Autor Tópico: KOMBUCHA DE CHÀ VERDE  (Lida 1165 vezes)

Offline Carlos_H

• Associado
  • *
  • Popularidade: +0/-0
KOMBUCHA DE CHÀ VERDE
« Online: 21 de Novembro de 2017, 19:19:48 »
Pessoal, boa tarde.

Estou enfrentando um problema em relação a minha 2ª fermentação do Kombucha:  Estou fazendo com chá verde. Vi que o scoby fica claro e fino, o que é normal, porém quando vou realizar a segunda fermentação, não é criado gás! Nenhum! Coloco o chá, depois de 7 dias na primeira fermentação, em garrafa PET 500ml. Tampo bem! E mesmo assim não ocorre a gaseificação. 
Meu processo é assim:

1- fervo a água em chaleira elétrica
2- transfiro para jarra de vidro ( esterilizada)
3- adiciono açúcar
4- adiciono 3 saquinhos de chá verde
5 - depois de 15 min, retiro os saquinhos e espero esfriar totalmente para realizar a transferência de scoby.
6- coloco o chá fermentado na PET, tampo e guardo na despensa perto do kombucha durante 7 dias.
7- nenhum gás  =(

Pode ser a temperatura do ambiente?
Qualidade do chá verde?
Quantidade do açúcar?

Verifiquei se a garrafa estava furada e nada.

O que será que está acontecendo?

Abraços!

Offline rafael_acacio

• Membro Regular
  • **
  • Popularidade: +1/-0
Re:KOMBUCHA DE CHÀ VERDE
« Resposta #1 Online: 28 de Novembro de 2017, 18:04:38 »
Pessoal, boa tarde.

Estou enfrentando um problema em relação a minha 2ª fermentação do Kombucha:  Estou fazendo com chá verde. Vi que o scoby fica claro e fino, o que é normal, porém quando vou realizar a segunda fermentação, não é criado gás! Nenhum! Coloco o chá, depois de 7 dias na primeira fermentação, em garrafa PET 500ml. Tampo bem! E mesmo assim não ocorre a gaseificação. 
Meu processo é assim:

1- fervo a água em chaleira elétrica
2- transfiro para jarra de vidro ( esterilizada)
3- adiciono açúcar
4- adiciono 3 saquinhos de chá verde
5 - depois de 15 min, retiro os saquinhos e espero esfriar totalmente para realizar a transferência de scoby.
6- coloco o chá fermentado na PET, tampo e guardo na despensa perto do kombucha durante 7 dias.
7- nenhum gás  =(

Pode ser a temperatura do ambiente?
Qualidade do chá verde?
Quantidade do açúcar?

Verifiquei se a garrafa estava furada e nada.

O que será que está acontecendo?

Abraços!

Saudações amigo,

Também sou novo nessa caminhada dos fermentados.
  O que eu consegui concluir do meu cultivo é que depois da primeira fermentação dependendo da quantidade açúcar e chá verde colocado parece que ele perde a força aí na segunda fermentação ele vem mais fraco.
  O que eu faço no preparo do chá verde é:
  Eu sempre coloco um sachê de chá preto independente da quantidade chá verde;
  O açúcar sempre coloco na fervura da água. Não coloco depois. Já via umas formiguinhas andando no meu açúcar uma vez e fiquei com medo de contaminar minha colonia
  As duas fermentações protegidas do sol. Moro em uma cidade de clima quente. Então a fermentação aqui é bruta e a gaseificação também é alta;
  Só uso suco industrializado e dependendo do suco eu acrescento mais um pouco de açúcar. (Fiz recentemente 2L com suco de maça natural feito em casa. Não ficou bom);
  Já aconteceu comigo de usar suco de caixinha e não gerar gás nenhum também. Então eu sempre coloco  de 2/3 colheres de açúcar por litro de preparo.

Fórum Kombucha Blog do Brasil

Re:KOMBUCHA DE CHÀ VERDE
« Resposta #1 Online: 28 de Novembro de 2017, 18:04:38 »