Autor Tópico: Colônias estao ficando fininhas.  (Lida 12087 vezes)

Offline Soares

• Membro Regular
  • **
  • Popularidade: +2/-0
Colônias estao ficando fininhas.
« Online: 17 de Março de 2009, 18:55:27 »
Quando coloco a colonia para descansar depois de cinco dias eu vou olhar e ela ta la fininha.Nem sei mais o que fazer.
Segui a receita igual fala la no site. Fiz tudo que ta escrito e a colonia ainda ta ficando muito fininha,

Alguem pode me ajuda? ja é a terceira vez que acontece e to com medo de morrer a colonia mae.
Paz para todos!

Offline Marcus

• _________________
  • Administrador
  • Veterano
  • Popularidade: +36/-0
    • Kombucha Blog do Brasil
Re: Colônias estao ficando fininhas.
« Resposta #1 Online: 17 de Março de 2009, 19:33:12 »
Olá Soares,

Alguns motivos podem levar a colônia a se desenvolver de forma mais lenta ou mesmo não se desenvolver além de uma fina camada. O ideal é você tentar identificar se um desses detalhes pode estar errado:

• A água - você deve se assegurar que a água utilizada é de qualidade. Em alguns casos, apesar de utilizar água de galão, mineral, essa pode estar adulterada, fato infelizmente comum no Brasil. Tente trocar o fornecedor, a marca. Lembrando que água contendo cloro afeta negativamente a fermentação;
  • O açúcar - da mesma forma que a água, o açúcar pode conter alguma impureza que pode estar afetando o desenvolvimento normal da colônia. Tente outro açúcar, outra marca. Normalmente ocorre quando esquecemos de colocar o açúcar, mas você escreve que não foi somente uma vez;
  • A tampa - o pano utilizado para tampar o recipiente pode estar impedindo uma respiração adequada, atrasando o processo. Utilize um pano mais fino ou Perfex;
  • O local - o local no qual é realizada a fermentação deve ser ventilado, de preferência com pouca variação de luminosidade, e mais importante nesse caso, não deve ser um local que esteja sujeito a movimentos de qualquer natureza. Assim, colocar o recipiente em cima da geladeira, ou de um móvel com portas que é frequentemente aberto pode influenciar no tempo da fermentação e consequentemente no desenvolvimento da colônia;
  • Outros fatores como o uso de utensílios de metal durante a produção do chá, o prazo de validade do chá utilizado, os locais de armazenamento dos ingredientes, tem importância menor e apesar de ser muito pouco provável que esses fatores sejam os responsáveis, não devem ser descartados;
  • A colônia - a colônia utilizada pode estar cansada. Em alguns casos, quando utilizamos repetidamente a mesma colônia, já notei que ela não produz um filhote bonito. Não sei se estou certo nessa observação, mas já notei que os filhotes, notadamente as colônias mais claras, tem um desempenho melhor na fermentação do chá assim como na produção de colônias-filhas.

Em todos os casos, a adequada higienização de todos os utensílios utilizados é fundamental.  ::)

Isso acontece por vezes, também não sei explicar o porque, apesar de estar tudo em conformidade com a receita clássica.

A colônia-mãe pode estar cansada, como referido anteriormente, nesse caso eu acho que você pode utilizar a dica publicada no artigo Como produzir uma colônia. Pode colocar todas as colônias que você tem numa porção de 500ml a 1 litro de chá-verde bem doce e deixar descansar por uns 20 dias. Vai se formar uma grande colônia se tudo estiver certo. Você não deve ter problemas com isso e nem precisa se preocupar com a morte de sua colônia-mãe. Esse procedimento só irá torná-la mais forte.  :)
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2014, 01:59:57 por Marcus »
Se você precisa de uma doação de Kombucha, entre na categoria Doações. Leia as mensagens do seu Estado ou País. Caso não encontre nenhuma mensagem ofertando colônias, escreva um novo tópico solicitando uma. Se conseguir, comunique ao fórum em uma nova mensagem.

Offline Pedro

• Experiente
  • Popularidade: +14/-0
« Resposta #2 Online: 18 de Março de 2009, 02:29:16 »
Soares, não se preocupe, vai acontecer outras vezes.
As dicas de Marcus na Resposta #1, são recomendações valiosas a serem observadas.
Enquanto vc vai tentando descobrir como fazer para obter colonias mais gordinhas, trago minhas experiencias sobre esse assunto.

Vc diz ter deixado 5 dias. Eu deixava por 10 dias no vidro.
Hoje, eu acho 5 dias pouco e 10 dias muito. Eu explico.
Em meus vidros, com 3 ou 4 dias é que começa a aparecer a espessura da filha. Com 5 dias ela ainda não é grossa o suficiente para tirar do vidro, se esse fosse o parametro para tirar do vidro (a espessura da colonia filha)
No inicio, na ansiedade de obter colonias grossas, eu as deixava até por 10 dias. E as espessuras passavam a ser razoáveis. Porém o Kombucha obtido... dificil de tomar de tão acido, tanto é que já fiz alguns outros foruns falando de acidez. E sabe o que é pior? Como eu tinha um conceito adquirido em leituras de outras origens, de deixar o Kombucha obtido, engarrafado por muitos dias, só fiquei sabendo que meu Kombucha era dificil de tomar quando minha adega continha por volta de 40/50 garrafas de 600 ml  :o
Outra dúvida que ainda tenho, me fazia deixar por mais dias no vidro. Se a filha não alcançou uma espessura legal.... será que o líquido recebeu as caracteristicas medicinais desejadas? Se a mãe não conseguiu reproduzir uma boa filha, pode não ter transmitido essas caracteristicas medicinais que buscamos. < Esta é minha dúvida.
E passei a pensar que, podemos estar confundindo o parametro. Buscamos Kombucha que nos traga saúde e não colonias grossas.

Tá bom, mas o que faço com as colonias finas obtidas?
São otimas para fazer novas colonias como as citadas por Marcus no artigo "Como produzir uma colônia."
Uso esse processo para produzir, ou colonias mãe fortes para minha garantia (aquele medo de perder a mãe original) ou então para fazer colonias de doação.
Para esta ultima finalidade, obtenho lindas colonias, deixando aqueles 20 ou mais dias citados no artigo, num vidro comprado no supermercado que vem com café solúvel. Este vidro tem +/- diametro de 9 cm por altura de 18 cm e volume de 750 ml. Tomo o café e depois o vidro vai para incubadora de colonia.
Neste vidro obtemos colonias de pequeno diametro e grossonas, condições ideais para envio por correio. E o líquido depois dos 20/25 dias, só serve mesmo para mandar junto com a doação.

Um detalhe ainda não comprovado, pode ser um dos motivos de colonias finas. É a troca feita da panela para ferver a água, de aluminio revestido com teflon para inox. Coincidentemente, quando passei a usar o inox, comecei a obter colonias mais grossas. Ainda estou em fase de comprovação disto.
« Última modificação: 18 de Março de 2009, 02:31:22 por Pedro »
¡ Namastê !

Offline Soares

• Membro Regular
  • **
« Resposta #3 Online: 19 de Março de 2009, 18:09:21 »
Muito obrigado aos amigos pelas dicas. Agora ficou mais facil pra entender. Tem muitos detalhes esse chá.
Eu tava com medo de perder a mae que a minha amiga chama da alga, mas nao via aqui nenhum lugar escrito que era alga. vou fazer igual disseram nas respostas e colocar umas colonias no vidro pra deixar mais 20 dias e a outra eu vou tentar fazer o chá como do jeito normal no vidro de biscoito.....
Nao sei se o que eu to fazerndo ta certo porque me ensinaram pra colocar o chá no vidro que ele ia ficar la quinze dias mas ficou ruim, depois eu li no site do kombucha que pode ser seis dias, e ai ficou melhor..... ja fiz umas dez ou quinze vezes o kombucha agora as colônias esta ficando fininhas, mas vou tentar essas valiosas dicas que vocês me deram.
Muita paz e saude pra todos vocêS!
Paz para todos!

Offline Pedro

• Experiente
« Resposta #4 Online: 19 de Março de 2009, 19:53:37 »
Muitos chamam a colonia ou cultura do Kombucha de Alga. Creio que essa associação se deve à proximidade do nome, com a alga marinha Kombu. Esta sim é uma alga. A colonia oriental e os apreciadores da macrobiótica a conhecem bem.
Para quem quiser saber mais e até ver o aspecto dessa alga, que é muito diferente de nossa conhecida colonia.
No comercio local a alga Kombu é encontrada em folhas desidratadas, que reidratada, produzem um tipo de chá, caldos e outros. Se alguem se interessar em comprar a alga kombu, posso fornecer o site de fornecedor. Por favor, peça por "Minhas Mensagens"

"....e a outra eu vou tentar fazer o chá como do jeito normal no vidro de biscoito..."
Soares, não sei de que região vc é, as denominações variam dentro deste grande territorio, mas .... só por curiosidade ... qual é o tamanho desse vidro de "biscoito" ?

« Última modificação: 19 de Março de 2009, 19:56:26 por Pedro »
¡ Namastê !

Offline Soares

• Membro Regular
  • **
« Resposta #5 Online: 22 de Março de 2009, 15:59:13 »
O vidro que eu uso é igual esse que tem no site do kombucha, onde fala como fazer o chá, que tem a foto do cachorro abrindo a boca. e um vidro de biscoito acho que de treslitros.
Agora a parece que ela ta crecendo normalmente depois que eu troquei a agua porque eu tava usando agua filtrada d filrto aqui de casa que e um purificador de agua, usei a agua mineral igual fala aqui no forum.
Quando ficar pronto eu escrevo outra mensagem falando se ficou bom de verdade! paz para todos!
Paz para todos!

Offline Terra A-dourada Brasil

• Membro Regular
  • **
  • distribuimos Água Diamante, mudas de Kefir e Kombu
Colônias estao ficando fininhas.
« Resposta #6 Online: 16 de Maio de 2009, 01:45:34 »
ref. colonias fininhas gostaria comentar que se a gente usar p.ex. somente o chá verde as colonias realmente definham com o tempo, então para a saude das colonias é mais indicado fazer a mistura com chá preto.

Como eu faço sempre mudas separadas em vidros pequenos para doação, para que fiquem bem bonitas e gordinhas, eu já tive vidro com muda encostado durante meses sem que eu trocasse o chá e a muda ficou tão gorda que ela quase encheu todo vidro uns 10 cm de espessura.

Offline bkcleom

• Membro Regular
  • **
  • Popularidade: +6/-1
« Resposta #7 Online: 27 de Maio de 2009, 17:15:24 »
Não concordo com esta observação. Só utilizo o chá verde e tenho doado colônias e usado para outras finalidades, como shampoo e creme para pele. O meu paladar é muito refinado e sinto a diferença de sabor usando o chá preto. Então, não o usaria por opção. Aconselharia a procurar outro motivo para a debilidade da colônia. Como podemos ter muitas variáveis interagindo (qualidade da água; acúcar; temperatura; qualidade e tipo de chá e sua validade;manipulação) é válido para quemse defrontar com este problema pesquisar as condições e cuidados do processo que está usando. 

Offline Soares

• Membro Regular
  • **
« Resposta #8 Online: 28 de Maio de 2009, 14:35:45 »
Lendo as mensagens eu acho que a agua e que tem maior influencia no resultdo final.Porque eu troquei a agua do filtrro pela agua do galao indaia e ficou grande a colonia1.
Quando eu escrevi a mensagem fazia com agua do filtro.
Paz para todos!

Offline Marcus

• _________________
  • Administrador
  • Veterano
« Resposta #9 Online: 28 de Maio de 2009, 21:08:21 »
Parece que chegamos a um debate! Que bom!

O que todos disseram tem enorme valor. Isso é uma pesquisa mesmo, com referências na prática de cada um, no contato diário, pessoal. O preparo é cercado de inúmeras minúcias que somente percebemos com a prática e o passar do tempo.

É ótimo poder contar com pontos de vista diversos. Concordo com bkcleom. Não encontramos realmente um motivo principal para o enfraquecimento, se é que assim podemos chamar, da força reprodutiva da colônia. Normalmente ela se reproduz muito rapidamente, principalmente se compararmos com outros seres vivos e seu desenvolvimento.

Minha experiência: por diversas vezes li em outros sites, em outros fóruns sobre Kombucha que o motivo principal porque as colônias enfraqueciam e ficavam finas era o uso continuado de um só tipo de chá. A princípio, fui induzido por esse pensamento e acabei reproduzindo o mesmo em algumas afirmações.

De fato, no início eu só utilizava o chá preto porque gostava mais do sabor final. As colônias ficavam escuras rapidamente. De modo geral não se modificava o volume do filhote produzido, e eu sempre utilizava o filhote numa nova fermentação. Nas fermentações seguintes sempre usava o chá preto e assim foi durante um ano acredito. Num determinado dia, não sei porque, com todos os procedimentos idênticos, ingredientes idênticos e clima semelhante, a colônia não se desenvolveu normalmente. Cresceu somente uma fina camada e o resultado da fermentação foi uma bebida sem açúcar, mas também sem sabor. Nova tentativa e novamente o mesmo resultado. Não é fácil entender. Cheguei mesmo a pensar que pudesse ser alguma contaminação. Mas fiz novamente com o outro chá, o chá verde, com a mesma água, e outra colônia que estava guardada e já tinha sido utilizada numa fermentação cerca de um mês antes. Normalizou a produção. Na vez seguinte voltei ao chá preto.

Depois de um tempo notei que se fizesse esse rodízio quando as colônias se enfraqueciam elas retomavam a sua força na maior parte dos casos. O que ocorre é que nesse momento achei que havia encontrado o motivo: as colônias enjoam do chá! simples assim... Alguém me disse isso também, reforçando a minha opinião, mas tal afirmação depois de passado o efeito do vinho me pareceu um tanto estranha ;). Percebi que de fato algumas colônias tem a sua força interna reduzida com o tempo e que parecem passar isso para os filhotes. A colônia estaciona ou morre? É possível reiniciar o sistema? A reprodução não ocorre, mas o consumo do açúcar ocorre na maior parte dos casos. Curioso.

Com o passar do tempo, e em função das pesquisas envolvendo a segunda fermentação, comecei a utilizar o chá verde com maior frequência e descobri o seu sabor diferenciado. Quando utilizamos a segunda fermentação os sabores se alteram de uma forma surpreendente. Passei a produzir sempre uma fermentação de cada simultaneamente. A produção de Kombucha com chá verde teve somente um detalhe diferente da outra produção com chá preto: as colônias após a fermentação, mãe e filha eram colocadas juntas. E também se misturavam, em determinadas situações, as colônias resultantes das duas produções.

O que percebi com essa produção constante de Kombucha foi que às vezes, independente do tipo de chá utilizado, a colônia se comporta dessa forma: se enfraquece e não forma bem o filhote. Não é também boa matriz, nem o seu filhote, para novas colônias. Normalmente retiro essas colônias para outros usos. Não sei dizer se poderia ser alguma forma de contaminação. Seria interessante ter mais detalhes sobre isso. O ideal seria alguem especializado nesse tipo de pesquisa para nos orientar ou mesmo conduzir uma pesquisa nesse sentido. As informações contidas na maior parte dos sites, blogs e livros se refere ao uso alternado dos chás verde e preto como uma solução para esse enfraquecimento.

Será que chegaremos a um culpado principal ou único?
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2014, 02:02:03 por Marcus »
Se você precisa de uma doação de Kombucha, entre na categoria Doações. Leia as mensagens do seu Estado ou País. Caso não encontre nenhuma mensagem ofertando colônias, escreva um novo tópico solicitando uma. Se conseguir, comunique ao fórum em uma nova mensagem.

Offline Raul

• Membro Regular
  • **
  • Popularidade: +3/-0
« Resposta #10 Online: 30 de Maio de 2009, 20:39:49 »
Já aconteceu comigo na ptrimeira vez, eu identifiquei que o pano não deixava entrar ar, agora uso fralda de pano (bebé) e crece rápido de mais.Sorte. Raul

Offline Pedro

• Experiente
« Resposta #11 Online: 1 de Junho de 2009, 01:13:03 »
A tampa - o pano utilizado para tampar o recipiente pode estar impedindo uma respiração adequada, atrasando o processo. Utilize um pano mais fino ou Perfex

Para tampar a boca do vidro, uso umas peças de malha de nylon, bem fininha, utilizada para tampar jarras de sucos. Existem de vários diâmetros, com um custo médio de R$ 0,80 em função do diâmetro. Encontramos em lojas de aviamentos ou de artigos para festas.
Para fixar, uso elástico de dinheiro.
« Última modificação: 1 de Junho de 2009, 14:59:18 por Pedro »
¡ Namastê !

Offline juliusfortes

• Associado
  • *
  • Popularidade: +0/-0
Re:Colônias estao ficando fininhas.
« Resposta #12 Online: 21 de Fevereiro de 2016, 19:51:27 »
Vocês deixam no claro ou no escuro ?

Offline Marcus

• _________________
  • Administrador
  • Veterano
« Resposta #13 Online: 24 de Fevereiro de 2016, 11:37:14 »
Olá juliusfortes,

Você pode utilizar um local totalmente escuro, para testar. Normalmente é difícil conseguir um local que fique escuro 100% do tempo. E provavelmente não seja importante. Pessoalmente produzo em um local que recebe claridade durante o dia e fica escuro a noite.

Sorte!

Fórum Kombucha Blog do Brasil

« Resposta #13 Online: 24 de Fevereiro de 2016, 11:37:14 »