Kombucha - debates > Assunto: A colônia de Kombucha

Armazenar e levar o Kombucha durante as viagens

(1/3) > >>

Kakisantos:
Ola Pedro!
Sou o Antonio Henrique ta lembrado? Primeiramente gostaria de agradecer sua dica de entrar no Forum.
Muito interessante suas observacoes; Nao sei se voce poderia informar; Custumo viajar muito a servico e gostaria de manter a continuidade bebendo Kombucha (qdo eu iniciar) Pergunto:
1-Ele poderia ser transportado em garrafas PET?;
2-Se sim, por quanto tempo ele podera ser mantido em uma garrafa PET sem deteriorar suas propiedades?;
3-Ele poderia ser produzido em recipiente plastico? (a ideia 'eh produzi-lo em recipiente de filtro deagua para cozinha, isso porque para tira-lo para provar ou para bebe-lo seria somente abrir a torneira do filtro e completar com o cha por cima.
Grato,
Kakisantos

Pedro:
Olá Antonio Henrique, seja bem-vindo ao Fórum, fiquei muito feliz em re-encontrar vc por aqui  :D
Agora somos do mesmo TIME, e tem muito trabalho (agradável) por aqui.
Vc já viu quantos Mineiros tem por aqui ?   :o


--- Citação de: Kakisantos em 26 de Maio de 2009, 21:56:51 ---......Custumo viajar muito a servico e gostaria de manter a continuidade bebendo Kombucha... Pergunto:
1-Ele poderia ser transportado em garrafas PET?;
2-Se sim, por quanto tempo ele podera ser mantido em uma garrafa PET sem deteriorar suas propiedades?;
3- ..... isso porque para tira-lo para provar ou para bebe-lo seria somente abrir a torneira do filtro e completar com o cha por cima.
Grato, Kakisantos

--- Fim de citação ---

Esclarecimento. Perceba que somos um Time, não é necessário que vc pergunte A MIM diretamente, tenho grande prazer em responder conforme MEU ponto de vista, porém vc poderá receber vários pontos de vista dos demais amigos, isso que é o bom de um Fórum, a troca de conhecimentos ou experiencias particulares de cada um. E logo vc estará aqui trazendo tuas experiencias, temos certeza.

Mas vamos a tuas dúvidas, segundo meu ponto de vista:

1- Com certeza, a garrafa PET é um bom recipiente para vários usos, como vc vai ver mais adiante. Alguns gostam de vidro, mas neste caso, vc correria o risco de quebra.
2- Mantenho meu Kombucha, na fase de segunda fermentação, por 45 dias tampado.
Esta explicação visa ajudar a entender que, o Kombucha NÃO perde a validade tão rapidamente.
Quando vc ler um pouco mais sobre a Segunda Fermentação vai ver outras implicações. Mas isso vc vai estudar depois.
Conheço relatos de pessoas que conservam o Kombucha por 6 meses, tampado.
3- Interessante tua pergunta. Vc deve ter lido algo por ahi sobre Fermentação Continua que é uma técnica de produção de Kombucha com essa intenção que vc cita.
Nisso eu não posso te ajudar. Não estudei ainda.

Marcus:
Olá para todos,

Na minha opinião, as garrafas do tipo PET são ideais para transporte da bebida pronta.

Eu pratico caminhadas mais longas no alto das montanhas de Minas, portanto preciso levar água e/ou outros líquidos para hidratação. Durante os anos vivi diversas situações armazenando e transportando líquidos em: garrafas de vidro, garrafas de plástico (do tipo cantil), garrafas feitas com PET.

Vou falar primeiro do transporte de água.


* Em garrafas de vidro: não mantêm a temperatura fresca, esquenta rapidamente, pode se quebrar, o sabor permanece o mesmo;
* Cantil ou recipiente de plástico: esquentam mais lentamente, pode se quebrar dependendo da situação, deixa a bebida com gosto de plástico;
* Garrafas ou recipientes feitos com PET: esquentam rapidamente, não se rompem quase nunca (muito difícil), o sabor permanece quase inalterado.
* Mochilas hidratantes: resolvi citar somente porque é muito utilizado, mas já estou fugindo muito do assunto. São mochilas com uma bolsa interna para colocar qualquer líquido e que é sugado até a boca do atleta por uma mangueira. Muito usada também para bicicletas, motos, mas podem ser levadas de carro também ;) algumas possuem sistema de isolamento térmico;
Quanto à temperatura, pode-se retirar o Kombucha da geladeira e manter fresco por até 8 horas com o uso de um isolante térmico para garrafas comprado em qualquer bom hipermercado no setor de camping ou em casas especializadas (isso resolve mesmo e é barato).

O Kombucha pode ser armazenado e transportado em PET por muitos dias, talvez meses. Mas se for mantida dentro do carro vai aquecer muito e pode avinagrar. Seria como colocar vinho em uma garrafa PET e andar com ela dentro do carro. Se entrar em contato com a boca é recomendável que seja consumido no mesmo dia. Bem, parece até ridículo dizer isso porque é o mesmo para qualquer alimento, mas é só pra constar mesmo.

O Kombucha pode ser produzido por um processo de fermentação contínua. Funciona basicamente assim: nesse filtro ao qual você se refere, colocar uma colônia inicial e deixar por 5 dias se a temperatura estiver em torno de 28º e se forem até 10 litros de chá. Acredito que no presente momento, com a temperatura em torno de 20º (em Minas) deve levar uns 7 dias. Depois você vai retirar uma porção, digamos de 10% a 20% do volume total de Kombucha pronto. E vai repor imediatamente com chá doce no mesmo volume. Não retire a colônia e não se esqueça de colocar o chá frio, se estiver quente vai matar a colônia. Isso normalmente é feito somente uma vez por dia para evitar o excessivo movimento da colônia. A colônia irá crescer muito até que o seu tamanho corresponderá a 1/3 ou mesmo metade do volume do recipiente. Quando ela atingir esse tamanho ou quando você achar que o Kombucha está ficando muito avinagrado, retire a colônia, deixe somente 5% da bebida pronta e coloque somente um pequeno pedaço de colônia (100g) para reiniciar. Completar o volume total com chá doce.

O ideal é que esse processo seja utilizado por uma família, um escritório, ou comunidade que tenha um número de usuários acima de 3 e que utilizem diariamente o Kombucha. Apesar de parecer menos trabalhoso, esse tipo de produção exige o envolvimento diário. Pode-se fazer uma grande quantidade de chá doce, mante-lo pronto armazenado em recipientes (garrafas PET por exemplo) e que depois despeja-los todos os dias no filtro d'água após retirar semelhante quantidade. Não sei precisar por quantos dias você poderia deixar simplesmente a bebida sem adição de chá doce antes que se torne vinagre. Uma vez transformada em vinagre todo o processo deve ser reiniciado, portanto não sei se seria uma boa idéia ficar muitos dias sem retirar Kombucha e recolocar chá doce.

Kakisantos:
Boa noite pessoal!

Eu realmente tive a ideia do "filtro" porque lendo varias postagem no forum  percebi que todos tem suas colonias como se ela fosse "um Parente", as trantam com carinho e ate recomendam Amor para com elas, então pensei! como trata-la incomodando-a o minimo possivel, a ideia não era a de diminuir o trabalho senão a de não incomodar a colonia.

Bom, Marcus na sua colocação me ficou uma duvida, eu retiro 10% da quantidade do recipiente "filtro" recoloco o cha e posso retirar mais 10% dai quantas horas/dias?

Marcus:

--- Citação de: Kakisantos em 27 de Maio de 2009, 21:58:12 ---Bom, Marcus na sua colocação me ficou uma duvida, eu retiro 10% da quantidade do recipiente "filtro" recoloco o cha e posso retirar mais 10% dai quantas horas/dias?

--- Fim de citação ---

Normalmente é retirado todos os dias, uma só vez por dia.

Vou tentar encontrar depois a fonte dessa informação, e te falo com melhor precisão sobre essa prática. Me recordo também de ter lido que isso era praticado no oriente médio (ou seria nos Cáucasos?...), e que eram utilizados grandes vasilhas de barro (ou seria cerâmica? li somente uma vez...) talvez entre 20 e 50 litros, e eram retirados 2 litros por dia e repostos os mesmos dois litros de chá doce. Mais detalhes assim que eu encontrar o artigo.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa