada excepto nos imunodeprimidos.
Em doentes com SIDA/AIDS, o fungo não é controlado no pulmão e dissemina-se pelos órgãos de forma rápida. A aspergilose cerebral, cardíaca ou da medula óssea resultam quase sempre em morte se não tratadas, devido a hemorragias e enfartes múltiplos nos orgãos.
A micotoxicose é devida à ingestão de comida contaminada, com vómitos, diarreia e náuseas.
O Aspergillus pode ainda causar reacções alérgicas sem se multiplicar ou infectar a pessoa, como asma e rinite alérgica. A constante exposição ao fungo pode levar a recções do sistema imunitário agressivas na ausência da sua multiplicação, por vezes resultando em problemas pulmonares após muitos anos.
Diagnóstico e Tratamento
A expectoração é observada ao microscópio, mas a cultura pode ser necessária para a identificação. A sorologia, com detecção de anticorpos específicos contra o fungo é usada também.
O tratamento é com o fármaco politicísticoantifúngico anfotericina B, ou com derivados de azol, como itraconazol.