Autor Tópico: De açúcar mascavo para o cristal, como fazer a migração?  (Lida 725 vezes)

Offline Penaforte51

• Associado
  • *
  • Popularidade: +2/-0
De açúcar mascavo para o cristal, como fazer a migração?
« Online: 16 de Julho de 2017, 14:15:54 »
Bom dia!

Ganhei há uma semana uma colônia em que um amigo usava apenas açúcar mascavo e demerara, em proporções iguais, sem o chá. Pretendo testar outros açúcares e chás, compartilhando aqui no fórum. Para começar, quero passar parte da colônia para uma solução com o chá de hibisco e açúcar cristal. Quais os cuidados para sem bem-sucedido nessa troca? Obrigado e parabéns pelo espaço. É importante que quem puder colabore.

Offline Marcus

• _________________
  • Administrador
  • Veterano
  • Popularidade: +36/-0
    • Kombucha Blog do Brasil
Re:De açúcar mascavo para o cristal, como fazer a migração?
« Resposta #1 Online: 19 de Julho de 2017, 12:20:05 »
Olá, bom dia Penaforte51,

Acredito que não tenha nenhum procedimento diferente. Já fiz esses testes também, é muito importante para identificar o real comportamento da colônia na presença dos diversos tipos de açúcares disponíveis no mercado.

O que acontece com os açúcares? por Kombucha ser considerado um produto "naturébas" algumas pessoas acham que a colônia de Kombucha também gostaria mais de fontes de açúcares mais "puras", menos manipuladas, industrializadas ou contaminadas. Bem, vamos ver que não é bem assim. Afinal queremos colônias com aspecto forte e saudável, produzindo o resultado da transformação dos açúcares em um grupo de substâncias. Grosso modo, a colônia se alimenta do açúcar porque são do grupo saccharomyces, isso é são algo como "fungos do açúcar", e o resultado dessa alimentação é Kombucha.

Os meus resultados foram baseados num conceito de "ciclos de produção" ou seja, a capacidade de cada colônia nova de gerar novas filhas.

Mel: péssimo, matou a colônia muito rápido e o sabor é horrível! nada a ver com Kombucha, isso é outra coisa mas não Kombucha.
Mascavo: resultado ruim, colônia se enfraquece em poucas produções. Sabor "sonso".
Demerada: melhor um pouco mas também gera poucos ciclos de produção.
Cristal: melhor um pouco mas ainda não é o ideal para a colônia. Repetindo: para a colônia.
Refinado: o melhor açúcar para a reprodução da colônia. É ruim, detestável, impensável? pra quem? pra nós ou para a colônia?

E o sabor? da mesma forma, a partir do Demerara para baixo, o sabor fica melhor. Com mel e mascavo é semelhante a café com açúcar, mel ou mascavo. Algumas pessoas gostam e se acostumam com o sabor. Cabe lembrar aqui que adoçantes e "sem açúcar" não é uma opção para produção.

Sobre os resíduos dos diversos tipos de açúcares na bebida final, algumas pessoas dizem que são totalmente ou quase totalmente transformadas em outras substâncias. Mas, de fato, não tenho informações mais precisas por exemplo sobre o que ocorre com as substâncias químicas usadas no refinamento e clareamento do açúcar refinado.

Bem, aparentemente, quando a colônia encontra os açúcares de diversos tipos ele tenta quebrar os mesmos e as reações finais produzem sabores específicos assim como o comportamento da colônia específico. Em alguns casos fortalece e cresce em outros enfraquece e para de produzir.

Compartilhe conosco os resultados!

Sorte!

Marcus Vinicius
Se você precisa de uma doação de Kombucha, entre na categoria Doações. Leia as mensagens do seu Estado ou País. Caso não encontre nenhuma mensagem ofertando colônias, escreva um novo tópico solicitando uma. Se conseguir, comunique ao fórum em uma nova mensagem.

Offline Penaforte51

• Associado
  • *
  • Popularidade: +2/-0
« Resposta #2 Online: 20 de Julho de 2017, 08:25:50 »
Bom dia!

Não obtive sucesso na operação. Tomei todos os cuidados, mas parece que a mudança foi muito brusca para a colônia. Com uma semana - deixei mais tempo porque a temperatura está mais baixa aqui pelo Recife - surgiram fungos na superfície - do tipo manchas brancas - e preferi descartar. O odor não era ácido ou desagradável, mas não quis arriscar. Como ainda tenho parte de uma colônia que ficou no mascavo, vou tentar a migração para o açúcar refinado com chá verde.

Offline katiak

• Associado
  • *
  • Popularidade: +1/-0
« Resposta #3 Online: 11 de Setembro de 2017, 00:26:31 »
Vou contribuir com a minha experiência com vcs... embora eu só tenha adaptado uma das minhas colônias para o mel, acredito que para  mudança de açúcar deve se seguir o mesmo princípio.
A adaptação deve ser gradual... A cada troca vc vai aumentando a dosagem do novo alimento para a Kombucha. A adaptação da minha Kombucha para o "JUN" fiz da seguinte forma: preparei dois chás verdes, um com açúcar cristal (o qual a minha Kombucha já estava acostumada) e outro com 2 colheres bem cheias de mel. Adicionei os dois chás ao vidro, na seguinte proporção:
 1) 90% chá com açúcar 10% chá com mel
 2) 80% chá com açúcar 20% chá com mel
 3) 70% chá com açúcar 30% chá com mel
 4) 60% chá com açúcar 40% chá com mel
 5) 50% chá com açúcar 50% chá com mel
 6) 40% chá com açúcar 60% chá com mel
 7) 30% chá com açúcar 70% chá com mel
 8) 20% chá com açúcar 80% chá com mel
 9) 10% mel com açúcar 90% chá com mel
10) 100% mel
Tempo de fermentação entre cada troca acima descrita: 2 dias - e ao final do processo já pode deixar por 3 dias.
Essa dica de adaptação eu peguei em um site gringo... não me perguntem qual pq já faz tempo e não salvei o link. Dependendo da saúde de sua colônia vc pode pular alguns destes passos, tem que observar... no meu caso eu pulei de 70%-30% para 50%-50% e de 20%-80% para 100% direto. Minha Kombucha se adaptou muito bem.
É normal que uma parte das bactérias morra no processo. A scoby do JUN fica branca e transparente. E o sabor é muito bom sim, mas é mesmo bem diferente! Mas pra ficar bom vc deve deixar fermentar no mel por no máximo 3 dias. E tenha certeza de que está usando mel puro mesmo... tem muito mel de açúcar sendo vendido por aí... eu mesma usei um e a scoby quase morreu. Se fizer com mel natural e seguir os passos acima, isso não acontece! As grandes vantagens do JUN são: sabor diferenciado, uso de uma fonte de açúcar mais saudável, rapidez na fermentação e a alta gaseificação da bebida, já na primeira fermentação! Vc tem um refrigerante em 3 dias, com muito gás! Eu tenho deixado as minhas fermentando por 3 dias e + 1 com a adição do sabor, mas acho que agora no verão vou deixar apenas 2 dias, senão as garrafas vão explodir, hehehe! Para o JUN, minha dica é usar casquinhas de limão siciliano. Fica uma delícia e pega o sabor rapidinho!
Sobre o uso do açúcar mascavo eu acho que o principal problema é a má qualidade de algumas marcas... O açúcar vem com muitas impurezas, e acaba contaminando a Kombucha na adaptação... por isso é importante escolher uma boa marca e fazer a adaptação lentamente. Se vcs visitarem os sites gringos, vão ver que a maioria usa açúcar mascavo ou demerara... e eles fazem bebidas com alto teor de gás... Mas não tem muita técnica aqui, o que tem mesmo é muita experiência e paciência... querer fazer trocas ou adaptações rapidamente pode matar a scoby ou não produzir uma boa fermentação... Outra dica que dou é dar preferência em usar o chá verde em folhas e não o de saquinho... é melhor investir em uma boa marca de chá. Eu posso falar, pois comecei usando o chá verde de saquinho de várias marcas e depois troquei para o chá verde em folhas picadas. A diferença foi gritante! As Kombuchas sorriam para mim quando eu trocava o chá delas, hahaha! ;D Fermentação mais rápida, mais gás e bebida muito mais saborosa! Experimentem fazer esta troca pra ver! Ou usem chá preto importado, com sabores... também é maravilhoso! Infelizmente no Brasil não existe controle de qualidade, a gente toma chá de capim achando que toma chá verde... é real gente! Vale a pena investir num chá de qualidade e os importados normalmente seguem regras mais rigorosas no controle de qualidade no país de origem, por isso eu indico. A gente paga mais caro, é verdade, mas também está mais seguro do que está tomando! E as minhas Kombuchas e JUN aprovaram! Fica a dica aí pra vcs! Se fizerem estas experiências compartilhem aqui os resultados!  ;)

Fórum Kombucha Blog do Brasil

« Resposta #3 Online: 11 de Setembro de 2017, 00:26:31 »