Autor Tópico: Controle da Temperatura no Preparo de Kombucha  (Lida 4878 vezes)

Offline Pedro

• Experiente
  • Popularidade: +14/-0
Controle da Temperatura no Preparo de Kombucha
« Online: 24 de Maio de 2009, 16:04:16 »
Um cuidado que devemos tomar nas estações frias do ano, é o controle da temperatura, próximo aos vidros onde temos as culturas de Kombucha em desenvolvimento.
Encontramos no Blog, na Receita Clássica do Blog, o texto "O Kombuchá não necessita de luz para fermentar e ocorre bem à temperatura ambiente, entre os 20 e 30 grau centígrados."
Esse valor de referencia, é o encontrado na maioria dos sites que tratam do cultivo do kombucha, e na realidade é uma faixa bem ampla, não apresentando problema para ser seguida, aos moradores das regiões Norte e Nordeste, mas preocupante para os moradores das regiões Central e Sul do Brasil, assim como aos irmãos Portugueses.

Tenho um procedimento simples que ajuda nesse controle, dirigido a aquecer apenas a proximidade dos vidros.
Com uma caixa de papelão dessas de produto alimenticio de supermercado, corto fundo e tampa, deixando as laterais acima da altura dos vidros, mas de modo a permitir a entrada do ar ambiente.
Faço um "cercadinho" com esse papelão em volta dos vidros.
Com uma extensão eletrica, posiciono uma lâmpada de 20 W (essa potencia depende da temperatura ambiente) na parte superior do cercadinho, a uma altura que permita o calor irradiado se espalhar, mas não muito próximo dos vidros.
Não encontrei inconveniente pela luz que as colonias recebem durante o tempo de exposição.

Pela questão de consumo de energia eletrica, devemos dosar adequadamente a potencia da lâmpada e o tempo de exposição, preocupação dirigida pricipalmente aos irmãos portugueses, onde o custo da energia elétrica é bastante superior ao praticado no Brasil.
« Última modificação: 24 de Maio de 2009, 16:33:05 por Pedro »
¡ Namastê !

Offline Pedro

• Experiente
  • Popularidade: +14/-0
Re: Controle da Temperatura no Preparo de Kombucha
« Resposta #1 Online: 2 de Junho de 2009, 19:14:39 »
Aplicando o recurso da lâmpada.
Dia ensolarado em São Paulo, depois das 10:30 h. Porem muito frio e vento lá fora.
De manhã bem cedo, temperatura ambiente dentro de casa >  17º C. Abaixo do que seria o mínimo ideal de 20º C.
Montei uma extensão com uma lâmpada de 20 W dentro do cercadinho, com um anteparo entre a lâmpada e os vidros, para evitar luz direta.
Depois de meia hora tinha conseguido um aumento de temperatura de 1º C
Coloquei uma lâmpada de 60 W. Em mais meia hora temperatura dentro do cercadinho estava em 23º C
Para confirmar a operação desse recurso, desliguei a lâmpada às 15:00 h.
Nesse momento, temperatura mantida em 23º C no cercadinho, sol limpo (raro aqui em São Paulo  :( ) e vento frio lá fora.
Em quinze minutos já estava em 20º C. Escrevendo este texto às 16:00 h, temperatura em 19º C
Pelo jeito elas vão passar esta noite em claro  :)

¡ Namastê !

Offline maramirim

• Associado
  • *
  • Popularidade: +1/-0
Re: Controle da Temperatura no Preparo de Kombucha
« Resposta #2 Online: 16 de Setembro de 2010, 12:45:09 »
Adotei um procedimento mais simples para manter a temperatura do armário onde cultivo o kombuchá, durante o inverno: utilizei um desses aparelinhos usados na tomada, com pastilhas de repelente para mosquitos. Claro que retirei a pastilha, deixando apenas a resistência, para produzir um calor suave. Com isto, consegui que a temperatura ficasse acima de 20°, mesmo nos dias mais frios do inverno.

Offline Tyll Cantyll

• Associado
  • *
  • Popularidade: +0/-0
Re:Controle da Temperatura no Preparo de Kombucha
« Resposta #3 Online: 2 de Janeiro de 2015, 06:22:15 »
Um cuidado que devemos tomar nas estações frias do ano, é o controle da temperatura, próximo aos vidros onde temos as culturas de Kombucha em desenvolvimento.
Encontramos no Blog, na Receita Clássica do Blog, o texto "O Kombuchá não necessita de luz para fermentar e ocorre bem à temperatura ambiente, entre os 20 e 30 grau centígrados."
Esse valor de referencia, é o encontrado na maioria dos sites que tratam do cultivo do kombucha, e na realidade é uma faixa bem ampla, não apresentando problema para ser seguida, aos moradores das regiões Norte e Nordeste, mas preocupante para os moradores das regiões Central e Sul do Brasil, assim como aos irmãos Portugueses.

Prezado Pedro, sou recém nascido aqui no fórum e ainda não tenho uma muda de Kombuchá. Moro na região centro oeste e me preocupo com a temperatura para o desenvolvimento da colônia, pois aqui onde moro praticamente não tem inverno e a temperatura ambiente na maior parte do ano fica na casa dos 35 graus na sombra. Diante disso, como iniciante neste assunto eu teria que procurar abaixar a temperatura para ficar na casa dos 20 a 30 ou não preciso me preocupar com a temperatura ambiente daqui onde moro? Eu também cultivo o kefir de leite e o iogurte Cáspio e agora estou a procura de uma colônia de Kombuchá pois aqui no Mato Grosso ainda não tem cultivadores de Kombuchá. Desculpe pelo longo texto mas é que me empolguei.
Forte abraço.

Offline PAULA MOTTA

• Associado
  • *
  • Popularidade: +0/-0
« Resposta #4 Online: 29 de Maio de 2017, 19:34:45 »
Tenho produzido meu kombucha em garrafas de plástico,
porém, já fiz 2 testes com garrafas de vidro e não tenho conseguido o mesmo resultado. Será a temperatura, pressão da tampa? Me ajudem, por favor?!

Prezado Pedro, sou recém nascido aqui no fórum e ainda não tenho uma muda de Kombuchá. Moro na região centro oeste e me preocupo com a temperatura para o desenvolvimento da colônia, pois aqui onde moro praticamente não tem inverno e a temperatura ambiente na maior parte do ano fica na casa dos 35 graus na sombra. Diante disso, como iniciante neste assunto eu teria que procurar abaixar a temperatura para ficar na casa dos 20 a 30 ou não preciso me preocupar com a temperatura ambiente daqui onde moro? Eu também cultivo o kefir de leite e o iogurte Cáspio e agora estou a procura de uma colônia de Kombuchá pois aqui no Mato Grosso ainda não tem cultivadores de Kombuchá. Desculpe pelo longo texto mas é que me empolguei.
Forte abraço.

Fórum Kombucha Blog do Brasil

« Resposta #4 Online: 29 de Maio de 2017, 19:34:45 »